Política

No camarote do Ilê, deputado Valmir critica atitude secretário do MA

Com informações da Ascom do deputado federal Valmir Assunção, PT
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/02/2020 às 12:30
Deputado acompanha desfile do Ilê do camarote no Curuzu
Foto: Jonas Santos
Mais declarações e atitudes negativas do governo Bolsonaro tomaram os noticiários e foram alvos de críticas do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) durante a saída do bloco Ilê Aiyê, neste sábado (22), em Salvador. 

Para o parlamentar, a fala do secretário especial de regularização fundiária do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, “foi machista, preconceituosa e de cunho desrespeitoso”. Assunção repudiou a atitude do secretário com a geógrafa Ivone Rigo, funcionária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ao tentar calar e humilhar a servidora em audiência realizada no dia 10 de fevereiro, em Marabá, município paraense.

“Infelizmente não é surpresa atitudes desrespeitosas, preconceituosas e de cunho machistas vindas desse atual governo. Recentemente o próprio presidente Bolsonaro fez declaração de mau gosto à jornalista da Folha de São Paulo e isso abre precedentes para atos covardes de seus pares contra mulheres, negros, Lgbts, indígenas e a todas as minorias”, critica Assunção ao lado de representantes do governo e de Vovô do Ilê, no Curuzu. O deputado petista destacou ainda os investimentos do governo ao mais antigo bloco afro do carnaval da Bahia. “O Ilê é a força do povo negro. Além de representar a ancestralidade na música, na dança a agremiação faz um excelente trabalho social que forma jovens para a música”, salienta Assunção.

O Governo do Estado também tem apoiado o ‘Carnaval Ouro Negro’, além de outros 48 blocos afros, indígenas, de samba e de reggae. “Apesar da pouca importância que o governo Bolsonaro dá a Bahia, Rui Costa tem mantido de pé as ações que fortalece o povo a partir das representatividades que são os blocos afros no carnaval de Salvador”, descreve o deputado. Valmir finaliza dizendo que os trabalhadores que atuam nos bastidores também merecem destaque. “Servidores que merecem nosso agradecimento, são eles que garantem nossa segurança, que atuam para deixar tudo pronto para que possamos nos divertir”.