Política

Audiência Pública sobre Coronavírus e o Carnaval acontece em Salvador

A audiência foi solicitada e presidida pelo Vereador Marcos Mendes
Vereador Marcos Mendes , Salvador | 18/02/2020 às 10:02
Audiência Pública sobre Coronavírus e o Carnaval acontece em Salvador
Foto:
Nessa segunda de pré-carnaval em Salvador, aconteceu a Audiência Pública sobre o Coronavírus, solicitada e presidida pelo Vereador Marcos Mendes #PSOL, com especialistas na área de saúde, infectologistas e o Secretário de Saúde Léo Prates, que proporcionaram uma aula intensiva sobre essa terrível epidemia que assola a China e põe o mundo em alerta.  
  Como ressaltou a Drª. Ceuci Nunes, infectologista e diretora do Instituto Couto Maia, esse vírus advém de infecções em animais, mas com a degradação do meio ambiente e o tráfico de animais silvestres, os fluxos naturais foram alterados e a expectativa é que isso venha a piorar enquanto a preservação do meio ambiente não for prioridade. 
  O Secretário de Saúde Léo Prates iniciou sua fala elogiando a iniciativa do Vereador Marcos Mendes e parabenizando por suas ações junto à periferia. Sobre o tema deixou claro que município e estado estão em vigilância constante desde meados de janeiro, declarou que a cidade já elaborou seu plano de combate à uma possível contaminação e que a secretaria tem evitado alimentar o pânico na população, já que não temos nenhum registro de caso na América Latina. 
  As demais profissionais que compuseram a mesa foram Drª. Adielma Nizarala (DAS/SMS), Drª. Akemi Erdens (coordenadora de imunização da SESAB), Mônica de Carvalho (sanitarista da CAEST/DIVEP), Dr. Miralba Freire (CEDAP) e Charleston Ribeiro (farmacêutico UFBA/UESB) que trouxeram informações importantes: mais de 360 profissionais da rede pública de saúde já foram capacitados presencialmente e muitos outros o foram por web palestras; a Anvisa tem equipes treinadas nos aeroportos e fronteiras; ainda não existe vacina para esse vírus; a UFBA está desenvolvendo um teste rápido de 3h para detecção do vírus;
  Na Bahia 3 casos foram encarados como suspeitos, mas todos foram descartados. No Brasil existem 3 casos suspeitos em observação, pois para chegar ao diagnóstico, leva-se em consideração quem tem problemas respiratórios, febre e viajou recentemente para a China ou teve contato com pessoas que vieram de lá e tem diagnóstico de coronavírus. As especialistas ressaltaram que todo o sistema público está em sobreaviso contra o coronavírus, mas veem nas doenças contumazes o perigo maior no carnaval, como o H1N1, a sífilis e o HIV.
  A precaução fica por conta da higiene: aparar tosse e espirro com o braço ou mão, lavar as mãos e usar álcool em gel várias vezes ao dia e caso haja algum tipo de notificação de risco, ligue para o 3116-0018 no CIEVS e no 99994-1088. Prevenir o coronavírus é um cuidado pessoal e coletivo. E como bem lembraram a Drª.Miralba, a Drª. Ceuci e o Vereador Marcos Mendes: viva o SUS!