Política

PESQUISA REAL TIMES, CANDIDATURA BRUNO E REIS E O FANTASMA BELLINTANI

Os números da pesquisa: Base de ACM Neto, 25%; Base de Rui Costa, 23%; Independentes, 15%
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/12/2019 às 11:01
Bruno Reis lidera com 20%. ACM Neto no caminho certo.
Foto:
   A pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela TV Record/Itapoan do Instituto Real Time sobre a sucessão em Salvador aponta que o prefeito ACM Neto (DEM) está no caminho certo ao priorizar a possível pré-candidatura de Bruno Reis, seu vice, a ser anunciada dia 20 próximo. Bruno marcou 20% das intenções de votos. Em segundo, na base aliada do prefeito está Marcio Marinho, 5% do Republicanos. 

   Na oposição a Neto estão em primeiro o sargento e pastor Isidório (Avante) com 8%; o secretário Nelson Pelegrino (PT), 7%; Olivia Santana (PCdoB), 6%; e o deputado Bacelar (Podemos) 2%. A pesquisa não relacionou ninguém do PSB, da deputada Lidice da Mata; nem do PP de Leão, o deputado Niltinho.

   Entre os independentes estão posicionados o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, 9%; o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Jr (SD), 3%; e Hilton Coelho (PSOL), 2%. Bellintani ainda não decidiu se vai ser mesmo candidato e por qual partido. Diz-se que o PSB espera por ele. 

   A questão a ser analisada é a seguinte: Bellintani se integraria como candidato da base do governador Rui Costa, como independente de Rui e de Neto, ou como aliado de Neto? 

   Comenta-se nos bastidores da politica que Bellintanti está mais propenso a ser um independente com voo próprio, portanto, nem de Neto; nem de Rui.

   Outro ponto desta pesquisa que pode modificar um pouco o resultado são os 7% conferidos a Nelson Pelegrino. O deputado federal licenciado do PT aceitou ser secretário do governo Rui, a partir deste dezembro, e certamente não sairá do governo em abril próximo para ser candidato a prefeito. 

   Evidente que o PT vai lançar um nome, provavelmente, dia 18 próximo. A pergunta a ser feita: - Esse novo nome terá a mesma densidade eleitoral de Pelegrino, parlamentar que já enfrentou 4 eleições e é nome bastante conhecido do eleitorado, ou não? 

  Temos portanto que esperar para ver.

   Um outro ponto a ser analisado diz respeito ao PDT, de Carlos Lupi e Félix Mendonça. Este partido lançaria Leo Prates, secretário da Prefeitura, como pré-candidato a prefeito ou é apenas uma jogada para que Leo seja o vice candidato de Bruno? 

   Em nossa opinião, se estudos que certamente a equipe do prefeito Neto tem indicar que ele soma aos percentuais de Bruno e não tira ou os subtrai, melhor será lançá-lo candidato a prefeito no primeiro turno. 

   Isso, evidente, deve estar sendo analisado pelo prefeito com base em estudos internos, assim como, a essa altura, o marketing de Rui analisa se deve fortalecer Isidório ou arriscar tudo com Bellintani.

   Sabe-se, por informação de bastidores de um assessor próximo ao pastor Isidório, que o marketeiro de Rui e do governo, Sidônio Palmeira, já teria levado uma versão de um jingle para Isidório, mas, este não teria aprovado. 

   Outros pontos envolvem as candidaturas de Marinho (Republicanos), Geraldo Jr (SD) e Bacelar nas casas de 2% a 5%; assim como Hilton Coelho (2%) dificeis de crescimento dada a impossibilidade de conseguir novas alianças. Salvo, com a população. 

   Povo, no entanto, é dificil de entender e conquistar o voto.