Política

Estado não paga emendas impositivas no valor total de R$3.7 milhões

Com informações da Ascom do deputado Prisco
Da Redação , Salvador | 09/12/2019 às 16:42
Deputado estadual sd Prisco
Foto:

Pelo menos R$ 3,73 milhões em três anos. Este é o valor em benfeitorias que seriam destinadas a 13 municípios e que o Estado deixou de pagar em emendas impositivas do deputado Estadual Soldado Prisco, desde 2016. A denúncia do parlamentar é objeto de ação que será julgada no próximo dia 12 de dezembro contra o Governo da Bahia para garantir melhorias para o povo baiano na área de saúde, educação e infraestrutura.

Conforme Prisco, o não atendimento das emendas individuais pelo Governo do Estado "lesa a população local que deveria ser atendida com a política pública no que se refere às necessidades básicas. “São dezenas e dezenas de deputados estaduais na mesma situação, aguardando o cumprimento das benfeitorias à população. Dos 63 deputados estaduais, ele pagou, em sua maioria, as dos da base do governo. O fato é que o Governo deve explicação ao povo baiano. Gasta milhões em propaganda mas não quita suas dívidas com a população”, denunciou.

O advogado do parlamentar, Victor José Santos, explica que o empenho das emendas individuais propostas pelos deputados é obrigatório, considerando que é “obrigatória a execução orçamentária e financeira, de forma isonômica, do valor incluído em Lei Orçamentária por emendas individuais”, conforme o próprio artigo 160, § 9º, da Constituição do Estado da Bahia. Ele ainda ressalta que as mesmas *NÃO* deve sofrer limitação de empenho nos termos do artigo 9, § 2º da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o levantamento da assessoria política do parlamentar, deixaram de receber ambulâncias em 2016 os Municípios de Irecê, Itabuna, Jiquiriçá, Muniz Ferreira, Presidente Dutra, Ilhéus, Senhor do Bonfim, e em 2018 os Municípios de Muniz Ferreira, Canavieira, Ilhéus e Feira de Santana decorrente de emendas individuais impositivas propostas pelo deputado.