Política

O REI ESTÁ SÓ: FALTAM COMUNICAÇÃO E BASE POLÍTICA AO GOVERNO JAIR (TF)

Comunicação institucional do governo é fraca e o presidente, ademais,
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/11/2019 às 19:01
Presidente Bolsonaro precisa melhorar sua comunicação
Foto: PR
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) colhe alguns resultados positivos na economia com a retomada, ainda que lenta, do crescimento econômico, na articulação política vai mal ou ao menos precisa melhorar muito para conseguir avançar e aprovar os novos projetos encaminhados ao Congresso Nacional, as PECs do Pacto Federativo, Emergencial e dos Fundos esta última para descongelar R$222 bilhões mal alocados. Não é tarefa fácil para um presidente que, ao invés de agregar, está sempre criando obstáculos, desagregando como aconteceu dentro do seu próprio partido.

  2. Ademais, a partir da decisão do STF em desautorizar a prisão em segunda instância seu principal adversário político, o ex-presidente Lula da Silva está solto e falante, e o principal ideólogo do PT, José Dirceu, também deixou a cadeia e podem articular, como já estão fazendo, uma oposição mais ordenada ao governo. E o que se vê do lado governista é desagregação. Não há sentimento de união da sua base política que sequer existe como tal. Horizontes incertos.

  3. Sequer os resultados da política econômica o governo Bolsonaro são capitalizados porque não tem comunicação eficiente e, ao invés de fazer como todos governos fazem aplicando recursos na comunicação institucional, parte pra briga e desagregar também junto à midia. Notórias suas brigas com a Rede Globo, Veja e a Folha de São Paulo, só para citar os três mais destacados veículos, e também com vários colunistas e editores. Também não sabe operar no jornalismo e muita gente fica sem saber o que acontece no seu governo.

  4. Os indicadores econômicos são alvissareiros: inflação 2.5% em outubro; desemprego que era 12.3% passou para 11.8% com a criação de mais de 700 mil novos empregos com carteira assinada; risco do país que era 201 passou para 117; a bolsa de valores opera com 108.200 pontos; a taxa básica de juros que era 6.5% caiu para 5%; produção de petróleo com alta de 18.5%; vendas no varejo 1.4% de alta; automóveis produção de out 2018 (263.200) e out 2019 (288.500). Altas nos serviços, construção civil e turismo.

  5. E por que o governo não faz uma comunicação eficiente desses números para o grande público? Por que não sabe e fica achando que redes sociais são tudo. Isso não existe. Fosse assim, a Coca Cola que tem uma rede de distribuição e vendas mudiais não precisava anunciar nos veiculos de comunicação. Já alguns dias, o anúncio da Coca Cola lembrando o Natal 2019 está no ar na TV, rádio, out-doors, redes e outros.

  6. É só olhar o que acontece no governos da Bahia e da Prefeitura de Salvador que estão próximos de nós. Fazem campanhas permanentes de divulgação e são, ambos, agregadores. Rui briga com a TV Bahia? Qual nada. Neto briga com a Record ou com A Tarde porque sua familia tem veiculos de comunicação?Nem pensar. A Metrópole bateu em Neto pra valer na última campanha politica. Eleito, qual a primeira entrevista que Neto deu? Na Metrópole. 
 
  7. É isso que Bolsonaro tem que aprender. Ou aprende ou dança. Dora Kramer, colunista de longo curso, sensata, esta semana fez uma artigo intitulado "Autocombustão", ela que tem enorme experiência em comentários políticos destacando que os desagregadores tem vida efêmera em Brasilia. Alguns até caem e ela deu os exemplos de Fernando Collor e Dilma Rousseff. Noutras palavras só faltou dizer pra Bolsonaro abrir bem seus olhos senão será o próximo.
                                                                  ***** 
  8. A Secretaria da Administração (Saeb), por intermédio da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) publica, na edição deste sábado (09), do Diário Oficial do Estado (DOE), resultado final da prova de títulos do concurso público para auditor fiscal do estado. Clique aqui e confira aqui relação com os candidatos habilitados nesta etapa (Prova IV-Títulos).

  9. A Superintendência também publica no DOE deste sábado a convocação dos candidatos que se declararam com deficiência para realização de perícia na Junta Médica do Estado, no dia 21 deste mês. Na mesma edição do Diário Oficial do Estado, a SRH também publica a convocação dos candidatos que se autodeclararam negros para a realizarem o procedimento de heteroidentificação, no dia 17 de novembro.

   10. Para obter todas as informações a respeita das convocações e do resultado final da Prova de Títulos, os candidatos podem acessar a Portaria SRH/Saeb nº 183 e seus anexos no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas – FCC (www.concursosfcc.com.br). As informações também estarão disponíveis no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

   11. Pouco conhecido pela população, o Mieloma Múltiplo é considerado um tipo de câncer no sangue, que pode levar à anemia, doença óssea e insuficiência renal. Ele representa a segunda neoplasia hematológica no mundo, atrás somente dos linfomas. “Dados epidemiológicos revelam que a sua incidência é de 7 a 10 casos, por ano, para cada 100 mil habitantes”, explica o hematologista do Hospital São Rafael (HSR), Edvan Crusoé. 

   12. Neste contexto e dando mais um passo importante no segmento da saúde na Bahia, o HSR vai lançar, no próximo dia 11 de novembro, de forma pioneira e inovadora no Brasil, o projeto do Centro de Tratamento de Mieloma Múltiplo (CTM).

   13. De acordo com Edvan Crusoé, que também é coordenador do novo serviço, o CTM passará a oferecer um acompanhamento exclusivo, uniforme, pormenorizado, multidisciplinar para pacientes que possuem a doença, abrangendo o diagnóstico, tratamento e seguimento dos casos. 

  14. “Os atendimentos serão concentrados em um dia da semana, para que os pacientes sejam acompanhados de forma global, diminuindo a necessidade de idas excessivas ao hospital, como modelo integrativo de multiassistência”, detalha. O médico ressalta que as principais especialidades oferecidas serão Infectologia, Nefrologia, Ortopedia, Clínica da Dor, Neurologia e Odontologia.

  15. "A pauta contra o racismo é de toda sociedade e a luta antirracista precisa ser travada em unidade com toda sociedade, com os negros e os não negros também". A declaração foi feita pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) durante sessão especial na Assembleia Legislativa neste 08 de novembro, em homenagem aos 220 anos da Revolta dos Búzios. 

   16. A cerimônia, proposta por Fabíola em parceria com o deputado Jacó, enfatizou a história de quatro homens que foram esquartejados e seus corpos expostos em praça pública. Seus crimes? Eles lideraram um movimento pela liberdade do povo negro e pelo fim da escravidão. 

   17. Em 08 de novembro de 1799 João de Deus, Luiz Gonzaga, Manoel Faustino e Lucas Dantas foram enforcados e tiveram os corpos esquartejados na Praça da Piedade sentenciados por lutarem por liberdade, fim da escravidão e do preconceito, e diminuição de impostos.

   18. Mais conforto e mais comodidade para o cidadão baiano. Além do RG Expresso, serviço que permite a reimpressão do RG através da internet, o cidadão agora pode consultar online, no SAC Digital, o seu processo de solicitação do RG. O serviço é válido tanto para qualquer solicitação de RG quanto para o RG Expresso.

   19. Para acompanhar o andamento da sua solicitação, o cidadão deve acessar o portal ou aplicativo do SAC Digital, clicar em “Meus Documentos”, em seguida em “Consultar Andamento” e inserir o número do protocolo disponibilizado no momento da solicitação. Assim ele consegue saber se o RG já foi emitido e está pronto para ser retirado no posto SAC à sua escolha.

   20. Para a coordenadora operacional do SAC, Carla Santiago, a consulta online é um dos melhores serviços oferecidos pelo SAC Digital. “Normalmente damos um prazo extenso para a entrega do documento como medida de segurança, para garantir que o prazo não seja ultrapassado. No entanto, na maioria das vezes, o documento chega no posto muito antes da data prevista. Então, com a consulta online, o cidadão pode acompanhar o processo e retirar o seu documento o mais breve”, explicou.