Política

STF VOTA PRISÕES EM SEGUNDA INSTÂNCIA E PODE SEPULTAR A LAVA JATO

Decisão a ser tomada pelo STF deverá beneficiar - se for mudado o conceito - vários presos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/10/2019 às 18:51
Votação no pleno do STF
Foto: Felippe Sampaio
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu mexer num vespeiro ao analisar, de novo, as condenações em segunda instância. Entende-se que o alvo principal dessa decisão do STF visa soltar o ex-presidente Lula da Silva e poderá beneficiar outros condenados, até que, o trânsito em julgado seja analisado, caso a caso.

   2. Com a tendência de novo placar apertado, o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa três ações sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.O julgamento deve mudar o entendimento da Corte sobre a execução antecipada de pena e testar novamente a capacidade do presidente do Supremo, Dias Toffoli, na construção de consenso entre os colegas.

   3. A prisão após condenação em segunda instância é considerada um dos pilares da Operação Lava Jato.Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cerca de 4,8 mil presos podem ser beneficiados com uma mudança de entendimento do Supremo sobre o tema, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça.
                                                                        *****
   4. A Bahia deverá receber R$ 800 milhões em investimentos, com a implantação de dois novos parques eólicos, de 180 Megawatts (MW) de potência, nos municípios de Tanque Novo e Caetité. 

   5. Esses empreendimentos estão na lista dos projetos comercializados no leilão de Energia Nova da ANEEL A6, da semana passada, e são fruto de protocolo de intenções assinado no início do mês, entre a Atlantic Energias Renováveis e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A previsão é que sejam gerados até 1 mil empregos diretos na região.

   6. De acordo com diretor-presidente da Atlantic, José Roberto de Moraes, o apoio do governo baiano aos investidores tem sido estratégico para a viabilidade do negócio. 

  7. “O resultado deste leilão representa uma retomada bastante forte da empresa aos projetos de energia. E nós vamos continuar nessa ascendência de participação de leilões ou aquisições de empresas operacionais. Acredito que o mais importante na instalação de um empreendimento são os legados que ficam. Além de profissionais capacitados, os municípios ganham com os projetos sociais e autossustentáveis”, destaca o empresário.

  8. “É de extrema importância atrair novos investidores para a Bahia. Estamos felizes, enquanto governo, com mais esse novo investimento que chega ao interior do estado e vai gerar mais postos de trabalho para os baianos e baianas, além de promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico. 

   9. A previsão é que as obras civis comecem no segundo semestre de 2020 e que o parque fique pronto em no máximo dois anos.

   10. Com o fim do vazio sanitário da soja, os agricultores baianos se preparam para mais um plantio. Desde o último dia 8 de outubro a categoria está permitida a iniciar a semeadura. Alguns irrigantes já começaram a formar suas lavouras, mas a maioria, de agricultura sequeira, está mais cautelosa e aguarda a estabilidade pluvial, o que deve acontecer a partir do dia 11 de novembro. Como o calendário de plantio vai até o dia 31 de dezembro, não há tanta pressa.

   11. Segundo avaliação do Conselho Técnico da Aiba, os cenários climático e agronômico são favoráveis para a região, criando uma boa expectativa de safra. A previsão é que o oeste da Bahia colha no próximo ciclo algo em torno de 6,4 milhões de toneladas de soja. 

   12. O número representa um incremento de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior. Se confirmada as estimativas, a próxima safra deve se equiparar à de 2017, considerada melhor média histórica da região.

   13.  Assessor de agronegócios e membro do Conselho Técnico da Aiba, Luiz Stahlke, explica que a tendência é os números melhorarem ano após ano, devido ao investimento que se foi feito em fertilização e cuidado da terra, o que permitiu alcançar um bom perfil de solo e, consequentemente, aumentar a produtividade em campo.

   12. “Os resultados da safra se devem mais ao aumento da produtividade do que da área cultivada, e isso se deve aos esforços dos produtores em investir em tecnologia rural. Como passamos o período mais crítico de estresse hídrico na região, a tendência é que mantenhamos ou até superamos os patamares atingidos ano após ano. Com a normalização das chuvas acreditamos que teremos boas lavouras formadas e uma colheita expressiva”, pontua.

   13. Os desafios da saúde acessível e sustentável serão tema da terceira edição do Integra – Meeting Norte e Nordeste de Integração Fontes Pagadoras/Prestadores, que acontece de sexta (25) a domingo (27), no Litoral Norte da Bahia. A gerente de relacionamento com o mercado do Grupo Sabin, Cláudia Campos, fará a moderação do painel de Atenção Primária à Saúde no primeiro dia da programação. O evento tem o intuito de apontar caminhos e compartilhar cases de sucesso a partir de programas de sustentabilidade nas empresas.

   14. Tendo a Espanha como um dos países europeus que mais investem na Bahia e na região nordeste do Brasil, o governador Rui Costa, como presidente do Consórcio Nordeste, segue a articulação com o embaixador Fernando García-Casas. Uma reunião na embaixada nesta quarta-feira (23),  programou ida dos nove governadores nordestinos ao país. 

   15. A agenda deve acontecer no início de janeiro, passadas as eleições no país, que acontecem em novembro. Além de apresentar o Consórcio do Nordeste ao novo governo espanhol, o grupo deve visitar empresas parceiras e investidores potenciais.

   16. De hoje (23/10) a 31 de dezembro, estão abertas as inscrições para 41ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê. As candidatas ao título de Rainha do Ilê Aiyê 2020 devem ter entre 18 e 30 anos e podem se inscrever através do site www.ileaiyeoficial.com, pelo link direto 

   17. https://forms.gle/i6ZXihPmzFdjrDVs8 ou presencialmente, na sede do bloco (Senzala do Barro Preto - Ladeira do Curuzu). Em 2020, a final do concurso, que é um dos eventos mais tradicionais do verão de Salvador, acontecerá no dia 1º de fevereiro.

   18. Seja virtualmente ou presencialmente, as candidatas devem apresentar foto 3x4 ou corpo inteiro, sendo que não serão aceitas fotos em trajes de praia ou roupa íntima. As que optarem por fazer a inscrição na sede do Ilê, devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. Nesta edição, a pré-seleção acontecerá em dois dias, 4 e 5 de janeiro, na Senzala do Barro Preto.

   19. Em reunião realizada na manhã dessa quarta-feira (23), com o diretor geral do Detran, Rodrigo Pimentel, o deputado estadual Zé Cocá (PP), reivindicou a reforma das instalações físicas da 7ª Ciretran de Jequié, tendo como resposta a informação de que as obras serão realizadas. 

   20. De acordo com Rodrigo Pimentel, já existe verbas destinadas à reforma das ciretrans de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jequié, que será uma das primeiras a ser contemplada. O deputado Zé Cocá solicitou ainda a aquisição de novos equipamentos, uma nova viatura para fiscalização, e a definição de um novo local para os exames práticos de direção. Essas demandas foram levantadas pelo novo diretor regional da Ciretran, Vagner Amparo, que também participou da audiência com o diretor geral do Detran.

   21. Na última sexta-feira o deputado Zé Cocá visitou a Ciretran de Jequié e verificou que em apenas duas semanas no comando do órgão regional Vagner Amparo já procedeu algumas mudanças e está organizando a Ciretran para assegurar atendimento digno e de excelência aos cidadãos de Jequié e região. “Estamos aperfeiçoando o atendimento para fazer com que documentos de licenciamento e de transferência sejam entregues o mais rápido possível”, disse Vagner Amparo.

   22. Uma das áreas verdes mais importantes da cidade, e também um dos principais pontos de lazer dos soteropolitanos, o Parque da Cidade, no Itaigara, recebe a I Feira de Exposição da Guarda Civil Municipal (GCM) neste fim de semana. As atrações ficarão na área central do espaço, próximo ao parque infantil do local, no sábado (26) e no domingo (27), como parte das comemorações do Dia da Guarda Municipal, celebrado no último dia 10.

   23. A programação no sábado começa às 9h, com treinamento funcional. A atividade se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, promovendo benefícios à saúde e condicionamento físico. Às 11h30, o público poderá assistir à demonstração do Grupamento de Operação com Cães, que mostrará como a equipe utiliza cães treinados em operações de proteção e farejamento.

   24. Às 13h, agentes do Grupamento de Operações Especiais exibirão equipamentos de segurança usados pela corporação no dia a dia, para garantir a segurança dos cidadãos. Serão expostos armamentos, escudos balísticos e coletes. Às 14h30, haverá uma exposição de bonecos de biscuit, em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

   25. O deputado estadual capitão Alden (PSL) cobra da Mesa Diretora da Assembleia a votação de projetos de deputados.

   26. A deputada Olivia Santana (PCdoB0 indignada com o caso de homofobia recente em Salvador quando um jovem foi baleado por beijar outro.

   27. A deputada Fabiola Mansur (PSB) diz que o óleo nas praias da Bahia causou danos ambientais gravissimos.