Política

Brasil cria 157 mil empregos formais no melhor mês setembro desde 2013

O Nordeste foi a região que mais criou empregos em setembro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/10/2019 às 19:15
Construção civil + 18.331
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. GERAÇÃO DE EMPREGOS: A economia brasileira gerou 157.213 empregos com carteira assinada em setembro, segundo números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Economia.

   2. Em setembro, o país registrou 1.341.716 contratações e 1.184.503 demissões. De acordo com informações do Ministério da Economia, esse foi o melhor resultado para meses de setembro desde 2013, ou seja, em seis anos. Os números oficiais do governo mostram também que, nos nove primeiros meses deste ano, foram criados 761.776 empregos com carteira assinada.

  4. Com isso, houve aumento de 5,93% frente ao mesmo período do ano passado – quando foram abertas 719.089 vagas formais. Esse também foi o maior saldo, para o período de janeiro a setembro, desde 2014 (904.913 vagas formais abertas).

  5. Segundo o Ministério da Economia, nos últimos 12 meses foram criados 548.297 postos de trabalho formais. Já o estoque de empregos formais na economia somou 39,172 milhões no final de setembro, contra 38,624 milhões no mesmo mês de 2018.

  6. O maior número de empregos criados foi registrado no setor de serviços. Já os serviços industriais de utilidade pública foram o único setor que demitiu no período. Indústria de Transformação: +42.179; Serviços: +64.533; Agropecuária: +4.463; Construção Civil: +18.331; Extrativa Mineral: +745; 
Comércio: +26.918; Serviços Industriais de Utilidade Pública: -448; Administração Pública: +492

   7. Segundo o governo, houve abertura de vagas formais, ou seja, com carteira assinada, em todas as regiões do país em setembro deste ano. Nordeste: +57.035; Sudeste: +56.883; Sul: +23.870; Centro-Oeste: +10.073; Norte: +9.352. O governo informou ainda que todas 27 unidades da federação criaram empregos formais em setembro.

   8. A abertura de vagas no mês é liderada por São Paulo (+36.156), seguido por Pernambuco (+17.630) e Alagoas (+16.529 vagas). Os estados que menos abriram vagas, no mês passado, foram Amapá (+182), Tocantins (+424) e Acre (+492).
                                                                            *****
   9. Um talk show moderado pela youtuber Carol Alves reunirá nesta sexta-feira (18), no Subúrbio 360, em Coutos, mais de 1.200 alunos e 60 professores de 25 escolas municipais de Salvador. O evento, que ocorre a partir das 9h, marca a final da “Gincana da Rede”, que vem ocorrendo desde setembro.

  10. Trata-se de um desafio virtual realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) junto a alunos e professores do 9° ano de escolarização, no qual as tarefas são lançadas e cumpridas via Instagram, sempre com a mediação de Carol Alves. 

   11. O objetivo é fomentar discussões sobre temáticas do dia a dia dos estudantes, como a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), frequência, organização dos estudos e temas relacionados com a juventude. 

   12. Baseada na característica da Inovação Pedagógica, a “Gincana da Rede” é mais uma estratégia da Smed com foco em uma prática educativa que abre oportunidades para novas metodologias de ensino e aprendizagem. 

   13. O secretário municipal da educação, Bruno Barral, acredita que o sucesso da gincana está relacionado diretamente ao fato de ter sido realizada nas redes sociais. “Através de redes sociais digitais, os adolescentes e jovens se colocam no mundo, produzindo e compartilhando informações. Pelo mundo digital, eles se expressam através de imagens, áudios, textos, entre outros, criando e recriando conteúdos”, detalha.

   14. Os equipamentos de proteção individual (EPI) que vão ajudar os municípios em Situação de Emergência na limpeza das praias afetadas pela mancha de óleo começaram a chegar na sede da Defesa Civil do Estado na manhã desta quinta-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Diversos tipos de luvas, pás, ancinhos, botas de PVC, roupas (calça e camisa), protetor solar, sacos plásticos e máscaras serão organizados em kits e entregues às prefeituras.

   15. ‘Neste primeiro momento, nós vamos atender seis municípios. Até agora nós recebemos vários itens que conseguimos com fornecedores, EPI´s que vão garantir o trabalho seguro e eficiente, protegendo as pessoas que vão realizar a limpeza deste produto que chegou até as nossas praias. Estamos aguardando chegar mais alguns itens que estão formando os kits para levar aos municípios”, explicou o coordenador técnico da Defesa Civil da Bahia, Francisco Soares.

   16. A quantidade de cada item distribuído aos municípios está relacionada com a disponibilidade encontrada no mercado. A entrega será feita em dois momentos. “Hoje pela tarde nós vamos enviar os kits para Camaçari e Lauro de Freitas, que ficam mais próximos de Salvador, e a partir de amanhã (18), nós vamos mandar para as demais cidades que também estão em Situação de Emergência”, declarou a coordenadora de ações de resposta da Defesa Civil do Estado, Taíse Silva.

   17. A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizará na segunda-feira (21), às 10h, na sala Herculano Menezes, a Audiência Pública “Desafios e contribuições da psicologia na atualidade”. O evento é uma iniciativa da deputada Neusa Cadore (PT), que preside a Comissão, em parceria com o Sindicato de Psicólogos da Bahia (SINPSI BA).

   18. “É um momento para celebrar os 10 anos do SINPSI BA, mas também para discutir como a psicologia pode ajudar no enfrentamento dos problemas que estamos vivenciando neste tempo de tantos retrocessos e perdas sociais”, disse a deputada Neusa. 

   19. A audiência contará com a participação do Conselho Regional de Psicologia, estudantes, profissionais, parlamentares além de representantes de entidades ligadas à categoria. Também serão debatidos temas como saúde pública, assistência social, psicologia na educação e direitos humanos no atual contexto de desmontes promovidos pelo governo federal.

  20. (ILHÉUS) A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Tratamento e Acolhimento (CTA) realiza ações itinerantes em prol do Outubro Verde, campanha de combate à Sífilis Congênita em mulheres e gestantes do município. Na manhã desta quinta-feira (17), a equipe realizou atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Euler Ázaro, no Teotônio Vilela.

   21. A iniciativa do CTA e do Setor de Atenção Básica visa levar ações à todas as unidades de saúde de Ilhéus, e também buscar pacientes gestantes e mulheres para realizarem testes rápidos com diagnósticos para o combate eficaz da doença. As equipes oferecem acolhimento e tratamento às pacientes que foram diagnosticadas, diminuindo dessa forma, o gráfico de contágio no município.

   22. “A campanha do CTA itinerante acontece durante todo o mês de outubro, mas será expandida até o final de dezembro em todas as unidades básicas de saúde, dos bairros e distritos da cidade”, informou Igor Silva, Coordenador do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais.

   23. a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, irá ofertar nesta sexta-feira (18), uma Feira de saúde para à população da região de Brotas.

   24. A partir das 08:00 horas, que tiver interesse em utilizar um dos serviços oferecidos, deve se dirigir ao Dique do Tororó, no Stand que ficará instalado até às 12:00 horas.

   25. onsultas médicas, avaliação nutricional, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis, atendimento fonaudiológico, atendimentos em saúde bucal e massoterapia, serão alguns dos serviços ofertados.

  26. Além disso, em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, os profissionais irão realizar serviços direcionados à saúde da mulher como: palestra sobre o cuidados com as mamas, a importância do auto exames para detecção de possíveis nódulos e tratamento inicial, encaminhamento para a realização do exame de mamografia.

   27. Os usuários que realizarem os testes rápidos e tiver resultado positivo para algumas das doenças, -HIV, Sífilis ou hepatites virais-, serão encaminhados para as unidades de referência, localizadas nos bairros da Liberdade, Dendezeiros e Nazaré, para tratamento integral com equipe multidisciplinar.

   28. A TIM anuncia hoje, em parceria com o VIRTUS (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, a ativação do primeiro TIM 5G Living Lab do Nordeste.

   29.  O projeto utiliza a nova tecnologia em rede real da operadora, conforme licença específica da Anatel. A cidade de Campina Grande (PB) foi a escolhida para abrigar o novo laboratório, o terceiro no Brasil, e que tem como foco a criação de soluções e inovação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação. 

   30. “Com a ativação do terceiro projeto TIM 5G Living Lab, a operadora reitera seu compromisso com o Brasil para o desenvolvimento de aplicações, produtos e serviços de forma a promover desde já a tecnologia e novos modelos de negócios que melhorem a vida das pessoas e impulsionem o desenvolvimento do país frente ao cenário internacional”, afirma Janilson Bezerra, Head de Innovation & Business Development da TIM Brasil.