Política

DEPUTADA DE PORTUGAL participa de encontro NA UNEB Espaços do Poder

Roda de conversa será às 17h e debaterá sobre as Mulheres nos Espaços do Poder Institucional

MB , Salvador | 16/10/2019 às 11:04
Joacine Katar
Foto:
A primeira mulher negra de origem africana recém-eleita no parlamento português, no domingo (06), Joacine Katar, participará de uma roda de conversa da Uneb de Salvador, no Cabula, às 17h, na próxima quinta-feira (17). A atividade terá como tema Mulheres nos Espaços do Poder Institucional e será realizada em frente à biblioteca do campus. A organização é da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) e do Candaces - Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça, Cultura e Sociedade / Uneb.

A roda de conversa  também terá a participação de Vilma Reis, ex-ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Georgina Gonçalves, Reitora eleita e não nomeada pela UFRB; Marta Rodrigues, vereadora (PT) na capital baiana; Rosane Vieira, diretora da Uneb do Campus de Coité, Nilza Martins, profª da Uneb de Barreiras, ex-vereadora e ex-vice-prefeita; Paulette Furação, ex-coordenadora a pasta LGBT da Secretaria de Justiça do Estado; Cris Barros, presidenta do PSOL em Salvador; e Creuza Oliveira, Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Salvador. A mediação será da coordenadora geral da Aduneb, Ronalda Barreto.

A roda de conversa integra a programação do Candaces - III Ciclo Internacional Mulheres Negras e Produção de Epistemologia das “Amefricanas”. O objetivo é debater sobre as novas formas de conhecimento, produzidas por mulheres negras a partir das suas experiências históricas na Diáspora Africana.

Joacine Katar Moreira: possui 37 anos e é ativista do movimento negro. Natural da Guiné-Bissau, é graduada em História Moderna e Contemporânea, fez mestrado em Estudos do Desenvolvimento e doutorado em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa. Entre sua atuação militante ganhou destaque por defender pautas contra o racismo, o machismo, a justiça social e questões relacionadas ao meio ambiente.