Política

SEGUE 'GUERRA' DA INFORMAÇÃO SECOM X ASPRA. NOVA CARRETA NA QUARTA

Carreata de quarta será em direção ao Hemoba na Vasco da Gama
Da Redação , Salvador | 15/10/2019 às 21:40
Carreata da Paralela
Foto: ASPRA
 A "guerra" da informação entre a Secom/SSP e a Aspra segue. No site da SSP há a informação dando conta de que "seguindo um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), a Corregedoria da Polícia Militar instaurou, na manhã desta terça-feira (15), um inquérito policial militar para investigar a conduta ilícita de militares ligados ao deputado estadual Prisco. Fechamento de avenidas, ataques contra ônibus e bancos, faltas em serviço, entre outras irregularidades serão apuradas".

  Destaca a nota que, "entre os casos citados pelo MPE, está o ataque contra dois ônibus, na região do Subúrbio Ferroviário, ocorrido na última quinta-feira (10). Na ocasião, Anselmo Souza dos Prazeres, filiado da Aspra e soldado da 18a CIPM (Periperi), foi flagrado após atravessar dois coletivos na Avenida Suburbana. Ferido após confronto, ele segue internado".

"Vamos cumprir o pedido do MP e relatar a participação de cada militar neste movimento irregular. Além das ações de vandalismo, seremos rigorosos com o pequeno grupo que está faltando sem justificativa plausível", afirmou o corregedor da PM, coronel Augusto César Miranda Magnavita.

NOTA RESPOSTA DA ASPRA

Em resposta ao release encaminhada à imprensa de que “a Corregedoria da Polícia Militar instaurou, na manhã desta terça-feira (15), um inquérito policial militar para investigar a conduta ilícita de militares ligados ao deputado estadual Prisco”, o coordenador geral da Aspra, o deputado soldado Prisco afirma que o objetivo do MPE, assim como do Governo do Estado da Bahia, é desestabilizar o movimento e, por meio dos veículos de comunicação, colocar a população baiana contra PMs e BMs que batalham por direitos.

O título do texto enviado é “MP determina inquérito contra grupo de Prisco que atacou ônibus e bancos”, embora o mesmo release informe que inquérito para apurar o caso só foi aberto na manhã desta terça-feira. “Já disse e repito, não temos, nem eu ou qualquer outro diretor da Aspra ligação com atos de vandalismos. Muito irresponsabilidade do órgão soltar uma nota marginalizando uma categoria que já é demais sofrida e atacada pelo sistema”, afirmou o parlamentar.

Conforme Prisco, Governo e Comando da PM disparam de forma irresponsável, sem qualquer comprovação, denúncias de que pessoas ligadas ao movimento estariam atacando prédios comerciais e viatura. “Nós tivemos o cuidado de orientar toda a diretoria da Aspra que permanecesse na assembleia durante a todas as noites, dias e madrugadas, o que aconteceu. Não podem de forma absurda atribuir a ninguém aqui a violência sofrida na Bahia há anos”, reclamou.

O deputado estadual repudia qualquer ato de vandalismo praticado contra bens públicos ou privados assim como crimes praticados durante movimento reivindicatório e desafia o Governo a comentar as reiteradas tentativas do deputado em negociar, há meses, inclusive fazendo o pedido por ofício protocolados na Governadoria, Comando da PM, TJBA e MPE.

PMs e BMs deliberam em assembleia da categoria 
carreata pela doação de sangue da categoria no Hemoba

Policiais e Bombeiros militares deliberaram, na tarde desta terça-feira (15), por nova carreata na manhã desta quarta-feira (16), às 9 horas, com saída da sede da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), na Saúde, para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), na Avenida Vasco da Gama.

O objetivo é promover uma ação de doação de sangue dos PMs e BMs e seus familiares e aumentar o estoque de sangue no banco em solidariedade ao povo baianos e a subtenente Fabiana Matos Bispo que está internada no Hospital Aliança. “Nossa carreata, assim como a de ontem, será pacífica e ordeira. Deixaremos, inclusive uma pista livre que é para não atrapalhar o direito de ir e vir das pessoas”, afirmou o deputado estadual soldado Prisco, coordenador