Política

Alex Lima destaca papel da educação no combate à violência no trânsito

Presidente interino da Alba falou do impacto negativo que os acidentes de trânsito causam à sociedade e aos cofres públicos
Ascom Presidência ALBA , Salvador | 15/10/2019 às 17:27
Solenidade na ALBA
Foto: BJÁ
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Alex Lima (PSB), comentou, na manhã desta terça-feira (15), que somente com educação no trânsito será possível promover um recuo no que chamou de “números preocupantes” de acidentes nas vias públicas.
O destaque do parlamentar foi feito na abertura do Simpósio Internacional Trânsito Seguro, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Alba, promovido pelo Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização dos Estados Americanos (OEA).
“Educação no trânsito é fundamental. Fiscalização e ações repressivas, evidentemente, devem acontecer de alguma forma. Mas somente vamos mudar esses números preocupantes se houver educação no trânsito”, explicou o pessebista. Alex Lima ressalvou ainda os impactos negativos que o atual estágio de violência no trânsito no país causa à sociedade e aos cofres públicos.
“O trânsito no Brasil tem promovido mortes, deixado sequelas em pessoas em idade produtiva e muitas despesas para o Estado. Cerca de 40% dos internamentos na Bahia são de acidentes de trânsito. Urge uma solução, e as campanhas educativas podem ser um bom caminho”, aponta o deputado.
Os números da Sesab confirmam a preocupação do parlamentar. Conforme o titular da pasta, secretário Fábio Vilas Boas, o Estado gasta R$ 500 milhões com os acidentes de trânsito por ano nos 417 municípios baianos. É também a principal causa de morte e incapacitação de pessoas entre 20 e 40 anos de idade no país, ceifando 155 mil vidas/ano. Usuários de moto e bike são as maiores vítimas, conforme Cátia Campo, da OPAS.



SAÚDE PÚBLICA

O chefe interino do Legislativo estadual chamou de louvável a iniciativa do secretário Vilas Boas de realizar o Simpósio Internacional na Assembleia Legislativa. Ele elogiou o envolvimento de quatro secretarias estaduais no combate ao acidente de trânsito, que internacionalmente já é conhecido como um problema de saúde pública.
“Esse é um debate importantíssimo. E trazê-lo para a Alba ajuda na conscientização da gravidade do problema e no estabelecimento de parcerias. Precisamos, Executivo e Legislativo juntos, vencermos o desafio de evitar as tragédias nas vias públicas e construir um trânsito mais seguro e humanizado”, exortou, Alex Lima.
Deputado enalteceu a vontade política do Governo da Bahia em mitigar o prejuízo que esta chaga social tem causado à sociedade e à máquina pública. “O governador Rui Costa tem revelado disposição em reduzir os danos. Quatro secretarias estão dialogando e atuando conjuntamente: Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança. A Alba também tem feito a sua parte. Dia 18 de novembro, faremos uma audiência pública com o tema: As recentes modificações no Contran/Detran sobre regulamentação do trânsito e os impactos na segurança”, observou.
A mesa de abertura contou com a participação de Alex Lima (Alba), dos secretários Fábio Vilas Boas (Saúde), Jerônimo Rodrigues (Educação), Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), além de representantes do Ministério da Saúde, das Polícias Militar e Rodoviária Federal, Transalvador, Conselho Estadual de Saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e Conselho Regional de Medicina.
Temas de grande relevância são debatidos nos dois painéis do simpósio: “Panorama e Experiência Internacional”, moderado por Jeane Magnavita (Sesab), e Panorama e Experiências Nacionais, com moderação de Victor Pavarino (OAS/OMS).