Política

OLEO NAS PRAIS: GOVERNADOR EM EXERCÍCIO JOÃO LEÃO PREPARA EMERGÊNCIA

Continua o mistério sobre o petróleo lançado no mar do Nordeste e que seria de origem venezuelana
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/10/2019 às 20:49
Encontro de João Leão com técnicos do IBAMA
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Um Decreto Estadual de Emergência será assinado na próxima segunda-feira (14) pelo Governo da Bahia para liberação de recursos para os municípios atingidos por manchas de óleo no litoral. A informação foi dada neste sábado (12) pelo governador da Bahia em exercício, João Leão, durante a primeira reunião do Comando Unificado de Incidentes, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Salvador.

   2. O Comando esclarece para a sociedade que a suspeita da mancha de óleo de 21km quadrados, que estaria a 100km da costa de Alagoas, não foi confirmada, a partir do monitoramento aéreo realizado no sobrevoo pelas equipes do Petrobras, tão pouco pelas imagens de satélites do Ibama.

   3. Ficou definido pelo Comando, que o Ibama e Instituto do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema), irão elaborar um documento de orientação de limpeza de praia, que será disponibilizado para as prefeituras afetadas, incluindo informações importantes para destinação correta dos resíduos coletados.

   4. Até o momento a limpeza das praias vem sendo realizadas pelas prefeituras dos municípios afetados e pelas equipes do Centro de Defesa Ambiental (CDA), da Petrobras.

   5. O Comando Unificado do Incidente é composto pelos representantes do Ibama, Inema, Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Marinha do Brasil, UFBA, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Defesa Civil, coordenadores dos planos de área da Baía de Todos os Santos e da Baía de Aratu, além dos representações das prefeituras dos municípios afetados.

                                                                     *****
    6. (SECOM) A Polícia Militar da Bahia (PMBA) está atuando de forma ostensiva para garantir a tranquilidade da população de Feira de Santana e região. Desde quinta-feira (10), unidades do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e três Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) se juntaram às quatro companhias da PM no município, totalizando sete unidades em atuação na segurança de ruas e distritos.

   7. Além disso, operações pontuais, baseadas em dados do serviço de inteligência, garantem a normalidade em Feira de Santana. "O nosso policiamento se encontra normalizado nos 99 municípios da região leste. Em Feira de Santana, nós ainda contamos com o apoio das forças especializadas para que o comércio e o transporte continuem funcionando normalmente. 

   8. - Em caso de qualquer ameaça à ordem pública, o cidadão pode nos procurar. Os crimes acontecidos estão sendo devidamente investigados, com o apoio da Polícia Civil", explica o comandante de policiamento da região leste, coronel Luziel Andrade.

   9. O coronel acrescenta que está em andamento a investigação dos homicídios registrados nos últimos dois dias no município. "Verificamos que os crimes foram cometidos por indivíduos que estavam em um mesmo veículo. Conseguimos imagens e passamos as informações para a Polícia Civil, que dá continuidade às investigações. O policiamento nessas áreas está reforçado", finalizou.

   10. Na ÚLTIMA Sexta-feira (11) a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, da sessão especial em celebração ao Dia dos Professores (as). A homenagem foi uma proposta promovida pela deputada Fabíola Mansur (PSB).

   11. Em sua fala durante a solenidade, Lídice lembrou da importância e da necessidade de respeitar e apoiar essa classe que tanto faz pelas crianças e jovens em todo país, além da sustentação da autonomia dos professores, da manutenção das matrizes curriculares, do fortalecimento das instituições de Ensino evitando cortes e questões orçamentárias, tendo em vista a atual situação em que o Brasil se encontra com o governo em vigência.

   12.  “Vivemos um choque com o projeto de governo que temos hoje em nosso país. Com um Ministro de Educação que tem como centro, desqualificar a educação pública do Brasil. Que não se refere em nenhum momento a qualquer exemplo positivo da educação brasileira. Um governo de cortes e retrocessos”, e deu continuidade lembrando da importância e do fundamental papel que a educação tem para o desenvolvimento da ciência e tecnologia fazendo assim, uma sociedade mais justa e democrática.

   13.  “O dia do professor e da professora, tanto o público como o privado merecem toda a nossa admiração e respeito. Privado que se submete, inclusive, a condições bastante rígidas de exploração de sua fonte de trabalho, e nós, temos que saudá-los também! 

   14. Mas os professores públicos em especial, porque nós desejamos uma educação pública de qualidade e oportunidades, uma educação igualitária como os grandes países do mundo desenvolvido, possuem, uma educação pública gratuita e de referência”, disse.

   15. Capacitar, qualificar e atualizar os servidores públicos estaduais que atuam na área de licitação. Este é o objetivo do evento Encontro de Pregoeiros 2019, realizado nos dias 22 e 23 deste mês, pela Coordenação Central de Licitação, unidade vinculada à Secretaria da Administração (CCL/Saeb). O seminário contará com as palestras do professor de direito Ronny Charles e do procurador do Estado André Magalhães, além de oficinas temáticas.

   16. O evento é voltado para pregoeiros, membros de equipes de apoio e de comissões de licitação.  O Encontro de Pregoeiros vai possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e troca de experiência entre servidores que atuam na área de licitação, explicou Tatiana Amorim, que esta à frente da Coordenação de Orientação e Aperfeiçoamento em Licitação da CCL.  

   17. Os interessados devem fazer a inscrição pela Internet, clicando aqui ou acessando o Portal do Servidor, na área de cursos. O número de vagas é limitado.

   18. Para os servidores lotados no interior do Estado que não puderem comparecer, a CCL vai transmitir o seminário ao vivo pelo canal do YouTube Videoconferência IAT, com apoio do Instituto Anísio Teixeira. A Saeb também vai transmitir o evento pela sua página do Facebook. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3115-1781 ou pelo e-mail: ccl.capacitação@saeb.ba.gov.br.

   19. Profissionais da saúde aprovados em concurso público foram convocados pela Prefeitura de Salvador para avaliação psicológica. Na lista publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (11), consta 01 odontólogo cirurgião, 01 farmacêutico químico, 01 enfermeiro, 03 técnicos em enfermagem e 01 técnico em laboratório.
 
   20. Os candidatos devem comparecer no dia 29 de outubro, às 8h, no prédio CWK, localizado na Avenida Octávio Mangabeira, nº 929, Pituba. Portando documento original que legalmente o identifique, cuja lista pode ser conferida no site www.dom.salvador.ba.gov.br.3.

   21. A Secretaria Municipal da Saúde tem trabalhado para alcançar 55% da cobertura na atenção básica até o final de 2020. Com esta divulgação, são 292 novos profissionais para atuarem na rede municipal da saúde.