Política

BAIANOS APOIAM LAVAJATO e querem veto a lei de abuso da autoridade

Impressionante com a Câmara dos Deputados só quer votar projetos que vão de encontro aos anseios da sociedade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/08/2019 às 18:43
Protesto em Salvador contra Lei de Abuso da Autoridade
Foto: Luana Assiz/ TV Bahia
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Manifestantes se reuniram em 19 cidades de sete estados e no Distrito Federal, neste domingo (25), para protestar contra o projeto de lei de abuso de autoridade, que foi aprovado pelo Congresso e aguarda sanção do presidente Jair Bolsonaro. Foram registrados atos em AL, BA, DF, MA, MG, PA, RJ e SP.

   2. Os protestos, que foram convocados pelo grupo Vem pra Rua, entre outros, também citam apoio à Lava Jato e ao governo Bolsonaro. Pedem ainda a indicação do procurador Deltan Dallagnol à Procuradoria-Geral da República.

   3. Manifestantes fazem protesto a favor da operação Lava Jato no Farol da Barra, em Salvador. O projeto de lei sobre abuso de autoridade foi aprovado pelo Congresso Nacional em 14 de agosto. O texto define cerca de 30 situações que configuram o crime de abuso de autoridade, como:

Obter provas por meio ilícito,
Decidir por prisão sem amparo legal;
Decretar condução coercitiva sem antes intimar a pessoa a comparecer ao juízo;
Obter prova em procedimento de investigação por meio ilícito;
Pedir a instauração de investigação contra pessoa mesmo sem indícios de prática de crime;
Divulgar gravação sem relação com as provas que se pretende produzir em investigação, expondo a intimidade dos investigados;
Decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado de forma manifestamente descabida ou sem prévia intimação de comparecimento ao juízo.

                                                                           ******
   4. Encerrou nesta quinta-feira (22) a capacitação promovida pelo Incra na Bahia para servidores de dez municípios baianos para utilização do portal da Sala da Cidadania. Trata-se de um sistema criado para atendimento de demandas e informações relacionadas aos serviços disponibilizados pela autarquia. O curso, que teve início na segunda-feira (19), aconteceu na sede da regional, na capital Salvador. 

   5. Serão oito novos municípios a receberem o sistema: Campo Formoso, Gandu, Nova Redenção, Pilão Arcado, Cipó, Belo Campo, Brejões e Sapeaçu. As cidades de Taperoá e Aurelino Leal, que também tiveram servidores capacitados, já trabalham com a Sala da Cidadania.

   6. Segundo o perito federal agrário do Incra/BA, Alex Ribeiro, responsável pela capacitação, o treinamento trouxe uma novidade. “Agora, além de todos os serviços que as prefeituras realizavam por meio do portal, eles poderão anexar os documentos diretamente no sistema. Anteriormente, esses documentos eram enviados pelos correios, causando muita demora em completar o serviço prestado”, informa o servidor.

   7. Cerca de 500 pessoas participaram da Feira Regional Cultural, que aconteceu nesta sexta-feira (23), na Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho, localizada na avenida Aliomar Baleeiro, no bairro de São Cristóvão. "Um só mundo, diferentes culturas", esse foi o tema escolhido, com a proposta de explorar as diferentes culturas existentes no estado da Bahia. 

   8. Participaram do evento alunos do 1° ao 5° ano e a comunidade. O objetivo foi mostrar a diversidade cultural dentro do contexto escolar, trazendo o recorte forte da cultura e da historicidade do povo baiano. A ação teve o apoio do Programa de Saúde nas Escolas (PSE), dos agentes de empreendedorismo do Parque Social, agentes da educação e representantes da empresa Mary Kay.

   9. Gestora da escola há 10 anos, Zuleide Borges diz que a unidade de ensino cresceu muito devido a todo trabalho articulado em conjunto com a comunidade, pais e alunos. "Hoje temos o segundo maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal de Salvador. Isso se dá por conta de um trabalho articulado e que conta com a participação do cidadão consciente dos seus deveres e direitos", avaliou.

   10. Evento acadêmico idealizado pelos estudantes de Medicina da Unime, com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimento e experiência entre estudantes de medicina, o IV Congresso Baiano de Ligas Acadêmicas (CBLA) será realizado nos dias 12, 13 e 14 de setembro no campus da Unime, localizado na Avenida Luís Tarquínio, 600, em Lauro de Freitas. Inscrições e mais informações no doity.com.br/cblamed

   11. O CBLA se tornou o maior da Bahia, conseguindo reunir em um mesmo evento Ligas Acadêmicas de todas as faculdades de medicina do estado, incluindo Ufba, EBMSP, FTC, Unifacs e Uneb, promovendo a troca de informações e experiências. Na última edição foram reunidos mais de 1.000 estudantes de medicina, 57 ligas e 44 professores que compartilharam e agregaram conhecimento e habilidades médicas.

   12. Para atender às diversas demandas a programação do congresso oferecerá oportunidades em diferentes áreas temáticas da medicina com atividades distribuídas em palestras, mesas-redondas; minicursos, cursos e submissão de trabalhos científicos. 

   13. Dessa forma, o CBLA promove o desenvolvimento técnico-científico das ligas acadêmicas, incentiva a produção científica dos estudantes de medicina e viabiliza a troca de experiências entre os diversos campi de medicina da Bahia.

   14. A pré-candidatura de Antônio Rodrigues Caíres Filho (PSB), o popular ‘Toninho’, para a prefeitura de Iramaia, município da Chapada Diamantina, tem o apoio dos deputados Marcelo Veiga (PSB, estadual) e Marcelo Nilo (PSB, federal) para o pleito de 2020. 

   15. Durante encontro com os parlamentares, em Salvador, esta semana, ‘Toninho’ confirmou a informação e disse que conta com o apoio de diversas lideranças do município e que tem atuado para viabilizar mais adesões em torno de seu nome para a disputa, além de levar projetos e programas para beneficiar a população. Ele salienta que “fora a participação dos dois parlamentares, o governador Rui Costa [PT] também apoiará seu nome”. 

   16. Na última quinta (22), o político chapadeiro esteve em reunião com a secretária de Relações Institucionais (Serin), Cibele Carvalho, para tratar de demandas.

   17. Harley Henriques, coordenador geral do Fundo Positivo, e o estilista Carlos Tufvesson, conselheiro da organização, estarão em Salvador entre os dias 27 e 29 de agosto, para o 2º Encontro Nacional de Projetos Apoiados pelo Fundo Positivo. Pela primeira vez na Bahia, o evento reunirá lideranças de organizações sociais de todo o Brasil que atuam no campo do HIV/Aids, saúde da mulher e da população LGBTI.

   18. Em boicote a França proibi minha esposa de comprar o vinho Romanée Grand Cru safra 2011 atualmente ao preço de R$17.885,54.

   19. Falar em boicote a França, o Logan carro bem vendido da Renault é uma carroça se comparado aos carros japoneses.

   20. Caiu na rede que Macron está com ciúme do Brasil devido a beleza da primeira dama de Pindorama em relação a madame Emmanuel.

   21. Agora, bom mesmo foi apelido que o ministro do Meio Ambiente do Brasil colocou em Macron: Mycron.

   22. Detalhe histórico: o primeiro francês a explorar a Bahia foi Jaques Cartier, em 1525. Em 1528, levou Diogo Alvares (Caramuru) para se casa em Saint Malo, no Noroeste da França, com Catarina Paraguaçu. Toda vez que vinha a Bahia levava naus repletas de pau Brasil.