Política

Governadores NE manifestam indignação sobre comentários do presidente

Presidente Jair Bolsonaro chama Flávio Dino de 'Paraíba'
Da Redação , Salvador | 20/07/2019 às 08:12
Governador Flávio Dino foi chamado de 'Paraíba'
Foto:

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (19) que, "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara". O uso de um termo pejorativo para se referir aos nordestinos provocou a reação de governadores da região, que manifestaram "espanto e profunda indignação".

A fala do presidente foi durante uma conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) assim que se sentou na mesa para dar início a um café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira no Palácio do Planalto, em Brasília.

A conversa foi registrada pela TV Brasil e viralizou nas redes sociais à tarde.

NOTA DOS GOVERNADORES

O governador Rui Costa divulgou nas redes sociais, na noite desta sexta-feira (19), uma carta dos governadores do Nordeste sobre recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro. No documento, os gestores da região manifestam "espanto e profunda indignação" em relação aos comentários do presidente "transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional". Leia a íntegra da carta:

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia".