Política

Deputada propõe Comenda Dois de Julho para jogadora Formiga

A futebolista é uma lenda viva do esporte
Imprensa Dep. Neusa Cadore , Salvador | 18/07/2019 às 19:22
Formiga
Foto: divulgação
Quem pode dizer que possui em seu currículo sete Copas do Mundo, seis Olimpíadas e três ouros em Jogos Pan-Americanos? A baiana Miraildes Maciel Mota pode. Conhecida mundialmente como Formiga, a futebolista é uma lenda viva do esporte que receberá a Comenda Dois de Julho, mais alta condecoração do parlamento baiano, através da Proposição Nº 2.779/2019, apresentada em junho pela deputada estadual Neusa Cadore (PT).
Para a deputada Neusa é importante valorizar nossas atletas e, para além das homenagens, é preciso apoiar o esporte feminino. “Nós lutamos pela criação da Copa Lilás, a maior copa feminina da Bahia, e garantimos apoio e aumento de investimento para a segunda edição da copa, que já revelou jovens talentos do futebol feminino, mas há muita desigualdade também neste campo", lembrou a deputada.

Trajetória

Aos 41 anos e atuando em alto nível no Paris Saint-Germain, da França, onde é chamada de "Formidável", Formiga é uma grande inspiração para as meninas que sonham em viver de futebol no Brasil. Pobre e negra no meio de uma sociedade estruturalmente racista e machista, a atleta apanhava dos irmãos, ainda criança, nas peladas de futebol, mas seguiu. Aos 15 anos foi revelação do campeonato brasileiro e convocada para Seleção, disputando sua primeira Copa, em 1995, aos 17.
Formiga é a atleta que mais vezes vestiu a camisa da Seleção Brasileira (189 partidas), tanto no masculino quanto no feminino. Foi tricampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003, 2007 e 2015) e duas vezes vice das Olimpíadas (2004 e 2008). Tem passagens por clubes dos Estados Unidos e Suécia. Pelo São José EC, conquistou o mundial de clubes em 2014 e foi tricampeã da Libertadores (2011, 2013 e 2014).
Juntamente com Marta, foi homenageada em 2015 por sua trajetória, se tornando a primeira jogadora a integrar a Sala Anjos Barrocos no Museu do Futebol. Homenagem até então só recebida por jogadores masculinos, exemplo de Pelé, Garrincha e Ronaldo.