Política

GOVERNADOR DIZ QUE IMPORTANTE AGORA É CUIDAR DE FAMÍLIAS EM CORONEL JS

Muitas familias estão desabrigadas na cidade de Coronel João Sá
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/07/2019 às 18:25
Governador Rui Costa esteve em Coronel João Sá neste domingo
Foto: sECOM
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governador Rui Costa sobrevoou e visitou na manhã deste domingo (14) para acompanhar os trabalhos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, após o rompimento da Barragem do Quati, na cidade de Pedro Alexandre, na última quinta (11), devido às fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias. Acompanhado do senador Otto Alencar, Rui também esteve em Coronel João Sá, município que também foi atingido. 

   3. “Mais uma vez, vim fazer uma visita à região para acompanhar as medidas que estão sendo tomadas. A ação principal é cuidar das pessoas. Garantir que os moradores afetados sejam alcançados e ajudados, que o alimento chegue para quem está precisando neste momento e que sejam identificadas as pessoas que necessitam ser deslocadas para um alojamento provisório”, afirmou Rui, durante visita a Pedro Alexandre.

   4. Sobre o trabalho preventivo para evitar novas ocorrências como o rompimento da Barragem do Quati, o governador destacou que estão sendo realizadas medidas imediatas para garantir a segurança de outros equipamentos deste tipo. 

   5. “O tempo aqui está se estabilizando e isso ajuda a diminuir os níveis de água. Nessa região, há milhares de equipamentos como este que rompeu. Alguns chamam de barreiros, outros de passagem d’água. São pequenos pontos de água acumulada, na grande maioria das vezes, construídos e administrados pelos próprios moradores e associações de produtores dos municípios. 

   6. - O Governo do Estado está trabalhando para ajudar a garantir a segurança dessas outras barragens do entorno. Além disso, queremos oferecer capacitação para os moradores que administram essas barragens na região, para que eles possam gerir os equipamentos de forma adequada”.

   7. Ainda de acordo com Rui, o Estado está disponibilizando maquinário para ajudar no escoamento da água em outras áreas. “Estamos com dois helicópteros fazendo voos baixos na região, mesmo em propriedades particulares, para avaliar a situação. Engenheiros e especialistas estão sobrevoando para identificar lugares que precisam de algum tipo de intervenção, e estamos mandando maquinário para ajudar a escoar a água nessas áreas e evitar qualquer novo acidente”, explicou. 

    8. O próximo passo do Governo do Estado será no apoio para o reparo de danos das duas cidades. “Na próxima semana, vamos entregar ao Ministério do Desenvolvimento Regional um planejamento de reparos e reconstrução da infraestrutura desses municípios, principalmente das moradias”, destacou Rui Costa.

   9. A visita neste domingo foi acompanhada por representantes e técnicos da Defesa Civil municipal e estadual, do Corpo de Bombeiros e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb).
                                                                     ******
   10. O resultado da Chamada Cidade Conectada, integrante do Edital de Inovação para a Indústria, foi divulgado nesta quinta (11), com a seleção de três projetos. As startups selecionadas – GIRO Maps, GreenMovi e Noah Smart City – receberão o investimento de R$ 150 mil cada, provenientes do Sebrae, Senai e da Prefeitura, para colocar em prática projetos que ofereçam soluções inovadoras para Salvador na área de conectividade.

   11. A chamada é uma iniciativa do Sebrae, Senai e Sesi em parceria com o Correio e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). “Há um esforço grande da Prefeitura e das instituições privadas em desenvolver soluções inovadoras que ajudem a melhorar o dia a dia do cidadão que mora em Salvador. Essa é a quarta chamada que promovemos dentro do edital de inovação e esperamos que os selecionados possam contribuir positivamente na nossa cidade”, disse André Fraga, secretário da Secis. 

   12. Das iniciativas selecionadas, duas são originais da Bahia, a Giro Maps e GreenMovi. A primeira se propõe a oferecer aos provedores e gestores de rede de fibras ópticas uma solução que os auxiliem na documentação e o mapeamento de redes de forma georreferenciada, de fácil visualização e acesso controlado. 

   13. A Corregedoria-Geral do Estado (CGR) publicou, no Diário Oficial deste fim de semana, a Portaria 721, prorrogando por 15 dias o prazo para servidores públicos estaduais apresentarem alegações contra indícios de irregularidades relativos à acumulação de cargos. Um total de 367 servidores foi convocado para apresentar suas justificativas e documentação solicitada, mas apenas 59 atenderam ao chamamento da CGR. Os outros 308 funcionários públicos têm até o dia 29 deste mês para apresentar suas defesas.

    14. Os servidores que não apresentam as justificativas aos indícios de irregularidades poderão responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD). A prorrogação do prazo foi decidida pela CGR em virtude dos feriados de Corpus Christi, São João e independência da Bahia terem coincidido com o período da convocação. 

   15. Com a aprovação em 1• turno da reforma da previdência na última quinta-feira (11), o texto que cuida da aposentadoria em regime especial dos professores foi alterado. A partir de agora, o tempo para que a classe em atividade possa se aposentar ampliou para 55 anos (mulher) e 58 anos (homem). 

   16. Sensível a causa, por considerar um retrocesso de uma conquista vigente na legislação brasileira desde 1964, o deputado federal Alex Santana (PDT-BA) criou a Frente Parlamentar em Defesa do Regime Especial para Aposentadorias dos Professores. 

   17. Para o deputado e presidente da frente, a valorização da classe de professores no Brasil é um ato de respeito com o futuro da nação. “Nenhum direito a menos aos professores. Educar é um trabalho árduo e de acompanhamento. Sabemos que muitas famílias jogam a responsabilidade de seus filhos para os professores, imagine que apenas um educador lida com turmas de 30 a 40 crianças com trabalho dobrado. São verdadeiros heróis! O futuro de excelência de um país passa pelas mãos dos professores”, declarou Alex. 

   18. O deputado estadual Alan Sanches (DEM) desafia a deputada petista Fátima Nunes a provar o pagamento de emendas impositivas pelo governador Rui Costa (PT),  os quais ela assegurou nesta sexta-feira (12), via imprensa, "seguir “normalmente”.

   19. “Uma parlamentar não pode responder de forma irresponsável em defesa do seu aliado. Por isso, desafio que ela prove com documentos os pagamentos que estão sendo feito. Isso, não está ocorrendo normalmente sequer para os deputados da base e para a oposição, muito menos. O meu mandato, por exemplo, nunca foi beneficiado por emendas de Rui. Amargo todo esse tempo em busca dessa liberação”, disparou.  A verba corresponde ao valor de R$ 1,3 milhão por deputado e é usada atender obras e projetos indicados pelos deputados.

   20. Por fim, Sanches confirma ser a favor de que a bancada da oposição acione o Governo do estado na Justiça. “De forma que o nossos direitos sejam, enfim reconhecidos”, reiterou. 

   21. O atendimento das instituições beneficiadas pelo Programa Prato Amigo, que passa por processo de recadastramento, foi concluído na tarde desta quinta-feira (11). Cerca de 180 das 300 entidades cadastradas compareceram ao Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (Praça Tomé de Souza, s/n - Centro) para entregar a documentação solicitada.

   22. Para o atendimento das entidades, que ocorreu em dois dias distintos e agendados previamente, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da equipe da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), contou com o apoio de uma contadora e dois advogados voluntários, que analisaram as documentações das instituições e orientaram aquelas que precisavam de algum tipo de regularização.

   23. O coordenador de segurança alimentar da Sempre, Gabriel Falcetta, explicou as próximas fases do processo de recadastramento. “Depois da análise da documentação, realizaremos as visitas institucionais e publicaremos a lista de instituições recadastradas no Diário Oficial do Município”, disse.