sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Política

Hospitais filantrópicos contarão com R$ 1 bi em crédito do governo

Ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que os deputados vão abortar a Reforma da Previdência
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/06/2019 às 19:09
Jair Bolsonaro fez o anúncio
Foto: Marcos Correia
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Os hospitais filantrópicos poderão contar com uma nova linha de crédito de R$ 1 bilhão, lançada esta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto. Resultado de parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Saúde, o “BNDES Saúde” destina financiamentos a instituições filantrópicas de saúde sem fins lucrativos que prestam atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

2. O objetivo é aprimorar a gestão das entidades filantrópicas de saúde, responsáveis por metade dos atendimentos do SUS. A expectativa é que a iniciativa contribua para melhorar a qualidade do serviço prestado à população, com redução do tempo de atendimento e da taxa de mortalidade hospitalar.

3. De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o programa de linha de crédito permitirá que o BNDES destine financiamentos àqueles que mais precisam, como as Santas Casas: “Quem precisava [de financiamento] para o bem, como a Santa Casa, ia a outros estabelecimentos bancários e pegava os juros a 4, 5 vezes superior”, afirmou o presidente, durante o lançamento do programa. Agora, o governo apoia a recuperação financeira destas instituições e a consequente melhoria do atendimento público prestado por elas.

4. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou durante o evento que não precisa mais haver instituição financeira entre o BNDES e o hospital, como antes. ”O BNDES assinou com o Ministério da Saúde o contrato das Santas Casas. 

5. O Fundo Nacional de Saúde garante para que não haja inadimplência e o default em relação ao BNDES, que nós repassaremos os recursos da parcela na data certa, no dia combinado, o que abre espaço para o BNDES trabalhar com a menor taxa de juros que vocês já tiveram”, disse o ministro . Ele destacou que os juros não passarão de 9%, enquanto o mercado trabalha com cerca de 20%.

6. Para participar, os hospitais filantrópicos devem apresentar diagnóstico institucional e plano de ação. O BNDES Saúde contará com dois subprogramas: um voltado à melhorias de gestão, governança e eficiência operacional das entidades e outro, para ampliação e modernização dos hospitais.
                                                                          *****
7. Ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que o relatório da Câmara sobre a Reforma da Presidência foi aborda e virou uma meia reeforma. Segundo o ministro se for aprovado este projeto daqui a 5 anos é preciso fazer nova reforma. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, rebateu dizendo que o governo Bolsonaro cria uma crise a cada dia.

8. Os 39 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador terão 100% dos salários antecipados para a próxima quarta-feira (19), véspera do feriadão que compreende as comemorações de Corpos Christi (20) e São João (23). O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto em suas redes sociais.
 
9. A medida, que já foi adotada pela gestão municipal em outros anos, tem como objetivo incrementar a economia local para uma das mais tradicionais festas da Bahia. O pagamento estava previsto, inicialmente, para acontecer no dia 28, último dia útil deste mês.

10. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou, nesta sexta-feira (14), uma visita na região do Parque Bela Vista, local onde aconteceu o acidente com um ônibus na noite de ontem (13), deixando 27 pessoas feridas. 

11. O objetivo da inspeção dos engenheiros e técnicos do órgão foi analisar aspectos como condições do asfalto, traçado da via, sinalização e possibilidade de implantação de contenções no local. Com o resultado obtido a partir desse estudo, será possível a Transalvador avaliar mudanças no trecho para reforçar a segurança viária.

12. O acidente ocorreu com um ônibus do Consórcio Integra, que fazia a linha Mata Escura/Pituba, e despencou de uma altura aproximada de dez metros.

13. A luta em prol da proteção e defesa dos animais na capital baiana vai ganhar um importante reforço. Com objetivo de compor o Conselho Municipal de Bem-estar, Proteção e Defesa dos Animais - CMPDA/Salvador, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da Diretoria de Proteção e Defesa dos Animais Domésticos e Silvestres,  realiza evento de lançamento do Chamamento Público no próximo dia 17, às 14h30, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

14. Vinculado à Sempre, o Conselho possui caráter permanente e deliberativo, sendo responsável por apoiar e propor ações voltadas ao bem-estar, proteção e defesa dos animais; zelar pelo cumprimento das leis de proteção animal; articular-se com o Poder Público e segmentos da iniciativa privada para criação de leis em prol da causa animal; realizar campanhas educativas  sobre adoção responsável e controle reprodutivo de cães e gatos; e divulgar a legislação à causa.

15. O chamamento é voltado para toda a sociedade civil, ONGs de proteção animal, protetores dos animais domésticos e silvestres e representantes de PetShop. O conselho será composto por 12 membros provenientes do Poder Público Municipal e da sociedade civil.

16. O vereador Orlando Palhinha (DEM) participou do lançamento do Programa Jovens Cidadãos, no Subúrbio Ferroviário, na quinta-feira (13). “Os jovens precisam de todo incentivo no esporte e também de qualificação para estarem preparados para o primeiro emprego, e é por isso que apoio esse projeto e muitos outros aqui no Subúrbio”, afirmou o vereador.

17. Curso de informática, escolinha de futebol e de capoeira, inscrição para estágio, palestras de qualificação profissional e encaminhamento para entrevistas de emprego são algumas das ações desenvolvidas pelo programa, que é realizado pela ABDS, organização sem fins lucrativos que está sediada no bairro de Ilha Amarela e conta com o apoio do vereador.

18. A partir de agora, os moradores de rua que forem acolhidos na Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) de Amaralina poderão levar seus animais de estimação. Na última segunda-feira (11), o vice-prefeito Bruno Reis assinou a ordem de serviço que autoriza a requalificação da unidade, prevendo a construção de uma área para acolhimento animal.

19. Segundo a vereadora Marcelle Moraes (sem partido), a iniciativa pioneira em Salvador visa preservar os vínculos afetivos dos donos com os animais de estimação.

20. A população que vive em situação vulnerável nas ruas costuma também adotar um bicho para viver, inclusive, muita das vezes essas pessoas perdem o contato com os familiares e o vínculo com o animal é o que se tem mais próximo do círculo de afetividade. Essa ação também é a defesa do direito dos animais dentro do ordenamento jurídico, pois os benefícios que eles trazem aos seres humanos é notório, independente da classe social”, afirmou a vereadora.