Política

DÓRIA DETONA MANIFESTAÇÕES DE BOLSONARISTAS CONTRA O CENTRÃO

Neste domingo (26) acontece a Meia Marota Farol a Farol. Com distância de 21 quilômetros, a corrida liga dois cartões postais da cidade de Salvador, o Farol da Barra e o Farol de Itapuã.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/05/2019 às 17:33
A declaração do governador paulista foi feita em entrevista à imprensa neste sábado
Foto: Ag Brasil
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As manifestações convocadas para este domingo (26) por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL), ao que tudo indica, vão ser um fiasco. Nem o presidente quer, até porque é governo, nem os lideres partidários que o apoiam. Hoje, o governador de São Paulo, João Dória, tb detonou e disse que são "inadequadas"

  2. Foi claro ao situar que são inoportunas e desnecessárias nesse momento, uma vez que o Brasil acabou de realizar eleições. "O povo já foi à rua, já manifestou as suas posições. Consideramos como algo inútil, inadequado, e estabelecendo o potencial de confronto que não é o momento", disse.

   3. Os atos são em protesto contra parlamentares do chamado centrão (grupo informal com cerca de 200 deputados de partidos como PP, DEM, PRB, MDB e Solidariedade) e também contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

   4. Ele afirmou que o Brasil precisa de paz e equilíbrio para que possa existir um bom entendimento entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. "Com paz, ter o foco na reforma da Previdência, que é fundamental para o país, e, na sequência, nas demais reformas", disse Doria.

   5. "Estimular oficialmente não é adequado. O Brasil passou pelo processo eleitoral, há uma definição, buscamos a convergência de uma agenda que ajude o país a recuperar estabilidade, estimule investidores e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população", disse o gaúcho.

   6. Durante a semana, o presidente nacional do PSL, partido de Bolsonaro, também disse não ver sentido no protesto. Segundo Luciano Bivar, a legenda não apoiará o ato institucionalmente, mas a bancada está liberada para participar.

   7. Em Salvador, as prováveis manifestações ocorrem no Farol da Barra. 
                                                                                       *****
   8. Iniciativa que se tornou política pública do município, o programa Ingressar terá a segunda edição lançada pela Prefeitura nesta segunda-feira (27), às 9h30, no auditório do Hub Salvador, no Comércio. Os detalhes serão apresentados na ocasião pelo prefeito ACM Neto e a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos.

    9. Neste ano, serão ofertados o dobro do número de vagas de 2017: no total, 800 jovens entre 15 e 19 anos, residentes em Salvador, vão ter a oportunidade de ingressar em cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pré-vestibular, de forma gratuita. Todos os detalhes sobre o processo de inscrição e início das aulas serão apresentados nesta segunda.

    10. A Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Salvador fará uma reunião para ouvir os taxistas sobre o Projeto de Lei nº 258/18. A matéria do Executivo dispõe sobre o Serviço de Transporte Individual Privado de passageiros. 

   11. O encontro na próxima quarta-feira (29), a partir das 8h, no auditório do Bahia Center, será dirigido pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), presidente do colegiado.

   12. A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador estará promovendo uma audiência pública com o tema “Os reflexos da falta de serviços da saúde no bairro de São Gonçalo”, na próxima quarta-feira (29), a partir das 9h, no auditório da Associação Beneficente Baixiense Esporte Clube, na Rua Baixa do Santo Antônio, n°174, São Gonçalo do Retiro (em frente à Paróquia Paixão do Senhor).

   13. O debate será realizado por iniciativa da ouvidora-geral da Câmara Municipal, vereadora Aladilce Souza (PCdoB). “O objetivo da ação é avaliar os impactos negativos na comunidade causados pela falta de ofertas de serviços públicos de saúde no bairro de São Gonçalo. Tem-se como principal expectativa a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) para atenuar os problemas provenientes da carência desse serviço”.

   14. Quem trafegar pela Avenida Princesa Isabel, na Barra, a partir deste sábado (25), vai notar uma pequena modificação no trânsito da via que visa melhorar o fluxo viário. O trecho entre a rua Doutora Praguer Fróes e a Alameda Antunes passará a ser de mão dupla. Antes, só passavam pelo local carros que desciam no sentido Porto da Barra. 

   15. Para viabilizar a modificação, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Translavador) implantou sinaleiras e alterou os tempos semafóricos na via. Aliado a isso, instalou placas e fez sinalizações horizontais com o objetivo de orientar condutores e pedestres. Além disso, agentes estarão no local ordenando o trânsito.

   15.B. Neste domingo (26) acontece a Meia Marota Farol a Farol. Com distância de 21 quilômetros, a corrida liga dois cartões postais da cidade de Salvador, o Farol da Barra e o Farol de Itapuã.

   16. Com saída às 6h da manhã, do Clube Espanhol, na Barra, a previsão de chegada dos primeiros colocados é pras 7h, no Farol de Itapuã.

   17. A corrida também conta com percursos de 5 quilômetros, com largada na Terceira Ponde, em Jaguaribe,  e 10 quilômetros, com largada no Antigo Aeroclube. 

   18. A previsão é que três mil pessoas participem do evento, desses, aproximadamente 30% são de outras cidades, estados e até também estrangeiros. 

   19. Em sua 10ª edição, a corrida tem como um dos patrocinadores o Governo do Estado, por meio do Programa FazAtleta, e da empresa Teiú Indústria e Comércio.

   20. Fotógrafos profissionais e amadores de todo o país ainda podem se inscrever no Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, uma das maiores premiações do Brasil nesta categoria, realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. O edital estará com inscrição aberta até 30 de maio no site da Funceb.

    21. Haverá premiação em três categorias: ensaio fotográfico e de reconstrução histórica com o tema Ancestralidade e Representação; ensaio fotográfico Documental de tema livre; e ensaio de Inovação e Experimentação fotográfica, tema livre.

   22. O fotografo vencedor de cada categoria receberá premiação pecuniária de R$ 30 mil. Além destes, outros 12 serão selecionados para compor o Catálogo do Prêmio e participar da Exposição Coletiva que acontecerá em Salvador.