Política

ASSEMBLEIA promove sessão especial sobre Reforma da Previdência

A Câmara Municipal apresenta nesta segunda-feira (20), às 14h, no Salão Nobre, a nova marca da TV e Rádio Câmara Salvador.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/05/2019 às 18:27
Presidente da ALBA, Nelson Leal
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promove nesta segunda-feira, dia 20 a partir das 9h30min, uma Sessão Especial para debater a Reforma da Previdência e os impactos na Bahia. A sessão de iniciativa da Mesa Diretora da Casa, contará com a presença dos deputados federais Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP), respectivamente, presidente e relator da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos deputados.

2. Além deles está prevista também a participação de diversos parlamentares federais que compõem a bancada baiana em Brasília. A sessão que será dirigida pelo presidente da Casa, deputado Nelson Leal, acontecerá no plenário Orlando Spínola, do Palácio Luís Eduardo Magalhães. “Será uma excelente oportunidade para o legislativo baiano debater sobre a reforma e passar para a sociedade a sua verdadeira natureza”, explicou o presidente.

3. Já o deputado Fabrício Falcão (PC do B), um dos signatários da sessão especial, reconheceu a necessidade de uma reavaliação da previdencia, “ mas a partir de um debate público, sem renunciar a valores éticos sociais e solidários”. De acordo com Fabrício “precisamos de uma proposta que leve em consideração a situação social do país, sobretudo segmentos da população que são mais vulneráveis”, completou.
                                                     *****
4. presidente Jair Bolsonaro distribuiu, na manhã desta sexta-feira, 17, em diversos grupos de WhatsApp um texto de "autor desconhecido" que trata das dificuldades que ele estaria enfrentando para governar.

5. O texto diz que o presidente está sofrendo pressões de todas as corporações, em todos os Poderes e afirma que o País "está disfuncional", não por culpa de Bolsonaro, mas que "até agora (o presidente) não fez nada de fato, não aprovou nada, só tentou e fracassou".

6. Procurado pela reportagem para comentar sobre a mensagem, o presidente respondeu por meio do porta-voz.

7. "Venho colocando todo meu esforço para governar o Brasil. Infelizmente os desafios são inúmeros e a mudança na forma de governar não agrada àqueles grupos que no passado se beneficiavam das relações pouco republicanas. Quero contar com a sociedade para juntos revertermos essa situação e colocarmos o País de volta ao trilho do futuro promissor. Que Deus nos ajude!"

8. A Câmara Municipal apresenta nesta segunda-feira (20), às 14h, no Salão Nobre, a nova marca da TV e Rádio Câmara Salvador.

9. O novo projeto gráfico e a reformulação da programação estão em consonância com a adaptação das emissoras às novas mídias e com a determinação dos vereadores em ampliar a participação popular nos trabalhos da Câmara.

10. Nesta terça-feira (21), a Câmara Municipal de Salvador realiza uma sessão especial que debaterá o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia cuja data oficial é 17 de maio. A sessão será presidida pela vereadora Marta Rodrigues (PT), às 18h, no Plenário Cosme de Farias.

11. Como explica a líder do PT na Casa, a sessão terá como tema os 50 anos da Revolta de Stonewall, uma série de manifestações espontâneas da comunidade LGBT de Nova York contra a invasão da polícia ao bar Stonewall Inn, na manhã do dia 28 de junho de 1969. 

12. Como destaca Marta, “a invasão da polícia, de forma violenta, gerou várias vítimas e causou grande indignação, levando não só a comunidade LGBT nova iorquina como também seus familiares, a invadirem às ruas em protesto contra a LGBTfobia. “Esses motins são amplamente considerados como os eventos mais importantes que levaram ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país”, explica a vereadora. 

13. Na manhã de segunda-feira (20) serão realizados no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, o velório e a cerimônia de cremação do embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, e da embaixatriz Vera Lúcia Ribeiro Estrela de Andrade Pinto, ambos nascidos na Bahia. 

14. Na ocasião, Exército, Marinha e Aeronáutica prestarão honras militares, e o arcebispo Dom Murilo Krieger presidirá missa, ao lado dos capelães das três forças armadas. O casal foi vítima de um acidente de carro no sul da Itália, no último no dia 8. 

15. Paulo Cordeiro entrou no Itamaraty em 1978 e serviu em diversos países ao longo da carreira diplomática. Como embaixador, esteve à frente das embaixadas do Brasil no Haiti, no Canadá e, mais recentemente, no Líbano. Foi também cônsul-geral do Brasil em Milão.

16. Conscientizar os funcionários sobre a importância da qualidade no atendimento, com ênfase na humanização e padronização de informações e comportamentos, para melhor acolhimento dos cidadãos. Esse é o objetivo principal do Treinamento Modelo SAC de Atendimento, que vai capacitar colaboradores de Policlínicas Regionais de Saúde de nove municípios baianos em 2019. 

17. Até o fim do ano, a capacitação vai passar por Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Simões Filho, Senhor do Bonfim, Jacobina, Itabuna, São Francisco do Conde e Barreiras.

18. Durante o treinamento, ministrado pela colaboradora Simone Santiago, são abordados procedimentos fundamentais para a padronização do atendimento, além de uma consultoria de apresentação pessoal. O intuito principal da capacitação é colocar as Policlínicas como instituições de referência no modelo de atendimento na rede pública. 

19. O treinamento é desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), através da Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC). 

20. Para a coordenadora de Disseminação da DGQ, Bruna Gomes, o curso traz reflexões sobre a necessidade de melhoria contínua no atendimento. "É importante enfatizarmos aos colaboradores que atuam na linha de frente, a importância e valorização do trabalho em equipe, aprimorando as habilidades interpessoais e competências técnicas adquiridas, para alcançar os resultados esperados, e, consequentemente, a satisfação do cidadão na qualidade dos serviços públicos", disse.