Política

Leão vai à Portugal atrair investidores em vinícolas para a Bahia

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) irá elaborar um documento com “os compromissos e metas da Educação para o PPA 2020-2023”
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/05/2019 às 18:48
João Leal passa o governo a Nelson Leal
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O governador em exercício João Leão (PP) embarca para Portugal neste domingo (12) para prospectar investimentos para a Bahia. Na agenda, o também secretário de Desenvolvimento Econômico do estado se reunirá com empresários do segmento de vinícolas do país europeu. 

2. O comando interino do Governo do Estado será assumido pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Nelson Leal (PP). Já o governador Rui Costa (PT), está fora do país, desde a última segunda-feira (6), em Washington, nos Estados Unidos, em sua 6ª missão internacional.  Rui seguiu para China, segundo Jaques Wagner.
                                                                          *****
3. As famílias assistidas pelo Restaurante Popular CUIDAR, unidade administrada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), participaram de palestra, que abordou “O papel da mãe na atualidade”, na manhã desta sexta-feira (10). 

4. A atividade fez parte da comemoração do Dia das Mães, que contou música ao vivo, almoço festivo e distribuição de brindes.

5. A palestra foi ministrada pela psicóloga e membro do Grupo de trabalho Relação de Gênero e Psicologia do Conselho Regional de Psicologia Seção 3, Edna Abadia. Para ela “foi muito importante abordar essa questão. Hoje a mãe tem que dar conta de tudo: criação dos filhos, cuidar da casa, jornada dupla ou tripla de trabalho e acaba esquecendo dela. Isso ficou nítido aqui. Elas cuidam dos outros, mas também precisam de cuidados”.

6. O Dia das Mães, comemorado neste domingo (12.05), deve movimentar a antiga Vila dos Pescadores, em Praia do Forte. É que o destino, conhecido como um dos mais disputados por turistas nacionais e estrangeiros, costuma atrair também pessoas próximas que gostam de aproveitar as belezas naturais que o balneário reserva.

7.  Por estar localizada a cerca de 80 km de Salvador, o local é ideal para viagens esporádicas e para visitas de pessoas que desejam conhecer o maior número de lugares, por períodos curtos de tempo. Pensando nisso, empresários do Vilarejo já se preparam para a alta demanda, deste final de semana. 

8. A proprietária do Hotel Via dos Corais, Rosa Brandão, por exemplo, espera que o número de reservas no estabelecimento seja equivalente aos anos anteriores, atingindo a plena lotação. Neste ano, além de ofertas especiais reservadas para a data, a empresária também pretende atender as mamães dos pets, que costumam viajar com os animais de estimação e buscam locais com atendimento pet friendly para hospedagem - como é o caso do Via dos Corais.

9. Neste sábado é o Dia D do projeto Cada Passo Importa, da Aliança Distrofia Brasil. Para marcar a data, a entidade, junto à Associação Baiana de Distrofia Muscular e em parceria com o projeto Livres Livros, realizará amanhã (11) no Shopping Paseo o lançamento de um gibi da Turma da Mônica que apresenta o seu mais novo personagem, com Distrofia Muscular de Duchenne. 

10. Além de reforçar a mensagem sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o evento, que acontece das 10h às 12h, promoverá contação de história e distribuição da revista.

11. Mais uma vez, o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, mostra seu compromisso com a inclusão e a representatividade. O mais novo personagem da turma, Edu, é um garoto de 9 anos que possui Distrofia Muscular de Duchenne, doença genética degenerativa incapacitante. A primeira história de Edu mostra de forma lúdica as dificuldades enfrentadas pelo garoto, para sensibilizar crianças, professores e famílias. O lançamento do gibi terá acesso gratuito.

12. “Raiz Africana e a Comunidade Rastafári na Diáspora” é o nome da exposição que está em cartaz no foyer do Centro de Cultura da Câmara de Salvador até o dia 17 de maio. Os interessados podem conferir a mostra fotográfica, com registros de diversos fotógrafos. A abertura oficial  durante sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Reggae, comemorado em 11 de maio, e contou com a presença e apoio da vereadora Marta Rodrigues (PT).

13. A exposição foi organizada por Ras Silah, ancião rastafari do país Panamá, que veio à capital baiana representando a Aliança Rastafari do Panamá e da União Rastafari da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. 

14. Diversos representantes do movimento rastafari do Panamá nas localidades Colon, Ilha de Bastimentos e Boca del Toro foram fotografados nos respectivos municípios, além de eventos voltados para a cultura afrodescendente e rastafaris brasileiros também compõem a mostra.

15. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) irá elaborar um documento com “os compromissos e metas da Educação para o PPA 2020-2023”. A chamada Agenda da Educação do PPA 2020-2023 é uma consequência do seminário promovido pela SEC, nestas quinta e sexta-feira (9 e 10), no auditório do órgão, em Salvador, com a participação das Secretarias Estaduais de Planejamento (SEPLAN); Administração (SAEB) e da Fazenda (SEFAZ).

16.  Este será mais um instrumento para subsidiar a execução das políticas públicas educacionais na rede estadual de ensino inseridas no Plano Plurianual, que foi construído em regime colaborativo a partir de plenárias ocorridas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

17. O assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins, falou sobre os desdobramentos do seminário. “O próximo passo vai ser a consolidação dos trabalhos pela APG (Assessoria de Planejamento e Gestão) para, em seguida, serem apresentados no gabinete e, a partir daí, junto com a SGINF (Superintendência de Gestão da Informação Educacional), vamos mensurar os valores das metas. 

18. Em seguida, faremos as mesas programáticas com a SEPLAN (Secretaria de Planejamento do Estado) e as mesas bilaterais com outras secretarias, para alinhar as nossas metas, que trazem o espelho de todas as discussões temáticas, e seus respectivos valores”.

19. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de maior confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

20. Depois de dois recuos seguidos, a confiança aumentou em abril. Com o avanço mais recente, as expectativas voltaram a apontar otimismo no meio empresarial baiano após um mês. Trata-se do segundo maior nível do ano – ainda abaixo do de janeiro, quando a confiança assumiu o mais alto grau desde novembro de 2012.

21. Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou sete pontos, melhora de 29 pontos em relação ao registrado em março (-22 pontos) – reposicionando a confiança num patamar semelhante ao de fevereiro passado. A expectativa geral do empresariado baiano, assim, reingressou na zona de Otimismo Moderado.

22. A melhora observada no nível de confiança, na passagem de um mês ao outro, evidenciou o progresso no indicador de somente um dos quatro grupamentos de atividades: Serviços, com alta de 95 pontos. Por outro lado, a Agropecuária recuou 46 pontos, a Indústria regrediu 60 pontos e o Comércio diminuiu 84 pontos.

23. Ao fim, em abril, a Agropecuária ficou com 148 pontos; a Indústria, 56 pontos; os Serviços, -39 pontos; e o Comércio, 41 pontos. Importante destacar, o pessimismo foi a tônica de apenas um setor no mês: Serviços.

24. Estão abertas as inscrições para os cursos da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), ligada à Secretaria da Administração (Saeb), para o mês de maio. Servidores ativos do Poder Executivo baiano poderão escolher entre 13 capacitações diferentes. Ao todo, a UCS/Saeb irá capacitar 1.402 servidores, distribuídos entre 34 turmas ministradas nas modalidades EAD e presencial. 

25. As inscrições devem ser feitas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), de acordo com cronograma disponibilizado pela Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, também ligada à Secretaria da Administração (Saeb).

26. Das 13 turmas ainda com vagas abertas, três terão aulas presenciais: Simpas Módulo Licitação, Curso Básico de Formação de Instrutores Internos e Redação Oficial e Novo Acordo Ortográfico, totalizando 80 vagas. As demais turmas, todas EAD, são voltadas à gestão estratégica de pessoas, gestão da qualidade, informática e segurança da informação, reforma ortográfica, Excel básico, preparatório para pregoeiro e Sistema Eletrônico de Informações. Estes cursos somam 910 vagas.