Política

UNIVERSIDADES ESTADUAIS EM GREVE: Professores fazem protesto em SSA

Com informações do Ascom Fórum Das ADs
DA REDAÇÃO , Salvador | 25/04/2019 às 13:39
Negociações estão emperradas
Foto: ADS

Com a mobilização da greve nas universidades estaduais na Bahia, hoje, 25, professoras/es, estudantes e servidores técnicos ocuparão o Campo Grande, em Salvador, pela defesa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e dos direitos trabalhistas. O protesto, convocado pelo Fórum das ADs, reunirá a comunidade acadêmica da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc. A concentração será em frente ao Teatro Castro Alves, a partir das 14h. Por ampla maioria, assembleias docentes da Uneb, Uefs e Uesb decidiram pela continuidade da greve nesta quarta. Na Uesc, a assembleia ocorrerá amanhã.

A ação será mais uma iniciativa dos comandos de greve docente e estudantis para dialogar com a população baiana sobre a grave situação das universidades. Visa também sensibilizar, mais uma vez, o governador Rui Costa (PT) para as negociações. Ônibus de várias regiões do estado trarão à capital manifestantes das universidades do interior. Atualmente, na avaliação do movimento, o Governo do Estado pouco avançou em termos de propostas sobre o pleito da categoria.

Negociação

Na última reunião, entre representantes do governo e as representações docentes, foi apresentada pelo governo a possibilidade de liberação de promoções e progressões através de um Projeto de Lei (PL). O PL em questão é uma proposta de remanejamento de vagas sem ampliação e desvinculação de vaga/classe. Esta semana o governo apresentou essa proposta de remanejamento na imprensa. Contudo, a proposta ainda não resolve a questão das filas de promoção. Além disso, segue sem resposta a situação das mudanças de regime de trabalho, que já somam 271 atrasos.

Sobre os demais itens da pauta de reivindicações, o movimento docente aguarda posição do governo. Até o momento, o mesmo recusa-se a discutir reajuste salarial e ampliação do orçamento das Universidades. Até o momento o Rui Costa se comprometeu somente com a liberação dos R$ 36 milhões contingenciados, que não alcançam nem 50% do valor não repassado às Instituições no ano passado. Além disso, esse recurso é destinado apenas para obras e equipamentos e não atende ao pleito do movimento, que luta por verbas para as rubricas de manutenção e custeio das universidades.

Embora o Fórum das ADs tenha solicitado uma nova reunião para negociação, representantes do Governo marcaram um encontro para esta quarta (24) e desmarcaram logo em seguida, afirmando que não havia nenhuma proposta a ser apresentada por eles. O desrespeito do governo Rui Costa surpreende pela falta de reconhecimento da importância que as universidades estaduais têm para toda a população baiana. Cientes disso, os professores não vão arrefecer o enfrentamento.