Política

PÁSCOA DO SRI LANKA tem atos terroristas em igrejas com 207 mortos

Com informações do The Sun
Da Redação , Salvador | 21/04/2019 às 15:37
Igreja cristã destruída por homens bombas
Foto: Le Monde/AP
   Várias explosões em hotéis de luxo e igrejas católicas durante a celebração da Páscoa no Sri Lanka deixou 207 mortos e mais de 450 feridos neste domingo (21), segundo o último balanço das autoridades policiais. Fontes oficiais disseram que havia ao menos 27 estrangeiros entre os mortos, entre eles americanos, britânicos e dinamarqueses.

   Segundo The Sun, 5 britânicos estão entre as 207 pessoas mortas em um ataque terrorista devastador no Domingo de Páscoa em oito igrejas e hotéis de luxo no Sri Lanka hoje.

Cerca de 500 ficaram feridos quando explosões suicidas atingiram edifícios em Colombo - onde os turistas tomavam café da manhã e adoravam cristãos que se reuniam para a missa matinal.

A estudante de Londres Nisanga Mayadume e sua mãe chef de TV Shantha Mayadume foram confirmadas esta tarde entre os 35 turistas mortos na atrocidade.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, confirmou que "vários" americanos também foram mortos - junto com vítimas da Holanda, Portugal e China.

Ms Mayadume postou uma foto comovente da família tomando café da manhã no Hotel Shangi-La apenas momentos antes da explosão mortal.

A pós-graduação da Universidade de Londres, que acredita-se estar em seus 30 anos, legendou a atualização do Facebook de apenas dez horas atrás com "Café da manhã de Páscoa com a família", sob a qual centenas de pessoas comentaram "RIP".

Três igrejas e três hotéis - o luxuoso Shangri-La Hotel, o Cinnamon Grand e o Kingsbury Colombo - foram alvejados nos ataques devastadores.

O Aeroporto Internacional de Colombo foi mais tarde fechado em meio a relatos de um pacote suspeito - que foi posteriormente destruído por um esquadrão de destruição de bombas.

Um gerente do Cinnamon Grand disse que o atacante desencadeou a explosão quando o restaurante estava cheio, depois de fazer fila para o café da manhã.

O terrorista registrou-se sob um endereço falso e nome - Mohamed Azzam Mohamed - dizendo que ele estava em Colombo a negócios, e estava prestes a ser servido quando ele detonou os explosivos amarrados às suas costas.

O gerente disse: "Houve um caos total. Eram 8:30 e estava ocupado. Era famílias.

"Ele chegou ao topo da fila e detonou a explosão. Um de nossos gerentes que recebia convidados estava entre os mortos instantaneamente".

Imagens angustiantes tiradas imediatamente após uma das explosões em uma igreja está cheia de gritos assustadores, enquanto pessoas atordoadas e em pânico reagem ao horror.

Uma família britânica aterrorizada contou como eles foram apanhados na atrocidade como o seu hotel se tornou um alvo para o terror.

Julian Emmanuel e sua família, de Surrey, estavam hospedados no Cinnamon Grand quando a bomba explodiu.

Ele disse à BBC: "Estávamos em nosso quarto e ouvimos uma grande explosão. Nos acordou. Havia ambulâncias, equipes de bombeiros, sirenes da polícia.

"Eu saí do quarto para ver o que está acontecendo, fomos levados para o andar de baixo.
"Disseram que havia uma bomba. A equipe disse que algumas pessoas foram mortas. Um funcionário me disse que era um homem-bomba".

OITO EXPLOSÕES MORTAS
Horas depois de os primeiros seis terem sido noticiados, houve mais duas explosões fatais na cidade - uma explosão em um hotel em Dehiwala que matou duas pessoas e outra em um apartamento em Dematagoda que supostamente matou três policiais e levou a prisões, tomando o choque. ataca até oito.

Todas as seis explosões desta manhã - quando os cristãos compareceram à missa da Páscoa - foram realizadas por homens-bomba, de acordo com as investigações iniciais.

O ministro da Defesa do Sri Lanka, Ruwan Wijewardene, disse em uma entrevista coletiva: "Acreditamos que todos os culpados envolvidos neste infeliz incidente terrorista serão levados em custódia o quanto antes. Eles foram identificados e serão levados em consideração." custódia o mais breve possível ".

Mais tarde, ele confirmou que treze pessoas foram presas devido a uma série de explosões - uma das quais teria sido detida em uma van que transportava explosivos para a cidade.

Dezenas de pessoas locais correram para doar sangue para ajudar os feridos após os terríveis ataques, depois que testemunhas relataram que os prédios tremeram nas explosões.

Imagens chocantes de dentro de uma das igrejas mostram bancos ensangüentados, um telhado destruído e corpos espalhados no chão - como todos os serviços de Páscoa planejados para esta noite na cidade foram cancelados.