Política

GOVERNO usa conceito de mutirão para tentar melhor o ensino na Bahia

Governador Rui Costa e secretário Jerônimo Rodrigues discutem fortalecimento das aprendizagens com educadores em Barreiras
Da Redação ,  Salvador | 29/03/2019 às 18:32
Rui discute fortalecimento das aprendizagens com educadores em Barreiras
Foto: Mateus Pereira

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta sexta-feira (29), em Barreiras, o quinto encontro de diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino, neste ano letivo, com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. A atividade, no Colégio Estadual Herculano Faria, reuniu educadores de 38 escolas e 46 anexos pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação de Barreiras (NTE 11) e tem o objetivo de levantar e dar encaminhamento às demandas, do pedagógico à infraestrutura das escolas, para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes.

Os encontros já foram realizados nos NTE de Itaberaba (NTE 14), Alagoinhas (NTE 18), Jacobina (NTE 16) e Seabra (NTE 3). O governador Rui Costa falou sobre a importância deste processo de escuta e da união de esforços para melhorar a educação. “Estamos investindo em formação, na infraestrutura das escolas, construindo uma rede de parcerias, chamando as famílias para as escolas, pois apesar do esforço muito grande que estamos fazendo para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, eu não conseguirei fazer isto sozinho. O conceito é de mutirão, de uma grande mobilização para transformar a nossa rede”, destacou.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou que o encontro com gestores, que será realizado em todos os 27 NTE, é fundamental para a gestão educacional. “Esta reunião tem um sabor especial por conta da distância de Salvador e acredito que esta agenda de aproximação mostra que o governador quer estar cada vez mais próximo da comunidade escolar e do território, para as decisões governamentais. Ao mesmo tempo, é importante para que os diretores e coordenadores Pedagógico do NTE possam, de fato, receber os benefícios, para que a aprendizagem possa acontecer mais forte no Oeste”, afirmou.

A diretora do Colégio Estadual Herculano Faria, Audemara Nascimento, a 323ª unidade escolar visitada pelo governador desde o início da sua gestão, destacou que o encontro estreita os laços das escolas com o órgão central. “Foi muito bom estabelecer um canal de comunicação direto com quem elabora e pensa as políticas públicas para a educação. Tudo isso vai contribuir para que sejam traçados caminhos para que o processo de ensino e aprendizagem realmente alcance seus objetivos e um dos principais é preparar os jovens para a vida”, afirmou.

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Nossa Senhora da Penha, localizada no município de Catolândia, destacou de que forma as ações discutidas vão contribuir para a sua rotina profissional. “Participei da atividade pela primeira vez e gostei muito das experiências exitosas compartilhadas pelos demais colegas e que servirão de inspiração para o aprimoramento do meu trabalho. No encontro, tivemos um entendimento mais profundo sobre as ações e projetos desenvolvidos nas escolas”, disse.

Outras ações - Na agenda de Barreiras, o governador Rui Costa e o secretário Jerônimo Rodrigues ainda realizam a entrega da manutenção civil e elétrica das seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Antônio Geraldo, Colégio Estadual Duque de Caxias, Colégio Estadual  de Barreirinha e Colégio Estadual Herculano Faria. O investimento na rede física das escolas soma mais de R$ 2,6 milhões.