Política

PLANSERV cai qualidade no atendimento e se recusa a comparecer a ALBA

Hilton do PSOL diz que marcar uma consulta pelo Planserv é uma tortura
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/03/2019 às 17:35
Deputado Alan Sanches, da Comissão de Saúde
Foto: BJÁ
   O deputado Alan Sanches (DEM) disse nesta terça-feira, 26, na tribuna da Assembleia Legislativa que "o governo do estado desrespeita a Assembleia Legislativa ao não mandar nenhum representantes da Secretaria de Saúde e do Planserv a audiência pública da Comissão de Saúde da Casa, que debateu por mais de três horas as questões relacionadas ao Planserv e o mau atendimento que presta , hoje, aos servidores públicos".

   Segundo Alan, esse desrespeito à Casa Legislativa é recorrente no Governo Rui Costa e, provavelmente, porque a audiência pública partiu de um deputado da oposição tenham tentado boicotar. 

   "O mais acintoso é que a direção do Planserv enviou um papel com algumas anotações explicando sua ausência", fato também muito criticado pelo deputado José de Arimatéia, PRB, integrante da comissão. O presidente da Comissão é o deputado Alan Castro, da base governista, que tentou minimizar o desconforto.

    Para o líder do governo na ALBA, deputado Rosemberg Pinto, a ausência de representates do Planserv não se deu por recomendação superior e sim devido a problema de agenda. "Mas, teve a delicadeza de desculpar-se enviando uma correspondência à Comissão", frisou. 

   O parlamentar do PT disse, ainda, que o Planserv não está morrendo como dizem alguns e não pode ser adjetivado dessa forma uma vez que o plano "nos orgulha e a todos os servidores e mesmo com o Brasil vivendo um momento de crise o governo da Bahia mantém o Planserv vivo".

   O deputado Alan comentou,  no entanto, que embora o Planserv não esteja morto trabalha atualmente com cotas limitadas e teto financeiro deixando muitos pacientes sem atendimento. "A presidente do Sindicato dos Médicos disse na Comissão que a consulta para uma audiometria demora a espera de 1 ano", frisou.

   Para Rosemberg Pinto o Planserv tem 524 mil credenciados sendo que 150 mil são de pessoas acima de 59 anos e existem, ainda, 150 pessoas com 100 anos de idade todos sendo atendidos pelo Planserv.

   Em aparte, o deputado Robison Almeida (PT) disse que o Planserv é um Plano de Economia da Saúde para o estado movimentado R$1.5 bilhão e estima que 50% do atendimento de planos de saúde na Bahia sejam originários do Planserv. Já o deputado Robinho, da base governista, disse que o Planserv não pode reduzir a qualidade como vem acontecendo no Extremo Sul da Bahia. 

   Para Hillton Coelho, deputado do PSOL, hoje, marcar uma consulta pelo Planserv "é uma tortura". Por fim, o deputado Alan classifiicou o secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, como "secretário GPS que não conhece sequer as demandas da saúde e a cidade do Salvador".