Política

Odiosvaldo Vigas contribui para edificação da USF no bairro de Itapuã

Previsão é que Unidade seja entregue em junho desse ano
Luiz Stefanes , Salvador | 26/03/2019 às 10:33
Odiosvaldo Vigas contribui para edificação da USF no bairro de Itapuã
Foto: divulgação

Através de participação de emenda parlamentar do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), moradores do KM 17, no bairro de Itapuã, devem receber em junho desse ano uma Unidade de Saúde da Família (USF) de três pavimentos, que vem sendo construída com recursos federal e municipal. O montante envolvido na obra é de R$ 892 mil e possibilitará o acesso à atenção básica de saúde para cerca de 14 mil pessoas da localidade, que por enquanto dependem de atendimento em postos de saúde distantes de suas casas.

Conforme dados oficiais do município, a cobertura da atenção básica de saúde em Itapuã até 2012 era de apenas 15%. “A Prefeitura fez um grande esforço nos últimos cinco anos e, em 2018, o Distrito Sanitário Itapuã já possui cobertura de 44%. Com os investimentos feitos na USF Vila Verde, já construída, e São Cristóvão, Ceasa I e II, Coração de Maria e Jardim Campo Verde, estas em construção, serão 20 novas equipes de Saúde da Família na região nesse período de 2018/2019, e a cobertura chegará a 76% da população neste distrito. A cidade também acompanhará esse ritmo, saindo de 18% para mais de 60% de cobertura da atenção básica”, frisa o prefeito ACM Neto.

Estrutura – Serão atendidas pela unidade aproximadamente 14 mil pessoas de todas as idades, com capacidade para 650 moradores/dia por meio da atenção primária em programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase, doença falciforme e saúde bucal. Também serão oferecidos curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e farmácia. A equipe multidisciplinar do posto KM 17 será composta por cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiras, médicos generalistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes administrativos e profissionais de higienização.

O vereador Odiosvaldo Vigas, médico cardiologista, frisou que o prefeito e o vice, ACM Neto e Bruno Reis têm  lhe apoiado nas suas reivindicações em prol do bairro de Itapuã e de outras comunidades. "A construção da USF do KM 17 é uma antiga solicitação dos seus moradores, muito necessitados por esse tipo de serviço e que logo serão atendidos".