Política

FIM DO CALIFADO DO TERROR NA SIRIA deixa rastro de destruição

O rescaldo da última posição do ISIS é exposto nestas fotos angustiantes que mostram os corpos de seus combatentes entre a destruição.
Da Redação , Salvador | 25/03/2019 às 09:39
Soldado observa mortos e destruição em Baghouz
Foto: APP

Depois de intensos combates, o culto à morte jihadista foi finalmente esmagado em Baghouz, no leste da Síria, na semana passada, marcando o fim de seu autodeclarado califado, que no seu auge se estendia por grandes áreas da Síria e do Iraque, descreve The Sun.

As Forças Democráticas da Síria, apoiadas pelos EUA, disseram que encontraram um grande número de armadilhas dentro da aldeia.

Um porta-voz da SDF disse que Baghouz estava "cheio de todos os tipos de explosivos" e suas forças detonaram minas terrestres e cintos suicidas deixados pelos militantes.

A agência de notícias curda Hawar informou que durante o Pentágono, forças da SDF prenderam vários militantes encontrados escondidos em túneis de combate.

O EI estava mantendo reféns e detido civis, o destino de muitos também permanece desconhecido.

Em uma série de tweets, a SDF continuou com "operações de back-clearance" para livrar Baghouz de quaisquer militantes ou esconderijos de armas.

"As Forças Democráticas da Síria continuarão a negar ao Daesh um espaço físico e influência na área e trabalhar para negar-lhes os recursos de que necessitam para retornar", disse usando a sigla em árabe para o EI.

"Esta operação de back-clearance será deliberada e completa e ajudará a garantir a segurança a longo prazo da área."

Enquanto o ISIS perdeu todo o seu território, ainda há receio de que eles continuem a representar uma ameaça.

Foi relatado que os jihadis estão elaborando planos para usar "células de crocodilo" para lançar novos ataques em toda a Europa após o colapso de seu califado na Síria.

Arquivos encontrados em um disco rígido perdido revelam que também está planejando usar ataques suicidas, células adormecidas e esquadrões de assassinato para destruir o caos em todo o Oriente Médio.

O Sunday Times informa que os detalhes dos planos foram escritos em um disco rígido derrubado por um militante no deserto da Síria no mês passado.

O tesouro de informações inclui uma carta escrita em janeiro por um militante chamado Abu Taher al-Tajiki.

De acordo com o jornal, ele esperava poder apresentar seus planos a um comitê enviado pelo líder do ISIS, Abu Bakr al-Baghdadi.

Escrita em terceira pessoa e endereçada a um líder local do ISIS na Síria, a carta é lida como uma proposta oficial de negócios.

Dizia: "O irmão (al-Tajiki) tem indivíduos que querem trabalhar em áreas distantes do Estado Islâmico. Ele tem permissão para entrar em contato com eles e realizar as operações.

"Antes de realizar as operações, eles nos enviarão os alvos se a conexão for segura. Caso contrário, eles farão a operação. E, pela vontade de Deus, atenderemos a todas as suas necessidades, para aqueles que quiserem."

CÉLULAS DE CROCODILO
Uma segunda carta do mesmo autor acrescentou: "Nós lhe enviamos, Deus proteja você, nossa proposta, que é o estabelecimento de células de crocodilo.

"O trabalho deles será limitado a matar os inimigos de Deus, pegar seu dinheiro e enviá-lo para você - se você quiser."

Outros documentos encontrados na má gestão da estrutura do disco rígido dentro dos setores do ISIS, oferecem "soluções e sugestões" e detalham os pedidos de armamento e bombardeiros suicidas adicionais.