Política

BOLSONARO diz que responsabilidade da Reforma está com o Congresso

A "Velha Política" do Centrão agora também quer melar a Reforma da Previdência com o toma lá; dá cá
Tasso Franco , da redação em Salvador | 23/03/2019 às 19:33
Bolsonaro e Piñera em encontro no Chile
Foto: PR
   MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. A Reforma da Previdência na visão e declaração do presidente Jair Bolsonaro no Chile, neste sábado, 23, está com o Congresso. O governo, segundo sua ótica, fez sua parte e encaminhou uma proposta para ser debatida e votada. E, cabe ao Congresso fazer sua parte.

   2. Desde a prisão de Moreira Franco, sogro do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, onde tramita o projeto até chegar ao Senado, este tem declarado que se mantém a favor da reforma, mas, o presidente precisa deixar o twitter de lado e cuidar da parte política. E ele, que inicialmente se propôs a fazer essa parte e até em jantar na sua residência convidou Bolsonaro e Dias Tófolli, do STF, para dourar a pílula, diz que não fará mais essa articulação.

   3. Bolsonaro, em contra-partida, declarou que "alguns políticos querem manter a velha política em vigência", recado direto a Maia. E Maia respondeu que gostaria de saber qual é a nova política de Jair. O certo é que a reforma empacou e hoje foi para SP, com o governador João Dória, que deseja ser o próximo presidente, conversando com Rodrigo Maia.

   4. Para bom entendedor, a política nova de Bolsonaro é articular com os congressistas sem o 'toma lá; dá cá' clássico termo da política velha. Bolsonaro não quer abrir o caixa nem nomear indicações políticas para o governo. O pessoal que encarna a política velha, nos bastidores diz que, sem essa contra-partida a reforma não passa.  

   5. O que vai acontecer, ninguém sabe. Agora, hoje, o presidente deixou bem claro: a reforma é de responsabilidade do Congresso.
                                                                            ****
  6. Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro e do Chile, Sebastián Piñera, ressaltaram neste sábado (23), a visita oficial do mandatário brasileiro ao país, para aprofundar, ainda mais, as relações políticas e econômicas entre as duas nações.

   7. Durante declaração aos jornalistas, realizada no Palácio de La Moneda, em Santiago, os dois presidentes falaram sobre o Prosul.  “Visa juntar um número considerável de países aqui, na América do Sul. De modo que nós possamos, de forma bastante ágil, nos inteirarmos e buscarmos soluções para os nossos problemas”, explicou Bolsonaro. 

   8. “Trata-se de uma instância de diálogo, de cooperação e de entendimento. Apesar de não ser um fórum ideológico, dele só participam países que tenham compromisso com a democracia. Por isso, esperamos que a Venezuela venha se juntar a nós, em breve”, declarou Piñera.

    9. Bolsonaro e Piñera também assinaram acordos comprometendo-se a intensificar a aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul, com o estabelecimento de uma área de livre comércio; a construir um corredor unindo a Região Centro-Oeste do Brasil com os portos do Norte do Chile; e a cooperar na restauração da democracia na Venezuela. O Chile também manifestou apoio ao ingresso do Brasil na Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

    10. O Presidente Jair Bolsonaro parabenizou o Chile pelos esforços do país em organizar a Conferência do Clima (COP 25), apesar das divergências já manifestadas pelo governo brasileiro. “Comparecemos aqui, com muita satisfação, mas não poderemos assinar um acordo onde alguns objetivos sejam impossíveis de nós atingirmos. Afinal de contas, o Brasil nada deve ao mundo no tocante à preservação do meio ambiente. Temos essa preocupação, mas, juntamente com ela, temos a preocupação com o desenvolvimento”, frisou.

   11.  Bolsonaro salientou que sua grande preocupação, como presidente, é com a Região Amazônica. “A Região Amazônica não pode continuar em risco de ser internacionalizada. É um patriotismo da nossa parte e é uma preocupação, sim, de nós mantermos aquela área sob nosso domínio. Mas estamos à disposição para assinarmos acordos sobre biodiversidade, por exemplo, com a exploração racional dos bens que temos naquela região”, acrescentou.

   12. Os dois presidentes destacaram o momento “particularmente auspicioso” do relacionamento entre Brasil e Chile e anunciaram a intenção de aprofundar o compromisso de ambos os países com a democracia, as liberdades individuais, a paz, a segurança internacional e o desenvolvimento econômico da América do Sul.

   13. Piñera e Bolsonaro ressaltaram, durante a cerimônia, que Chile e Brasil vivem um dos momentos mais bonitos e produtivos da história entre os dois países, “uma amizade sem limites e sem fronteiras”, conforme assinalou o presidente chileno, que reiterou as boas-vindas a Bolsonaro e expressou o carinho e apreço do povo chileno pelo Brasil.
                                                                       *****
   14. O livro 'Heróis de 59', de autoria do jornalista Antônio Matos, selo da 'Solisluna' e que narra a história da conquista da I Taça Brasil pelo Bahia, será lançado no dia 10 de abril, às 18h30, no auditório da Arena Fonte Nova, situado no quarto andar do estádio. Inicialmente, este evento fora programado para 29 de março, no mesmo local. 

   15. Acontece em Brasília o congresso extraordinário do PPS. Durante o encontro, membros do partido debatem a construção de uma agenda política e a substituição do nome da legenda após 27 anos da fundação do Partido Popular Socialista. O atual nome vinha sendo mantido desde 1992, quando a sigla trocou a nomenclatura de PCB para PPS. 

    16. “Precisamos urgentemente de mudanças no modo de se fazer política no Brasil, e nada tão simbólico como começar pelo próprio nome. Nosso objetivo é deixar a nominação mais próximo da população. Cidadania é um nome que contempla a todas as demandas que necessitamos defender, lutando pela garantia dos direitos do cidadão. Então, o Partido Popular Socialista agora se chama Cidadania”, anunciou Joceval Rodrigues, vereador de Salvador e presidente estadual da legenda na Bahia.

   17. O vice-prefeito Bruno Reis cancelou agenda administrativa e esteve no final da manhã de hoje (23) na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), para fazer uma avaliação dos impactos das fortes chuvas que caíram na cidade entre o final da noite de ontem (22) e a madrugada deste sábado.

   18. Choveu 115,2 milímetros em alguns pontos de Salvador, a exemplo da região de Ondina. O previsto para o mês todo era de 151 milímetros. "Uma chuva intensa e em tão curto período de tempo sempre causa transtorno. Mas, assim que ela diminuiu, a água escoou rapidamente, demonstrando o resultado desse trabalho preventivo de limpeza de nossa rede de drenagem", declarou Bruno Reis.

   19. O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, ressaltou que a previsão até este domingo (24) é de chuvas moderadas. Entretanto, a Defesa Civil segue em plantão 24 horas atendendo a chamados no telefone 199.

   20. "Tivemos 32 ocorrências na madrugada, mas sem registros de vítimas ou casos de gravidade. A previsão até amanhã é que as chuvas diminuam. Mas estamos em alerta, junto com os demais órgãos do sistema municipal de Defesa Civil, para atuar tanto preventivamente quanto emergencialmente", afirmou Sosthenes Macêdo.

   21. O lançamento da cartilha de Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho, no próximo dia 27, ás 15 horas, no auditório Paulo Spinola,  integra a programação das atividades relacionadas ao Mês da Mulher na Procuradoria Geral do Estado da Bahia. 

   22. O objetivo da publicação é oferecer a seus servidores informações que possibilitem a identificação de situações que caracterizem tais comportamentos no ambiente de trabalho, bem como as providências cabíveis para garantir a proteção da vítima e a responsabilização do assediador. Estarão  presentes no evento representantes femininas de diversos setores da sociedade civil e de instituições públicas, a exemplo da OAB-BA, TJ-BA, Ministério Público, Secretaria de Política para Mulheres, Defensoria Pública, SSP-BA, ALBA, PM,UFBA, TRT 5ª Região e outras.

   23. Segundo a procuradora geral adjunta Luciane Rosa Croda " A PGE entende que os assédios moral e sexual representam violação à dignidade da pessoa humana, assim como aos direitos fundamentais ao trabalho e à saúde, previstos na Constituição Federal", afirmou.

   24. O tema dia a dia, ganha mais espaço na mídia e no cotidiano das  instituições, e é cada vez mais discutido e, mesmo assim, é essencialmente polêmico. Em razão de sua crescente importância nas relações trabalhistas e de seus efeitos perversos, o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho deve ser debatido de forma séria e comprometida por toda a sociedade.

    25. Estudos comprovam  que os assédios moral e sexual causam perda de interesse pelo trabalho e do prazer de trabalhar, desestabilizando emocionalmente e provocando não apenas o agravamento de moléstias já existentes, como também o surgimento de novas doenças.

   26. Dados  da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam que 52% das mulheres economicamente ativas já foram assediadas sexualmente.  Segundo a Força Sindical, o assédio sexual é o segundo maior problema enfrentado pelas mulheres no ambiente de trabalho, ficando atrás somente dos baixos salários. Informações do TST demonstram que a maioria das ações que correm na Justiça do Trabalho por assédio moral são ajuizadas por mulheres.