Política

Cantor e compositor Manno Góes recebe Comenda Dois de Julho

Marcelino Galo mencionou a luta de Manno Góes por direitos autorais dos compositores em eventos públicos como Carnaval e Réveillon
Ascom Marcelino Galo , Salvador | 21/02/2019 às 17:57
Marcelino Galo mencionou a luta de Manno Góes por direitos autorais dos compositores
Foto: divulgação

Expoente da música baiana, o cantor e compositor Manno Góes foi homenageado nesta quinta-feira (21) na Assembleia Legislativa da Bahia com a Comenda Dois de Julho, maior honraria da Casa. A homenagem é o reconhecimento pelo seu trabalho em defesa da classe artística, principalmente dos compositores musicais, e  pelo seu engajamento com as questões sociais. Participaram da sessão secretários de Estado, artistas e cantores baianos, deputados, jornalistas, entre outras personalidades.

Autor da proposta, Marcelino Galo mencionou a luta de Manno Góes por direitos autorais dos compositores em eventos públicos como Carnaval e Réveillon. “Este brilhante compositor não se cala diante de irregularidades ou injustiças, pelo contrário, luta por uma categoria, defende ideais democráticos e denuncia os poderosos que se perpetuam no poder. Parabéns Manno por ser um ilustre compositor de músicas que o povo adora, pela sua luta e coragem. Você é merecedor deste reconhecimento”.

O cantor e compositor Manno Góes agradeceu a honraria e fez uma importante reflexão sobre o lugar do compositor na música. “Quero agradecer à Marcelino Galo, deputado combativo, que faz da cultura a sua bandeira, coisa que é muito rara. Estamos aqui não só para homenagear um cantor e defensor das causas autorais, mas também pela sensibilidade social que é tão importante. Assim como no meio social existem pessoas invisíveis, como o porteiro do nosso prédio que muitas vezes não sabemos sequer o nome, na ambiência da música também temos nossos invisíveis. Aquelas pessoas que não estão nos programas de tv, nem dando entrevista, mas estão nos bastidores, na coxia, e dentro deste grupo está o compositor. E é contra essa invisibilidade que nós lutamos”.

Para o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, também presente à cerimônia, a condecoração é uma justa homenagem ao músico por seu trabalho em favor do desenvolvimento cultural e político. “Ele é um dos nossos importantes embaixadores. Atua valorizando nossa cultura, contribuindo para dar visibilidade à Bahia por meio da música, o que fortalece a indústria do turismo”.

Compositor de sucesso, Manno Góes emplacou sucessos como “Milla”, “Acabou”, “Praieiro”, “Ê Saudade”, “Minha Estrela”, “De Bandeja” e “Dani”, entre outras composições e já foi gravado por artistas como Netinho, Jammil, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Biquini Cavadão. Manno Góes faz parte da União Brasileira de Compositores (UBC) e é hoje uma das grandes referências de artistas engajados na defesa dos direitos autorais e do respeito ao autor.

Também participaram da sessão a presidente da Associação Procure Saber, Paula Lavigne; o escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Cícero; o secretário de Comunicação do Estado, André Curvelo; o cantor Adelmo Casé; o secretário de Ciência e Inovação, Rodrigo Hita; vereador de Salvador, Marcus Mendes; o diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves; gerente do ECAD, Bahia e Sergipe, Márcio Rodrigues; representante da UBC, Marcia Bittencourt; Superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões; jornalista Malu Fontes e os deputados estaduais Maria Del Carmen, Rosemberg Pinto, Robinson Almeida, Jusmari Oliveira e Victor Bonfim.