Política

TITULAR DA SEMTEL é alvo de criticas na CMS e pedem sua demissão

Titular da Semtel dará esclarecimentos à Câmara dia 13 de março Alberto Pimentel falará sobre indicação de Bruno Guimarães. Com informações da CMS


Da Redação , Salvador | 20/02/2019 às 19:24
Alberto Pimentel
Foto:

Será no dia 13 de março, às 15h, no Plenário Cosme de Farias, o depoimento do secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer, Alberto Pimentel, à Câmara de Salvador, sobre a nomeação do policial militar Jorge Bruno Guimarães de Souza para o cargo de diretor do Trabalho, apesar de responder a processo por agressão a uma mulher. O episódio dominou a sessão ordinária desta quarta-feira (20), com pronunciamentos de diversos vereadores, tanto da situação quanto da oposição, cobrando a exoneração do titular da Semtel por ter defendido o acusado.

A sessão em que o secretário dará explicações e será questionado pelos vereadores terá a direção do vereador Edvaldo Brito (PSD), procurador parlamentar da Câmara. O processo de apuração será acompanhado também pela Procuradoria da Mulher, a cargo da vereadora Marcelle Moraes (sem partido), e pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (PRB).

Os líderes das bancadas do governo, Henrique Carballal (PV), e da oposição, Sidninho (Podemos), defenderam a exoneração do secretário Alberto Pimentel, indicado pelo PSL. “Esta Casa tem que se posicionar, porque além de agressão a mulheres tem fascista instalado na Semtel, uma secretaria tão importante e que foi comandada com maestria pelo nosso atual presidente, o vereador Geraldo Júnior. A Constituição diz que é crime fazer apologia ao fascismo e não podemos compactuar com isso em nome de uma aliança nacional com o PSL”, frisou Carballal.

Geraldo Júnior (SD) deixou claro que a Câmara cumprirá seu papel de fiscalizar o Executivo, com independência, e que ele agirá como um “maestro da imparcialidade”, designando a apuração ao procurador parlamentar Edvaldo Brito.

O caso

 Alberto Pimentel assumiu a Semtel por indicação da esposa, a presidente estadual do PSL, deputada federal Dayane Pimentel, de Feira de Santana. Com a denúncia de que o policial militar Jorge Bruno Guimarães Souza, nomeado como diretor do Trabalho, foi alvo de processo por agressão a uma ex-namorada, em 2014, pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), o titular da pasta saiu em defesa do subordinado. Vereadores das duas bancadas também acusaram Pimentel por desprestigiar o Legislativo, na medida em que dificulta o atendimento aos parlamentares e suas demandas.