Política

BOLSONARO DÁ SINAIS DE QUE VAI SER UM NOVO JÂNIO QUADROS

O presidente está cedendo demais e o eleitor não votou nele com essa expectativa. Pelo contrário.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/02/2019 às 19:08
Janio Quadros
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. OU Jair Bolsonaro se comporta como presidente da República e respeita seu eleitorado ou vai acabar como Jaânio Quadros. Foi eleito para fazer as reformas que o Brasil necessita, mais um voto de confiança num político, e se deixa levar por injunções familiares e debates sem sentido com um ministro como revelam os áudios de suas falas com Bebianno .

   2. E, o que é pior, ainda mentiu a Nação ao dizer que não havia dialogado com o então ministro quando estava num hospital em São Paulo. Depois aparece de sandálias e paletó feito um jeca e agora fatia o projeto do ministro da Justiça, Sérgio Moro, o Anti-Crime e a condenação do Caixa 2 sai da pauta.

   3. A população quando votou em Bolsonaro exigia dele que encaresse esses temas complexos e enfrentasse o Congresso, quer seja no combate à corrupção; quer seja na Reforma da Previdência que já foi amaciada. 

   4. Hoje, muitos eleitores de Bolsonaro já estão injuriados com essa postura do presidente e não duvidem ele aparecer com indices baixos de aproveimtamento do seu governo em pesquisa que deverá ser divulgadas em breve. Isso aconteceu com Michel Temer que teve a chance de fazer amplas reformas e não fez.

   5. Hoje, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que susta os efeitos de um decreto do governo que alterou regras de transparência ampliando a lista de servidores com poder para classificar documentos como sigilosos . O líder do governo, Major Vitor Hugo (PSL-GO), pediu na reunião de líderes que o tema não entrasse na pauta, mas foi ignorado. Apenas o PSL encaminhou voto contra o projeto.

   6. A população está saturada de políticos que cedem demais ao Congresso e aos privilegiados dos três poderes nacionais. As mordominas seguem em frente, as aposentadorias estratosféricas, idem; e não se vê o governo tomando uma ação mais firme. 
                                                                   *****
   7. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um recurso da defesa do presidente Jair Bolsonaro e manteve a condenação dele a pagar 10 mil reais por danos morais por comentários que o então deputado federal fez em 2014 a uma colega da Câmara dos Deputados, a petista Maria do Rosário (RS).

   8. A decisão do ministro do STF refere-se a um processo movido pela deputada na qual Bolsonaro foi condenado pelo episódio em que disse que não estupraria Maria do Rosário porque ela não mereceria. "(...) Ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero, jamais a estupraria. Eu não sou estuprador, mas, se fosse, não iria estuprar, porque não merece", disse, na ocasião.
                                                               *****
   9. Na próxima terça-feira, dia 26, às 15h, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara de Salvador, lançará na Praça Municipal a campanha “Meu corpo não é sua fantasia!”, de conscientização do público masculino para o Carnaval. 

   10. O tema foi aprovado em reunião ampliada no início da tarde desta terça-feira (19), no Salão Nobre da Casa, com a participação de representantes de instituições que integram a Rede de Proteção à Mulher.

   11. Além do Camarote da Câmara, no Campo Grande, as peças da campanha, incluindo banner, folder e abanos, serão distribuídas também nos espaços montados pelas instituições parceiras no Carnaval, a exemplo da base da Ronda Maria da Penha que ficará instalada em frente ao Paço Municipal; das três bases da Delegacia da Mulher (Aflitos, Barra e Ondina); e do Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher, no Campo Grande.

   12.  Esse material servirá também ao trabalho de conscientização dos policiais militares que atuarão nas patrulhas durante os dias de folia.

   13. O vereador Demétrio Oliveira (DEM) apresentou um projeto de lei que obriga a realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades municipais de Salvador. 

   14. A investigação, conforme o vereador, é indolor e serve para medir o nível de oxigênio no sangue, fornecendo informação acerca dos sistemas cardíaco e respiratório e do transporte de oxigênio no organismo.

   15. Na justificativa do Projeto de Lei nº 21/2019, Demétrio Oliveira informa que a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somete após a alta hospitalar. “Isso resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte”, observa.

   16. “O exame de oximetria de pulso deve integrar o rol de exames obrigatórios realizados em recém-nascidos atendidos nas maternidades de Salvador”, afirma Demétrio.

   17. Salvador, a cidade do maior Carnaval de rua do mundo, segundo o Guinness Book, livro dos recordes, já está se preparando para receber os turistas estrangeiros e locais para a folia. O setor hoteleiro está otimista e espera uma movimentação da economia.

   18. “Esperamos este ano uma média de ocupação superior ao que foi no ano passado de 97%. Entretanto os hotéis que ficam no circuito e nas proximidades, como Barra, Ondina e Campo Grande a expectativa é de taxa de ocupação de 100%”, afirma Glicério Lemos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

   19. Com o intuito de movimentar a economia da cidade, a Prefeitura Municipal de Salvador antecipa a festa carnavalesca, com bloquinhos de rua, como o Fuzuê e Furdunço. “A antecipação do Carnaval aumenta a receita de hotéis, bares e restaurantes e gera emprego e renda. Somente este ano o setor hoteleiro espera contratar entre 15% e 20% a mais no número de contratação de mão de obra extra”, acrescenta Lemos.

   20. Salvador vive de Carnaval em Carnaval.