Política

COM GOVERNO EM CRISE INTERNA, Bolsonaro envia Reforma da Previdência

A Polícia Militar da Bahia forma, nesta segunda-feira (18), 2.117 novos soldados no Curso de Formação de Soldados (CFSd) em todo o estado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/02/2019 às 19:14
Secretário Especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente Jair Bolsonaro se quiser manter o apoio popular que o elegeu e administrar o país sem sobressaltos necessita por ordem no Palácio do Planalto, núcleo central do governo, e não misturar as opiniões familiares dos seus três filhos com a gestão. O caso do ministro secretário geral da presidência, Gustavo Bebianno, é emblemático. 

   2. Trata-se de um político muito próximo da estrutura do presidente e que, ao que consta no noticiário nacional, será exonerado na segunda-feira, 18, depois de um entrevero com um dos filhos do presidente.

   3. Ora, anuncia-se que na quarta-feira, 20, segundo o secretário Especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho (foto) que Bolsonaro enviará ao Congresso o texto da Reforma da Previdencia, um dos itens mais importantes do seu governo, e o fará exatamente com o governo enfrentando uma crise interna uma vez que Bebianno é o presidente do PSL, partido que é a base principal do presidente. 

   4. Essa fragilidade fará com que, parlamantares se sintam mais à vontade para exigir do governo alguns pleitos no tradicional toma lá: dá cá. Parece ser inevitável. Pelo menos, historicamente, no Brasil é assim. Quando mais o presidente é frágil mais se pede. É só lembrar de Michel Temer, o qual mesmo cedendo muita coisa não conseguiu aprovar a Reforma da Previdência.

   5. E sabe-se Deus o que Bebianno poderá falar depois de exonerado e as entrevistas que dará. A imprensa brasileira é livre e ativa e provavelmente o presidente terá que responder algumas questões que advirão. 

   6. Por outro lado, com base tão fragmentada, aprovar uma PEC, uma emenda à Constituição requer mais de 300 votos na Câmara o que não é nada fácil, ainda mais com o governo batendo cabeça internamente. Se quiser ter sucesso, Bolsonaro tem que apaziguar os ânimos e segurar o impeto dos seus filhos. 
                                                               *****
   7. A Secretaria da Educação do Estado realizou, neste sábado (16), um planejamento estratégico com os diretores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com foco nas ações que fortaleçam o ensino e aprendizagem dos estudantes. 

   8. A atividade foi coordenada pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, com a participação da equipe técnica da Secretaria e do chefe de gabinete da Governadoria do Estado, Cícero Monteiro, que representou o governador Rui Costa.

   9. Segundo Jerônimo, o encontro aproxima o órgão Central dos NTE e promove um alinhamento das atividades, do administrativo ao pedagógico. “Precisamos estar sempre conversando com os dirigentes para conhecermos suas demandas e debatendo ações que possam melhorar desde a gestão dos Núcleos até o aprendizado do estudante na escola. 

   10. Por isso, queremos definir esses pontos para planejarmos as estratégias, visando um aumento qualitativo do ensino e aprendizagem nos próximos quatro anos. A ideia, também, é definirmos uma agenda para acompanharmos presencialmente o trabalho nos núcleos”, ressaltou.

   11. A Polícia Militar da Bahia forma, nesta segunda-feira (18), 2.117 novos soldados no Curso de Formação de Soldados (CFSd) em todo o estado. O ingresso dos novos policiais militares marca o aniversário da corporação, criada em 17 de fevereiro de 1825, que há 194 anos atua no policiamento ostensivo dos 417 municípios, protegendo baianos e turistas.

   12. Em Salvador, a solenidade acontece na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim às 9h, onde serão formados 549 soldados na capital baiana. O evento contará com as presenças do governador Rui Costa, do comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, de autoridades civis e militares, familiares e convidados dos formados.

   13. Em todo o estado também serão formados nos Batalhões de Ensino Instrução e Capacitação (Beic) 219 soldados em Juazeiro, 375 em Feira de Santana, 269 em Ilhéus, 273 em Vitória da Conquista, 216 em Barreiras e 216 em Itaberaba, totalizando 2.117.

   14. O governo baiano acaba de registrar a marca de mais de 3 mil processos administrativos eletrônicos abertos em um único dia pelos mais diversos órgãos estaduais no SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. 

   15. O recorde – batido na quarta-feira (13.02) – demonstra o avanço do processo de implantação do novo software, que está sendo conduzido pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de eliminar o papel como suporte físico para documentos na administração pública estadual.

   16. De acordo com o coordenador do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos, os 3.027 processos eletrônicos abertos por servidores estaduais no último dia 13 de fevereiro representam um acréscimo de aproximadamente 30 mil novos documentos ao sistema informatizado.

   17. “Isso significa que a cada hora de trabalho, nós geramos uma média de 3.750 documentos eletrônicos e cada um destes arquivos digitais representa economia para os cofres públicos, já que estamos eliminando despesas com folhas de papel, grampos, capas de processos, impressão e transporte de material”, ressalta Anderson.

   18. O Batalhão de Operações Policias Militares (Bope) realiza no domingo (17), a partir das 6h30, no Jardim Armação, a 1ª corrida com obstáculos intitulada Desafio Bope, aberto ao público, em comemoração aos 194 anos da Polícia Militar da Bahia. Já são mais de 1.700 inscritos, sendo que 70% dos inscritos são civis.

   19. O Desafio une agilidade, equilíbrio, força e resistência num percurso de 3,5km com o uso de 15 obstáculos. Todos os participantes, ao concluir as etapas, ganharão medalhas. As inscrições pela internet já foram encerradas, mas, devido à grande procura, novos lotes extras estão disponíveis para venda na loja Diva Produções/ Harém, no 2º piso do Shopping Salvador.

   20. O ingresso tem o custo de R$ 150 reais e a entrega de 1kg de alimento. Policiais Militares têm desconto de 10% do valor. Os participantes recebem um kit contendo uma sacochila, uma camisa de manga longa com proteção UV, um canelito e um squeeze. Os alimentos recolhidos serão doados para instituições de caridade com entrega simbólica durante o evento.

   21. O governo baiano acaba de registrar a marca de mais de 3 mil processos administrativos eletrônicos abertos em um único dia pelos mais diversos órgãos estaduais no SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. 

   22. O recorde – batido na quarta-feira (13.02) – demonstra o avanço do processo de implantação do novo software, que está sendo conduzido pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) com o objetivo de eliminar o papel como suporte físico para documentos na administração pública estadual.

   23. De acordo com o coordenador do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos, os 3.027 processos eletrônicos abertos por servidores estaduais no último dia 13 de fevereiro representam um acréscimo de aproximadamente 30 mil novos documentos ao sistema informatizado.

   24. “Isso significa que a cada hora de trabalho, nós geramos uma média de 3.750 documentos eletrônicos e cada um destes arquivos digitais representa economia para os cofres públicos, já que estamos eliminando despesas com folhas de papel, grampos, capas de processos, impressão e transporte de material”, ressalta Anderson.

   25. É com imenso pesar que a Polícia Militar da Bahia (PMBA) informa o falecimento do sargento Valdivino Ferreira dos Reis, 52 anos, que era lotado na 97ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na manhã de sexta-feira (15).

   26. Segundo informações da Unidade, o policial militar foi internado em um hospital situado no município de Irará com sintomas de infecção e pressão arterial baixa na última quinta-feira (14). No dia seguinte pela manhã, após apresentar uma piora no quadro clínico, ele foi transferido para outro hospital, no município de Catú, mas acabou não resistindo a uma infecção generalizada.

   27. Há 29 anos Ferreira integrava as fileiras da Corporação e deixa esposa e quatro filhos. O sepultamento do militar será realizado às 15h deste sábado (16), no Cemitério do Retiro, no Povoado Mata Costa, município de Coração de Maria.

    28. A Estação da Lapa recebe a partir da próxima segunda-feira, 18, uma ação do Procon, que vai esclarecer dúvidas do consumidor no contexto do Carnaval. Até a sexta-feira, 22, serão distribuídas cartilhas informativas no local com orientações para que o cidadão saiba como proceder em caso de problemas nas relações de consumo no período que antecede a festa.

   29. Servidores do Procon também estarão na Estação da Lapa para esclarecer dúvidas da população. A ação acontece das 9h às 16h. O alvo principal da iniciativa são os consumidores (foliões ou turistas), que frequentam os locais de grande circulação da cidade.