Política

ASSEMBLEIA revoga edital de concurso e FGV vai devolver inscrições

Nesta quinta-feira (14), às 9h, em Feira de Santana, o governador Rui Costa inaugura a nova unidade do Colégio Estadual Fênix, localizado no bairro de Viveiros, para atender 720 estudantes.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/02/2019 às 19:09
Presidente da Assembleia Nelson Leal
Foto: ALBA
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Nelson Leal (PP), decidiu, na tarde desta quarta-feira 13, revogar o Edital nº 001/2018, do concurso que selecionaria 123 candidatos para compor o quadro funcional da Casa, nos níveis médio, técnico e superior.

2. A medida do chefe do Legislativo baiano vem ao encontro de decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, reiterada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em outubro do ano passado, em decisão monocrática, prolatada pela desembargadora Sílvia Zarif, o certame foi suspenso por prazo indeterminado. A magistrada atendeu a ação de pleiteantes a vagas no último concurso da Assembleia Legislativa.

3. “Compreendemos o momento de elevado número de desempregados no país, de frustrações e incertezas para os inscritos no concurso, assim como da importância que os aprovados teriam para recompor os quadros de servidores da Alba, mas não poderíamos fugir ao princípio de que decisão judicial se cumpre”, resignou-se, Leal.

4. O ato de revogar o concurso nasceu de uma posição consensual entre a Presidência e a Procuradoria-geral da Alba. “Frustradas todas as nossas tentativas para viabilizar o certame, somente restou à Assembleia Legislativa a decisão de revogá-lo, garantindo aos candidatos a devolução devida dos valores de inscrição. Decisão judicial se cumpre”, explicou o procurador-geral da Alba, Graciliano Bonfim.

5. Presidente Nelson Leal determinou aos órgãos competentes do Legislativo baiano a realização de gestões junto à Fundação Getúlio Vargas, no sentido de que a FGV proceda à imediata devolução da taxa de inscrição dos candidatos. Leal requereu ainda à Superintendência de Administração e Finanças da Casa que promova o devido distrato contratual com a FGV.
                                                                                     *****

6. (Globo.com) A deputada do PSL Joice Hasselmann (SP) repreendeu publicamente o filho do presidente Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro . Nesta quarta-feira, Joice criticou o fato de Carlos ter escrito, nas redes sociais, que o ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, mentiu sobre conversas com Jair Bolsonaro.

7.  Em entrevista ao GLOBO, o ministro havia negado que protagonize uma crise no Palácio do Planalto e afirmou ter conversado, por mensagens, três vezes com o presidente na terça-feira.

 8. — Filho do presidente não pode escrever mensagem para criar uma crise no governo. Quem tem que falar com ministro é o presidente — disse Joice.

9. — O filho do presidente está tentando criar uma crise dentro do governo. Não é compatível. É uma coisa de louco.

10. As publicações de Carlos acentuaram os rumores de que Bebianno vive uma instabilidade no governo. Na terça-feira, o ministro cancelou agenda da tarde, depois de almoçar com seus assessores no restaurante do Planalto e ter se recusado a dar declarações à imprensa. À noite, ele se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

11. Após o dia de rumores no Palácio do Planalto de que protagonizava uma nova crise do governo, Bebianno negou que seja motivo de instabilidade no executivo. O ministro afirmou ao GLOBO que havia falado três vezes com o presidente Bolsonaro por mensagens de WhatsApp, o que foi negado pelo vereador do Rio.

13. — Não existe crise nenhuma. Só hoje falei três vezes com o presidente — disse Bebianno ao GLOBO, afirmando que a conversa se deu por mensagens no WhatsApp. 

14. Nedes sociais, nesta quarta-feira, Carlos Bolsoanaro disse que Bebianno não conversou na terça com o presidente

15. Ontem estive 24 horas do dia ao lado do meu pai e afirmo: É uma mentira absoluta de Gustavo Bebbiano (sic) que ontem teria falado 3 vezes com Jair Bolsonaro para tratar do assunto citado pelo Globo e retransmitido pelo Antagonista", disse o vereador no Twtitter.  Minutos depois, Carlos fez uma nova postagem na rede social e postou um áudio enviado pelo presidente a Bebianno:
                                                                   *****
16. Nesta quinta-feira (14), às 9h, em Feira de Santana, o governador Rui Costa inaugura a nova unidade do Colégio Estadual Fênix, localizado no bairro de Viveiros, para atender 720 estudantes. Durante a solenidade, Rui anuncia a licitação para recuperação da pavimentação do acesso entre o bairro Viveiros e o Anel Rodoviário de Feira, no valor de R$ 383,24 mil. 

17. Também será feita a entrega simbólica de 22 viaturas para os municípios de Abrantes, Camacan, Curaçá, Dias D'Ávila, Ibotirama, Ipiaú, Lençóis, Medeiros Netos, Porto Seguro, Seabra e Valença. Foram investidos R$ 536,54 mil para a aquisição dos veículos.

18. Os visitantes do Shopping Barra já podem contar com mais um espaço diferenciado para aproveitarem novas experiências. O Terraço do Barra é um ambiente para amigos e famílias desfrutarem de momentos de felicidade com conforto, segurança, jogos, atividades lúdicas e uma linda vista para o mar. Além disso, contará semanalmente com uma série de atrações culturais e de entretenimento. 

19. O famoso pôr do sol da Barra também poderá ser admirado por soteropolitanos e turistas nesse ambiente charmoso e amparado por toda a estrutura disponibilizada pelo shopping. Uma excelente opção para uma pausa a qualquer hora do dia!

 20. Na próxima quinta-feira, 14, as boas-vindas ao final de semana acontece com o Welcome Day. Será um momento especial para receber os clientes e a boa música ficará por conta do DJ Luis Caldas, com apresentação das 17h às 19h. Quem quiser entrar no clima total de relaxamento e conexão consigo mesmo, a programação ainda contará com uma aula de Ioga às 18h.

21. Após 18 meses de prisão em Cabo Verde os velejadores brasileiros Daniel Guerra, Rodrigo Dantas e Daniel Dantas finalmente pisam em solo brasileiro. Eles chegam em Salvador nesta quinta-feira (14) e devem receber a imprensa às 14 horas, no Bahiamar Hotel (Rua João Mendes da Costa Filho, 125, Jardim de Alah - Salvador – Bahia).

22. É no Brasil que eles responderão, agora em liberdade, às acusações feitas pela justiça do país africano. Já foram divulgadas as primeiras imagens dos Velejadores deixando a cidade de Mindelo- Cabo Verde (voo de Mindelo para a capital, Ilha de Sal - Cabo Verde) onde nesta noite embarcam num voo da TACV direto para Salvador.  Chegada prevista para 0:00 hora local. O gaúcho Daniel Guerra estará no Rio Grande do Sul no início da próxima semana.

23. As vendas no comércio varejista baiano registraram taxa negativa de 0,1% em 2018. No mês de dezembro variação negativa de 0,5%, quando comparado a igual mês do ano de 2017. No varejo nacional, o volume de negócios cresceu 0,6%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano registrou um forte recuo de 8,4%. 

24. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

25. O resultado das vendas do varejo baiano em dezembro revela que o setor ainda não retomou níveis satisfatórios de crescimento. O indicador da variação sazonal mostra que os gastos realizados pelos consumidores em novembro, dado ao aumento das vendas online durante as promoções da Black Friday que vem ocorrendo, sistematicamente, nesse mês, influenciou o poder de compras dos consumidores em dezembro. 

26. Apesar dos dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas referente ao Índice de Confiança do Comércio (ICOM) registrar crescimento de 5,7 pontos em dezembro, ao passar de 99,4 para 105,1 pontos.

27.  Estudantes universitários, que já concluíram pelo menos 50% da graduação, devem ficar atentos. Estão abertas até o dia 24 de fevereiro as inscrições no primeiro edital do Partiu Estágio em 2019. As oportunidades no serviço público são para 49 municípios baianos, incluindo Salvador, distribuindo 2.325 vagas entre 62 órgãos estaduais. 

28. As inscrições, exclusivamente pela internet, podem ser feitas no site do programa: www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. Desde que foi lançado, em abril de 2017, o Partiu Estágio já contratou mais de seis mil estagiários. Mais informações sobre o programa e o edital no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br).

29. Podem participar estudantes residentes no Estado e regularmente matriculados em instituições de ensino superior com sede na Bahia – sejam estas estaduais, federais ou privadas. A exigência é que os universitários possuam mais de 16 anos e que cursem graduações com aulas presenciais. Para este edital, as oportunidades contemplam 109 cursos diferentes, sendo os mais solicitados os de Administração, Comunicação Social e habilitações, Direito e Engenharias.

30. “A disponibilidade de vagas para cada edital é fruto de estudo técnico, com vistas a atender à demanda dos órgãos públicos por estagiários, que irão atuar em atividades diretamente ligadas à sua área de formação”, esclarece o secretário da Administração, Edelvino Góes. O cadastro de cada candidato irá compor um banco, que terá validade de seis meses, do qual sairão as convocações dos novos estagiários do Estado.