Política

NETO DA VISIBILIDADE A BRUNO REIS E HÁ SINAIS DE SEU NOME A PREFEITO

A corrida sucessória não começou somente em Salvador, mas, em quase todos os municípios da Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/01/2019 às 18:26
Bruno Reis com funções de administração executiva
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ainda é muito cedo para comentarmos sobre a sucessão do prefeito ACM Neto (DEM) que só vai acontecer em 2020. Mas, desde já, uma vez que Neto perdeu a chance de disputar o governo do Estado contra Rui Costa (PT), erro político grave em nossa opinião, dá sinais de fortalecer o nome do seu vice-prefeito Bruno Reis, salvo engano ainda no MDB, visando ser o cara a enfrentar a oposição, em 2020.

   2. Se nos dois primeiros anos do segundo mandato de Neto, Bruno teve funções mais políticas e de percepção da administração, a partir do momento em que foi nomeado secretário de Infraestrutura passou a ter funções política e administrativa mais executiva, o que permite uma maior visibilidade de sua personagem. 

  3. Assim, em 2013, Jaques Wagner fez com Rui Costa, quando do seu segundo mandato, praticamente transformando-o num 'governador' o que lhe deu visibilidade e o elegeu, em 2014. Mas, cada caso; é um caso.

   4. Neto, se assim proceder com Bruno Reis, abrindo mão inclusive dele próprio inaugurar algumas obras importantes que tenha na cidade, Bruno só tende a crescer. Evidente que, como aconteceu com Rui, cabe a Reis frazer a sua parte, correr atrás, fazer as articulações políticas, etc, e não ficar apenas esperando pelo apoio de Neto, até porque, ao que dizem, há ainda concorrentes a vencer internamente, mudar de partido e trabalhar duro, sem cessar. 

   5. E, claro, tal como aconteceu em Rui que tinha concorrentes internos, estes foram eliminados por Wagner, o que, no caso da PMS podem também ser eliminados por Neto.

   6. Na oposição, o nome até agora pré-lançado é do deputado federal sgt e pastor Isidório. Nome forte em proporcionais, mas, com dúvida se teria o mesmo desempenho numa majoritária. Ainda assim é deputado bom de votos, o mais votado na Bahia em duas legislatutras (estadual e federal) e com ideias conservadoras, o que está em moda. Claro que terá concorrentes, provavelmente de peso, uma vez que o nome preferencial de Rui Costa será fortíssimo. 

   7. Na expectativa estariam Alice Portugal (PCdoB), que foi derrotada por ACM Neto na sua reeleição; Nelson Pelegrino (PT) também derrotado por Neto na primeira eleição; um outro nome do PT (o que é improvavel) mas existem; e Lídice da Mata (PSB). Não vejo nomes no PP e PSD, até porque, diz-se, Leão e Otto sonham com Ondina e não com Tomé.

   8. A corrida é longa, mas, nos bastidores já começou. Na prática, a política brasileira é assim mesmo: termina uma eleição e já começa a tratar da seguinte.
                                                                   *****
   9. O Instituto Marie Pierre de Saúde – IMAPS (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mutuípe), o Instituto Fênix e o Insaúde (Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde) apresentaram os menores valores globais para a prestação de serviço de saúde à Prefeitura de Feira de Santana e ao complexo materno-infantil da Fundação Hospitalar de Feira de Santana nos próximos seis meses. Se classificaram à fase seguinte da dispensa emergencial.

   10. Os quatro processos administrativos versaram sobre contratações de empresas para prestação de serviços nas áreas de obstetrícia e ginecologia, pediatria e neonatologia, nos setores de enfermagem, odontologia e gestão na área de saúde pública e especializada para atender as unidades da rede própria do município. 

   11. A ata da reunião – realizada nesta quinta-feira, 10, para análise das cotações, será publicada na edição desta sexta-feira, 11, do Diário Oficial Eletrônico do município. Os serviços foram divididos em quatro lotes, mas duas empresas apresentaram interesse em participar de dois e outra apenas e outra de um.

   12. O diretor do Departamento de Administração Geral, Adilson Guimarães, que coordenou a comissão que analisou os documentos apresentados, disse que os vencedores deverão apresentar à Secretaria de Administração, até a próxima segunda-feira, 14, a documentação legal e devida. “Depois da devida avaliação dos documentos, a Seadm vai chamar os vencedores para a assinatura dos contratos”. Ele também elogiou a equipe, que definiu como muito experiente e competente.

   13. Participaram do processo os servidores Josilene da Silva Araújo, Aidil Pinheiro do Nascimento, Diego de Oliveira Silva Azevedo, Fabrício dos Santos Amorim e Osmário de Jesus Oliveira.

   14. Com inscrições abertas desde o último dia 27 de dezembro, o Edital Carnaval Ouro Negro continua, até 25 de janeiro, recebendo as propostas das entidades interessadas em participar do projeto, que tem por objetivo manter as tradições de matriz africana no carnaval de Salvador, além de estimular o desenvolvimento de trabalhos sociais ao longo do ano. 

   15. O edital foi aberto em parceria entre a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

    16. Podem participar entidades de matriz africana dos segmentos afro, afoxé, samba, reggae e de índio, que desfilam no Carnaval de Salvador. Os procedimentos, critérios, normas e disposições, entre outras informações úteis, acerca da seleção das propostas devem ser acompanhado no site da SecultBA (www.cultura.ba.gov.br) e da Sepromi (www.sepromi.ba.gov.br).

    17. Este ano, o edital está com novo formato, em cumprimento à Lei Federal nº 13.019/2014, que trata do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), regulamentada no Estado da Bahia sob decreto nº 17.091, de 5 de outubro de 2015. Para sanar dúvidas sobre esta transição, aconteceu na última terça-feira (08), no auditório da PGE, um encontro com entidades.

   18. A documentação completa exigida para a inscrição deve ser entregue, exclusivamente de forma presencial, em envelope lacrado, na sede da SEPROMI, situada a Avenida Manoel Dias da Silva, no 2.177, Pituba – Salvador - Bahia, CEP 41. 830-000, das 08h30 às 12h e 14h às 17h.

   19. Atendendo à reivindicação da população, o prefeito ACM Neto inaugura nesta segunda-feira (14), às 9h30, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Mata Escura, localizada na Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela (mais conhecida como Rua Direta da Mata Escura, em frente ao Condomínio Recanto Verde).

   20. Com intuito de garantir o princípio da equidade e integralidade da atenção, serão ofertados serviços de atenção integral, considerando as áreas prioritárias nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, além de saúde bucal.

   21. A unidade de saúde também ofertará os serviços de curativo; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; realização de visita domiciliar; marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no Distrito Sanitário; dispensação de medicamentos básicos; e confecção do Cartão SUS (2ª via).

   22. A tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim acontecerá no próximo dia 17. Como acontece todos os anos, os vereadores de Salvador que são devotos da figuração de Jesus Cristo em ascensão já se preparam para renovar a fé e percorrer os oito quilômetros do cortejo religioso entre a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada.

   23. De acordo com a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o tema escolhido este ano foi “Jesus, o amado Senhor do Bonfim”.

   24. A Lavagem do Bonfim sempre ocorre três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que todo ano é celebrado no segundo domingo após o dia 6 de janeiro, data em que a igreja católica celebra a Festa de Reis. Como a data é móvel, este ano, a lavagem acontecerá no dia 17 e o dia do Nosso Senhor do Bonfim será no domingo, dia 20 de janeiro.