Política

“O Congresso Nacional foi uma grande escola” diz Pinheiro em despedida

Senador Walter Pinheiro discursou nesta quinta-feira(13)
Imprensa Pinheiro , Salvador | 15/12/2018 às 19:26
Senador Walter Pinheiro
Foto: div

Faltando poucos dias para o encerramento do ano legislativo, o senador Walter Pinheiro (sem partido – BA) esboçou uma despedida no plenário do Senado, em discurso nesta quinta-feira (13). Ele fez um breve apanhado de sua atuação de 26 anos no Parlamento, incluindo sua passagem na Câmara dos Deputados, em temas caros de sua trajetória, como o Orçamento, Telecomunicações, Energia, Ciência e Tecnologia, Educação, entre outros.

“O Congresso Nacional foi uma grande escola. Aqui aprendi a conviver, a estudar mais e pude contribuir enormemente para a elaboração de um novo arcabouço legal para diversas áreas. Tive uma participação muito intensa, porque o momento em que cheguei se discutia no Brasil a reformulação de diversos setores da economia: energia, telecomunicação e petróleo”, relembrou Pinheiro.

O senador citou a Canção da Despedida (Geraldo Azevedo/Geraldo Vandré) para ilustrar o momento: “Não sei se dá para trabalhar o que a canção diz – ‘Já vou embora, mas sei que vou voltar’. Não posso dizer que não voltarei – isso não farei. Mas não há, hoje, no meu horizonte, essa possibilidade, inclusive foi uma decisão discutida, amadurecida. Eu acho que já dei minha contribuição [no Parlamento] e, portando, posso continuar contribuindo em outra frente, como fiz lá no Executivo baiano, ou até voltando para a minha área de atuação profissional”.

No balanço que fez, Pinheiro recordou legislações que contaram com sua vigorosa atuação, como a Lei de Informática, a Lei Geral de Telecomunicações e o Marco Civil da Internet, além da luta pelo reconhecimento profissional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias, a chegada das cinco novas universidades – UFRB, UFOB, UFSB, Univasf e Unilab – e a ampliação dos Institutos Federais na Bahia.

O senador prometeu um pronunciamento final mais apropriado na próxima semana, quando de fato encerra-se as atividades na Casa. “Combati o bom combate. Deixo esta Casa com uma sensação muito positiva, com muita alegria. Vou poder ficar cada vez mais na minha terra, onde tenho cooperado nesses últimos dois anos com o Governo Rui Costa na Secretaria Educação, fui Secretário de Planejamento do Governo Jacques Wagner. Mas a minha maior satisfação sabe o que é? É a satisfação de poder tranquilamente viver mais tempo com Júlia, Luíza, Tito, Isaac, Davi, Eduardo e Mariana, meus sete netos. A alegria de voltar e poder construir com meus netos uma outra caminhada, poder continuar contribuindo e a alegria de ter prestado, na minha opinião, um bom serviço à Nação, quando aqui estive”, finalizou.

Confira a íntegra do pronunciamento aqui e aqui.