Política

BOLSONARO TEM PRAZO DE 3 DIAS PARA EXPLICAR CONTAS DE CAMPANHA AO TSE

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado, o edital de abertura da seleção para estágio de alunos de pós-graduação em Direito e Gestão Pública com ênfase em Gestão Jurídica.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/11/2018 às 19:22
Bolsonaro fez visita de cortesia ao TSE
Foto: TSE
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso acolheu o parecer técnico da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) e determinou que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), apresente, no prazo de três dias, esclarecimentos e documentação complementar sobre as 22 inconsistências identificadas na prestação de contas do candidato.

   2. No despacho, o magistrado determinou também que o candidato encaminhe nova prestação de contas pelo Sistema de Prestação de Contas de Campanha Eleitoral (SPCE-2018), com status de prestação de contas final retificadora de 2º turno. Além disso, a sigla deve protocolar uma mídia eletrônica com os documentos e as manifestações solicitadas.

   3. A análise e o julgamento das contas do presidente eleito são requisitos para que ele possa receber o diploma eleitoral. A solenidade de diplomação de Bolsonaro e de seu vice, Hamilton Mourão, foi agendada para o dia 10 de dezembro, às 16h. Como de costume, a cerimônia será realizada no Plenário do TSE.

   4. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, recebeu nesta terça-feira (13), para uma visita de cortesia, o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL). O encontro ocorreu no gabinete da magistrada, na sede da Corte, em Brasília (DF).

   5. Na ocasião, a ministra entregou a Bolsonaro um exemplar da Constituição da República, impressa e editada pelo TSE. Após o encontro, a convite de Rosa Weber, o presidente eleito fez uma visita ao Plenário da Corte, local onde ocorrerá a cerimônia de sua diplomação e a de seu vice, Hamilton Mourão, no próximo dia 10 de dezembro, às 16h. 

   6. Ato jurisdicional indispensável e solene, a diplomação é a etapa do processo eleitoral em que se confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei e estão aptos a serem empossados. A solenidade representa o marco final por meio do qual a Justiça Eleitoral entrega oficialmente, a eleitos e a suplentes, o diploma eleitoral, documento que permite o exercício do mandato.

   7. Acompanharam a audiência de hoje o vice-presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e os ministros da Corte Edson Fachin, Og Fernandes, Tarcisio Vieira, Jorge Mussi e Admar Gonzaga. Os ministros substitutos do TSE Sérgio Banhos e Luís Felipe Salomão também estavam presentes. Acompanhando o presidente eleito estiveram no Tribunal o seu filho Carlos Bolsonaro, o advogado Gustavo Bebianno, o general Augusto Heleno e o major Pedro Mendes.
                                                                        ******
   8. A Procuradoria Geral do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado, o edital de abertura da seleção para estágio de alunos de pós-graduação em Direito e Gestão Pública com ênfase em Gestão Jurídica. As inscrições gratuitas acontecem no período de 08 a 30 de novembro de 2018 e serão realizadas através do site do Instituto Euvaldo Lodi - www.fieb.org/iel . 

    9. Para concorrer as vagas do programa de estagio de pós-graduação em Direito, o candidato deve possuir graduação em Direito. Para ser admitido, deverá estar devidamente matriculado e cursando uma pós-graduação também em Direito.

   10. Estão sendo oferecidas 26 vagas, sendo 14 para Salvador, 01 para Barreiras, 03 para Feira de Santana, 02 para Ilhéus, 03 para Vitória da Conquista, 02 para Juazeiro, e 01 para Teixeira de Freitas. Deste total, 10% são reservadas para portadores de necessidades especiais cujas atribuições sejam compatíveis com sua condição e 20% para candidatos com carência financeira comprovada de acordo com os requisitos exigidos no edital.

   11. A seleção será realizada por meio de prova objetiva de Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, Processo Civil, Língua Portuguesa e Redação, a ser realizada no dia 15 de dezembro de 2018 em locais a serem previamente divulgados. 

   12. Salvador recebe no dia 20 de janeiro a etapa estadual da terceira edição do concurso Mister Verão Brasil. O evento será realizado às 19h, no Hotel Sol Barra. O concurso nacional tem alcançado uma boa visibilidade no mercado de moda, revelando grandes talentos.

   13. Os 12 candidatos terão que mostrar graça, beleza e simpatia a um time de jurados criteriosos para conquistar uma vaga ao título de Mister Verão Brasil 2019, além de premiação para os três primeiros colocados e peças do estilista Jorge Andrade e da GRV Modas. 

    14. Atualmente o título pertence a Boanerges Almeida, 24 anos, morador de Simões Filho, estudante educação física, que irá passar a faixa ao seu sucessor.

   15. O mecânico de automóveis, Edmilson Santana, 49, foi ao SAC Comércio solicitar a segunda via da carteira de identidade. Sempre atento a questões de saúde, ele não hesitou ao perceber a presença do projeto Sagrada Saúde no posto, e foi o primeiro a usufruir os benefícios da ação. "Achei ótimo porque é sempre tão difícil ter acesso a cuidados com a nossa saúde, e encontrar essa possibilidade aqui no SAC a gente tem que aproveitar", afirmou.

   16. Desenvolvido pelo Hospital Sagrada Família (HSF), o projeto Sagrada Saúde realizou nesta terça-feira (13), no SAC Comércio, aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar (taxa de açúcar no sangue no momento) em 150 pessoas, entre servidores do posto e cidadãos atendidos. 

   17. De acordo com a assessora de Projetos e Eventos do HSF, Adriana Malheiros, a escolha pelo SAC Comércio foi por causa da grande movimentação diária na unidade. "A gente sabe da circulação de pessoas e da importância de se alertar à população sobre o diagnóstico precoce, que vem através de pequenos exames", disse.

   18. A parceria com o HSF é fruto do Programa de Apoio ao Colaborador (PAC). O programa, que atua em toda a Rede SAC e na própria Secretaria da Administração (Saeb), tem o objetivo principal de identificar junto aos colaboradores suas dificuldades e necessidades, pessoais ou técnicas, no desenvolvimento de suas ações no ambiente de trabalho. O projeto Sagrada Saúde volta ao SAC Comércio nos dias 27 de novembro, e nos dias 4 e 11 de dezembro.

   19. O deputado federal Bacelar (Podemos) comemorou a decisão da Secretaria de Educação do Estado de manter as atividades do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Nazaré, cidade do Recôncavo Baiano. A SEC comunicou a decisão na tarde desta terça-feira (13). O colégio completou recentemente 50 anos de funcionamento.

   20. “É um ganho para a comunidade escolar que se mobilizou sensibilizando a todos. Eles estiveram aqui e receberam meu apoio. Fico contente com a notícia, principalmente porque é um colégio tradicional, querido pelos moradores e que, em breve, vai oferecer cursos profissionalizantes. Será uma grande alternativa para levar qualificação e renda para a população nazarena”, frisou o parlamentar.

   21. Depois do Outubro Rosa, é a vez de chamar a atenção para o Novembro Azul, que alerta para a prevenção ao câncer de próstata. Por isso, nesta quarta-feira, 14, a Estação da Lapa vai receber uma ação do Centro Tecnológico Se7e, que vai levar orientações ao público que passar pelo local, das 10h às 13h, no piso térreo, em frente ao metrô.

   22. Serão apresentadas também informações sobre alimentos preventivos ao câncer de próstata, além de ofertados, gratuitamente serviços de massoterapia, avaliação nutricional, entre outras.

   23. A iniciativa conta também com a parceria do Bahia FM, que vai interagir com o público, levando brincadeiras e distribuindo brindes.