Política

ACM NETO anuncia reforma administrativa e fortalece Bruno para 2020

Desde já, ao que tudo indica, o prefeito ACM Neto vai dar mais poderes e mobilidade nos bairros a Bruno Reis
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/10/2018 às 18:57
Bruno (ao centro) assume coordenação de todos programas sociais da PMS
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ao que tudo indica, o prefeito ACM Neto (DEM) já está acordado para 2020 e Bruno Reis assume coordenação de programas sociais de Salvador. Até dezembro, Neto também anunciará uma reforma administrativa. Evidente que o gestor municipal está observando o chamado 'ronco das urnas' e desde já é preciso mudar algumas peças, fortalecer outras e ajustar ações da PMS. 

   2. Em sendo assim, o vice-prefeito Bruno Reis (virtual candidato a prefeito em 2020) vai assumir a coordenação de todos os programas sociais da Prefeitura. O anúncio foi feito hoje (16) pelo prefeito ACM Neto, durante o lançamento do programa Pé na Escola, no Parque da Cidade. "Ele (Bruno Reis) deixará de ter a função de articulação política e, a partir de agora, ficará inteiramente focado e concentrado em tocar esses programas, com sua experiência como administrador público e sua liderança", afirmou.

   3. ACM Neto lembrou que mais de 76% dos recursos investidos pela Prefeitura estão na área social, com inúmeros programas e projetos que impactam positivamente em todos os bairros da cidade, com grande concentração de investimentos. O prefeito destacou ainda que Bruno Reis já foi secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza antes de ser eleito vice-prefeito em 2016, "com uma passagem extraordinária". 

   4. Questionado pela imprensa, o prefeito admitiu que o vice pode acumular uma função de secretário, o que vai ser definido até dezembro, quando acontecerá uma reforma administrativa. "Outras mudanças irão acontecer, até em função da saída de alguns secretários, como Geraldo Júnior (que deixa a pasta da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer para retomar o mandato na Câmara de Vereadores). Mas tenho até dezembro para decidir isso. O que já está decidido é essa nova função de Bruno Reis", salientou.  
                                                                     *****
   5. A Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia levantou a voz hoje (16/10) contra as perdas para o turismo no estado. A avaliação crítica, em relação a gestão do turismo no estado aumentou após o anúncio do fechamento do Bahia Othon Palace Hotel, localizado em Ondina a partir do dia 18 de novembro. 

   6. O fechamento do Othon ocorre quase três anos após o fechamento do Hotel Pestana, no bairro do Rio Vermelho. Somente nos últimos cinco anos, 22 hotéis fecharam as portas em Salvador e apenas dois foram abertos, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih-BA). Para a Oposição, o fato é uma prova da lacuna, em relação aos investimentos no turismo pelo Governo do estado. 

   7. Entre as motivações para a baixa, os deputados consideram a grave ausência do Centro de Convenções, que infelizmente está fechado há três anos.

   8. “Infelizmente o Governo da Bahia abandonou o turismo. Houve um descaso grande do Governo do estado com o Centro de Convenções, o que gerou uma perda de mais de R$200 milhões por ano, em negócios com a falta de funcionamento do espaço. Há três anos, o estado vem perdendo com a incompetência do governo nessa área”, lamentou o líder da Bancada de Oposição, Luciano Ribeiro (DEM).

   9. Cinco projetos desenvolvidos em unidades da rede estadual de ensino estão entre os 35 trabalhos selecionados na etapa regional da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), promovida pela Fiocruz. Em todo o Brasil, foram inscritos 1.228 trabalhos nas categorias Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências. A relação dos projetos selecionados foi divulgada nesta terça-feira (16).

   10. A professora Karine Brandão, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, desenvolveu, com estudantes do Ensino Médio, o projeto 'Árvore Digital do Centro Juvenil de Ciência e Cultura'. "Fizemos um estudo das árvores localizadas no terreno da escola e colocamos QRCode em cada uma para que a comunidade escolar acesse, do celular, informações e curiosidades sobre elas", afirmou a professora, que pretende ampliar o projeto para as outras escolas da Rede Estadual de Vitória da Conquista. O trabalho foi selecionado na categoria Produção de Textos.

   11. É de Canudos o outro selecionado, na categoria Projeto de Ciências, 'Carne Nutritiva e Sustentável a partir do coração (flor) da bananeira: um alimento a ser inserido na merenda escolar', desenvolvido por estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Luís Cabral, sob a coordenação da professora Wilciane Soares Silva Ferreira. 
  
   12. "Aqui na cidade tem muita plantação de banana e observamos que o coração da planta era descartado. Então resolvemos fazer um teste na merenda escolar e tivemos uma boa resposta. Os alunos gostaram porque é parecido com a carne de soja", afirmou a orientadora que, agora, estuda formas de acelerar o preparo da carne vegetal para introduzir, definitivamente, na merenda escolar.

   13. Membros do grupo de ginástica e dança de salão da Superintendência de Desportos de Estado (Sudesb) participaram, na manhã desta terça-feira (16), de um treinamento de primeiros socorros e aprenderam como agir em caso de queda, mal súbito, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os cerca de 200 alunos receberam as instruções no bairro da Liberdade, em Salvador.

   14. “Essa é uma turma com muitos idosos que moram sozinhos e que muitas vezes necessitam do atendimento de uma pessoa de fora. A ideia surgiu a partir da sugestão de uma professora. Alguns desses idosos não sabem o que fazer com um simples engasgo ou uma queda no banheiro. Aqui eles aprendem como se prevenir dessas fatalidades e até mesmo socorrer algum vizinho”, explicou a coordenadora de Educação Esportiva da Sudesb, Gisele Henriques.

   15. O palestrante e bombeiro Samuel Mattos destacou que o treinamento apresentou “noções básicas que podem salvar a vida de muitas pessoas, já que os participantes dessa palestra vão se tornar agentes multiplicadores desses conhecimentos dentro de suas famílias e amigos”.

   16. Os 30 anos da promulgação da Constituição Federal e os impactos da reforma trabalhista serão a tônica das discussões do seminário “Constitucionalismo Social e o Mundo do Trabalho”, que será realizado no dia 23 de outubro, no auditório do edifício do Boulevard Side, no Caminho das Arvores, das 9h30 às 16h40.

   17. O evento é promovido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait- Delegacia Sindical na Bahia) e reunirá diversos profissionais e categorias em torno da reflexão sobre o mundo do trabalho, os direitos sociais inscritos na Constituição Federal de 1988 e o panorama atual face à reforma trabalhista e à terceirização irrestrita.

   18. Ao longo dos 30 anos de sua promulgação, a Constituição Federal Brasileira foi emendada 104 vezes, das quais 99 por emendas ordinárias e cinco por emendas de revisão. Essas emendas provocaram alterações significativas no texto original, sobretudo no que diz respeito aos direitos sociais.

   19. Pela manhã, o mestre em direito público e ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Mauro de Azevedo Menezes, abrirá o seminário com a palestra “30 anos de Constituição Cidadã-Avanços e retrocessos”. Em seguida, a professora de Legislação Social e Direito do Trabalho da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Renata Dutra, discorrerá sobre o tema “Um ano de reforma trabalhista: o que mudou?”

   20. A convivência com o semiárido de maneira digna, justa e com acesso a água será reforçada com a atuação de técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à
Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que estão em processo de capacitação, no município de Feira de Santana, entre esta terça-feira (16) e quinta-feira (18), para atuarem no acompanhamento e manutenção
de dessalinizadores implantados em municípios do semiárido.

   21. Os dessalinizadores integram as ações do Programa Água Doce (PAD), que tem por objetivo garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade
ambiental. A iniciativa prevê o tratamento da água subterrânea salobra ou salina captada por meio de poço tubular. Na Bahia, a estimativa é captar mais 500 mil litros de água, o que beneficiará diretamente mais
de 100 mil pessoas.

   22. O PDA é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a participação da Bahia no conjunto de ações dessa iniciativa, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo projeto em
nível estadual, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), responsável pela perfuração de poços e instalação do equipamento nas comunidades rurais e, agora, a CAR/SDR,
que fará o acompanhamento técnico dos 150 dessalinizadores já instalados no Estado e os outros 145 a serem implantados, chegando a um total de 295.