Política

Estudantes de Saramandaia participam de sessão da Câmara Mirim na CMS

Médico Marcelo Bonanza receberá Medalha Thomé de Souza
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 21/09/2018 às 19:02
Rogéria (de azul) e os estudantes
Foto: Reginaldo Ipê

A Câmara de Salvador recebeu a visita, na manhã desta sexta-feira, 21, de alunos da Fundação Cidade Mãe de Saramandaia, que participaram de uma sessão do projeto Câmara Mirim, no Plenário Cosme de Farias, dirigida pela vereadora Rogéria Santos (PRB). A atividade fez parte do Miniprojeto “Política, sou cidadão”, elaborado pela instituição de ensino. O grupo visitou também o Memorial da Câmara.

“Estamos com um projeto da Fundação voltado para a política, com o objetivo de fazer as crianças entenderem um pouco sobre o assunto e a sua importância, pois quando falamos disso só se fala em corrupção e pretendemos desmistificar esse pensamento, trazendo eles para conhecer um pouco desse mundo”, explicou a professora de dança Gesy Bomfim.

A estudante Graziele de Assis Costa, 13 anos, teve a oportunidade de compor a mesa, assumindo o cargo de secretária, ao lado da vereadora Rogéria, que presidiu a sessão e contou sua experiência. “Estou aprimorando meus conhecimentos, aprendendo sobre a política e entendendo os deveres dos vereadores, que são aceitar ou recusar as leis que o prefeito manda. Eles também têm um conjunto de concordâncias: um apresenta uma lei e o outro fala se está bom, se precisa acrescentar mais alguma coisa”, disse.

A professora de teatro da Fundação Cidade Mãe de Saramandaia, Vânia Gomes, destacou a importância dos alunos vivenciarem a rotina do Legislativo, para assimilarem melhor o conhecimento que estão adquirindo no projeto. Ela elogiou o prédio do Paço Municipal: “O visual é maravilhoso e os objetos e quadros formam um importante acervo”.

Apresentação sobre o POPS

Também na manhã desta sexta-feira, 21, no Centro de Cultura da CMS, o major PM Paulo Márcio Ribeiro, chefe da Assistência Militar da Câmara, fez uma apresentação do Procedimento Operacional Padrão de Segurança (Pops), em vigor na Casa deste o dia 14 deste mês.

De acordo com o oficial, “agora, a Assistência Militar da Câmara Municipal de Salvador tem uma fundamentação legal para a nossa atuação e isso significa segurança”. Ele explicou que o Pops tem o objetivo de manter o processo em funcionamento por meio da padronização na execução da atividade de segurança.

Acrescentou que o decreto aprovado pelos vereadores “busca assegurar que as ações tomadas para a garantia da segurança sejam padronizadas e executadas conforme o planejado”.

O Procedimento Operacional Padrão de Segurança é um documento organizacional que traduz o planejamento da atividade a ser executada, minimizando falhas e consequências indesejadas.

Medalha Thomé de Souza

No próximo dia 27, às 18 horas, a CMS vai conceder ao médico Marcelo Bonanza Machado Brito, a Medalha Thomé de Souza, por iniciativa da vereadora Ireuda Silva (PRB). O homenageado é formado pela Faculdade Baiana de Medicina e Saúde Pública, pós-graduado em Medicina Ortomolecular na Universidade Veiga de Almeida, e mestrando em Homeopatia pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública.

Conforme a perrebista, o profissional “contribui diretamente para a saúde de Salvador por meio de inúmeras palestras realizadas de forma gratuita, em especial no Centro Dia, ao qual vem desenvolvendo um trabalho voluntário com as crianças vítimas de Microcefalia e doenças congênitas, inclusive disponibilizando tratamento gratuito em sua clínica particular”.

Ele também desenvolve trabalhos sociais oferecendo apoio para Associação Amigos dos Autistas da Bahia, além do Centro de Tratamento de Pacientes com feridas Crônicas, Úlceras Varicosas e Pé Diabético, Projeto Cidade Sustentável e Fundação Bonanza.