Política

AS 21 IDÉIAS PARA O SÉCULO 21 e o Brasil caminhando para buraco negro

Estamos na contra-mão da agenda mundial do desenvolvimento e das novas tecnologias
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/08/2018 às 19:25
Yuval Noah Harari
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. À venda pela internet com lançamento em 34 países mais um livro do israelense Yuval Noah Harari intitulado "21 Ideias para o Século 21" com observações sobre o que acontecerá no mundo globalizado em breve tempo (de certa maneira já está acontecendo) ele que é o autor de "Sapiens - uma breve história da humanidade" e "Homo Deus", este último com homem tendo seu cérebro e corpo aprimorados pela tecnologia. 

   2. No novo livro o israelense faz previsões soturnas e reais sobre temas como diversidade sexual, privacidade digital, ambientalismo, racismo, xenofobia e autoritarismo. Estamos, pois, na transição de uma nova era e os desafios a serem enfrentados pela civilização diante do avanço da inteligência artificial, as mudanças climáticas e a possibilidade de uma guerra nuclear são reais.
 
   3. As mudanças que estão acontecendo no mundo serão tão radicais que nenhum país conseguirá sobreviver sem se modernizar e sem a ajuda de outros mais desenvolvidos. A falta de emprego atingirá todo o mundo e as novas tecnologias vão deixar massas imensas sem empregos. Vão surgir novos empregos - é claro - mas que não absorverão tanta e tamanha mão de obra.

   4. Um exemplo pronto e acabado dessa situação acontece, hoje, na Venezuela país que tinha uma forte economia sustentada no petróleo e afundou diante do socialismo bolivariano, sem a menor perspectiva, amparado no populismo e no autorismo.

   5. E, o que está acontecendo por lá? A Venezuela não consegue mais resolver seus problemas e os seus cidadãos estão indo embora para o Brasil, Colômbia, Perú, Honduras, Argentina e Chile isso sem contar aqueles que migraram para os EUA. 

   6. Equem vai resolver essa encrenca? Em princípio, a própria Venezuela. Mas, este país virou uma ditadura, despreza as novas tecnologias, as empresas foram fechadas e está afogado em dívidas e perdendo a infra que possuia. O Judiciário e o Legislativo comprados pelo Poder Central e os militares idem. O Norte do Brasil, que já é pobre, sofre com a invasão dos venezuelanos.

  7. E o Brasil? Para onde iremos? Harari adverte que o discurso autoritário, hoje, praticado no país pela esquerda radical e pela direta, não leva a lugar algum. Imaginem vocês o desastre que será uma quebradeira do Brasil com 208.5 milhões de habitantes e atualmente com 13 milhões de desempregados. Os desempregados irão para a Argentina? Para o Uruguai? 

   8. Só a Bahia existem quase 16 milhões de habitantes e uma taxa de desemprego de 18.1 na RMS - mais de 500 mil pessoas. A situação é muito critica.  E os candidatos a presidência da República até agora ficam discutindo gênero, aborto, corrupção, lava-jato, etc, temas fora da agenda mundial. Na Bahia, pior ainda, só se fala em construir escolas, tapar buracos nas estradas e erguer hospitais. 

   9. Para onde se olha não há perspectivas. Daí que prosperam candidaturas como as de Bolsonaro e Lula.
                                                                          *****
   10. Com 24 votos favoráveis e cinco contrários, a Câmara Municipal aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), o parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) recomendando a aprovação das contas do exercício 2016 da Prefeitura de Salvador, com ressalvas. Em nome da base do governo falou o vereador Duda Sanches (DEM), que defendeu o voto a favor do parecer pela melhoria da qualidade de vida implantada na capital baiana pela administração municipal.

   11. “A gestão do prefeito ACM Neto devolveu a autoestima dos soteropolitanos”, argumentou Duda. O vereador Edvaldo Brito (PSD) frisou que a Câmara vota o parecer e não as contas, seguindo regras específicas. “A rejeição só acontece com os votos contrários de 2/3 dos vereadores”, esclareceu, deixando claro que votaria a favor da aprovação.

  12. (Isto é) A  edição dessa terça-feira (28) do Jornal Nacional contou com entrevista de Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República. Em determinado momento, a jornalista Renata Vasconcellos questionou sobre a igualdade de salários para homens e mulheres.

   13. Na resposta, Bolsonaro usou o a própria jornalista para comparar o seu salário com o de Willian Bonner, seu companheiro de bancada. A jornalista interrompeu e afirmou que o seu salário não diz respeito a ninguém e que ela, como mulher, não aceitaria receber menos que um homem que exerça as mesmas funções.

   14. A afirmação de Renata fez com que fosse atacada nas redes sociais por fãs do candidato. “Ridícula. Quer ganhar fama em cima dos outros, ninguém te conhecia até ontem”, escreveu um internauta na página do Instagram da jornalista. Uma outra chamou Renata de “mentirosa”.

   15. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, publicou um aviso de Audiência Pública, na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União, com o objetivo de colher subsídios para a subconcessão à iniciativa privada da malha ferroviária da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho compreendido entre Ilhéus e Caetité.

   16. De acordo com a publicação, serão realizadas duas sessões públicas presenciais. A primeira será em Ilhéus, no dia 21 de setembro de 2018, das 8h30 às 12h, em local que será informado posteriormente. A segunda sessão vai ocorrer em Brasília, no dia 25 de setembro, das 14h às 18h. O local também será publicado em outro momento.

   17. Além das sessões presenciais, será possível enviar contribuições para o plano de concessão, no período entre as 18h de 29 de agosto até as 18h do dia 15 de outubro de 2018. Todas as informações e orientações sobre os procedimentos relacionados à participação da sociedade civil na audiência pública estarão disponíveis no site da ANTT – www.antt.gov.br. Outros esclarecimentos podem ser obtidos por comunicação via e-mail, no ap010_2018@antt.gov.br, ou pelo telefone (61) 3410-1887.

  18.  Os clientes do Shopping Barra podem contar com um mix cada vez mais diversificado de lojas e serviços. Grandes marcas desembarcaram no shopping no primeiro semestre de 2018 e já estão em pleno funcionamento para ampliar as opções de compras e lazer.

   19. Recentemente também foram inaugurados o restaurante Cia do Churrasco e a Nataria Portuguesa, especializada em pastéis de Belém. Na próxima semana, o Shopping receberá ainda a casa de pães artesanais Belo Rústico, e está prevista para o mês de novembro a abertura de duas unidades da rede de farmácias Pague Menos e do restaurante Johnny Rockers, da rede norte-americana presente em vários lugares do mundo.

   20. As lojas TVZ - de moda feminina, a Dress To – marca carioca também voltada para o público feminino, a Bibi – que vai do clássico ao moderno em sapatos infantis, a Reserva – referência em moda masculina no país, a doceria Tortarelli, a Espaço Laser – especializada em estética, e o Coworking Califórnia Coffee estão de portas abertas para receber os clientes do Barra. Além disso, o shopping passou a contar com novos quiosques como o da Fini, marca de goloseimas e a Barretes, especializadas em presilhas de festas de cabelo.

   21. No início da manhã de terça-feira (28), policiais militares da Operação Ronda Escolar recuperaram o celular subtraído de uma estudante e prenderam em flagrante o autor do delito na região de Pernambués.    

   22. Por volta das 7h, a guarnição Ronda Escolar seguia com destino ao Colégio Estadual Thales de Azevedo e, ao passar pela passarela de acesso a um shopping center, avistou duas alunas do Colégio Senhor do Bonfim correndo.

    23. Os militares interpelaram as jovens que informaram terem sido roubadas e que o criminoso teria fugido pela passarela. A PM conseguiu alcançá-lo e efetuar a prisão em flagrante.

   24. O autor do crime foi apresentado no Grupo Especializado em Repressão de Roubos de Coletivos (GERRC) com o apoio de uma equipe da Operação Gêmeos. Com ele os policiais encontraram o celular da vítima e uma faca tipo peixeira, utilizada para praticar o delito.

   25. Revele seu estilo Outdoor living! A Tidelli completa três décadas de grandes conquistas em 2019 e, dentro desta celebração, vai homenagear seus maiores incentivadores e talentos. Arquitetos, paisagistas e designers de interiores apaixonados pelo estilo outdoor living estão convidados a participarem do Prêmio Tidelli 30 Anos, que vai eleger os melhores projetos residenciais e corporativos que utilizam móveis da marca baiana. Além do concurso, uma grande festa vai marcar a comemoração dos 30 anos, no segundo semestre de 2019, na Praia do Forte, na Bahia.

   26. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 30 de abril de 2019, através do website tidelli.com.br/premio, onde também pode ser obtida todas a informações. Em julho de 2019, serão divulgados o resultado dos melhores projetos selecionados nas categoria residencial e projetos da categoria corporativo. Os participantes devem acompanhar todas as informações pelo website do prêmio, inclusive sobre os prazos exigidos.

   27. Uma comissão julgadora vai escolher os vencedores nas duas categorias, que serão premiados com um fim de semana na festa da Tidelli 30 anos, no segundo semestre, na Praia do Forte. Durante o evento, os projetos vencedores ficarão expostos e serão exibidos em vídeos nos lounges da marca no Tivoli Eco Resort.