Política

ELEIÇÕES 2018: Rui Costa diz que seu governo é perseguido por Temer

Governador faz campanha em 16 cidades no final de semana
Da Redação , Salvador | 18/08/2018 às 16:41
Rui Costa em Filadelfia
Foto: Carlos Caaes
  A caravana de Rui Costa (PT), candidato à reeleição, niciou, ontem um percurso que contemplará 16 cidades dos territórios de Piemonte da Diamantina, Piemonte do Itapicuru, Sisal e Portal do Sertão. Hoje (18) visita Filadélfia, Itiúba, Cansanção, Queimadas e Santaluz, e neste domingo estará em Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Serrinha e Santa Bárbara.

Perguntado por uma jornalista se, em caso de reeleição, conseguirá manter o atual ritmo ‘correria’ de trabalho, o candidato do PT, Rui Costa, garantiu: “Não vou manter o ritmo, vou acelerar mais”. A moça estranhou. E o candidato explicou: “Peguei os últimos anos de grande dificuldade, o vento não estava a favor, vinha contra, pois eu tenho no governo federal um presidente que não gosta do Nordeste, que não gosta dos baianos, não gosta de gente simples, e que perseguiu a Bahia”.

Jornalista não satisfeita instigou. Governador respondeu: “Não só digo como provo. Para conseguir um empréstimo no Banco do Brasil, tive que entrar na Justiça e ganhar, para receber o dinheiro e construir escola e estrada. E mais, eu tenho um empréstimo do Banco Europeu já autorizado, de 200 milhões de euros, o que dá cerca de 800 milhões de reais, pra fazer estradas, que só precisa da assinatura do ministro da Fazenda. Há dois anos eu espero.”

BASTIDORES

Em seu segundo dia de viagem em campanha pelo interior, o candidato ao governo do estado pelo PT, Rui Costa, publicou em seu perfil oficial no Instagram vídeos com os bastidores da Correria pela Bahia. O primeiro trecho mostra a parada feita em um desvio na estrada que liga Filadélfia a Itiúba e Cansanção. “Olha que obra extraordinária, uma ponte nova, que liga as duas cidades e integra a região”, afirmou o candidato à reeleição ao mostrar a obra executada por ele no primeiro mandato como governador. Na gravação, Rui aparece ao lado dos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

Em outro vídeo, desta vez dentro do ônibus, o grupo que integra a chapa majoritária da Coligação Mais Trabalho Por Toda a Bahia aparece almoçando enquanto se desloca para a terceira cidade do dia. A exceção é Rui Costa, que aparece no chão recolhendo parte da comida: “o arroz caiu, tem que pegar [...] o arroz tá bom, vou guardar pra levar pra minhas galinhas”, brincou o candidato, fazendo referência aos animais que cria em Salvador. 

Além de Filadélfia a Itiúba e Cansanção, neste sábado a Correria pela Bahia vai a Queimadas e Santaluz. No domingo, Rui visita as cidades de Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Serrinha e Santa Bárbara. Ontem, o candidato aliado de Lula na Bahia esteve em Jacobina, Cáem, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim.