Política

Barroso pode propor execução imediata da decisão sobre caso Lula

Barroso pode propor execução imediata da decisão depois que plenário do TSE julgar registro da candidatura de Lula
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/08/2018 às 18:24
Ministro Barroso
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (GLOBO)e mantiver a posição que vem adotando recentemente, o ministro Luís Roberto Barroso pode propor a execução imediata de uma eventual decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barroso é relator do registro.

   2. Se for determinada a execução imediata, Lula não poderia se apresentar como candidato, mesmo se sua equipe de defesa entrar com recursos no próprio tribunal contra a decisão. Um desses recursos poderiam ser os chamados embargos de declaração.

   3. O ex-presidente, por ter sido condenado em segunda instância, é considerado inelegível pela Lei da Ficha Limpa.
                                                       *****
   4. Dando continuidade à série de viagens pelo interior, o candidato a governador pelo PT na Bahia, Rui Costa, acompanhado dos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), visita, entre este sábado (18) e domingo (19), dez cidades baianas. No sábado (18), ele vai a Filadélfia, Itiúba, Cansanção, Queimadas e Santaluz, municípios que compõem o Território de Identidade do Sisal.

   5. A maratona pelo interior começou nesta sexta-feira (17), em Jacobina, Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim. No domingo, Rui vai a Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Serrinha e Santa Bárbara, pertencentes aos Territórios do Sisal e Portal do Sertão. Confira abaixo a programação completa da comitiva neste fim de semana:

   6. Sábado:  8h – Minitrio em Filadélfia. Concentração: Praça da Feira.

10h – Minitrio em Itiúba. Concentração: Praça da Matriz.

13h – Minitrio em Cansanção. Concentração: Praça da Boate Esmeralda.

15h – Carreata e Minitrio em Queimadas. Concentração: Praça do Pirulito.

18h – Carreata e Minitrio em Santaluz. Concentração: ao lado do INSS e posto de combustível no Centro.

   7. Domingo: 7h30 – Minitrio em Valente. Concentração: Casa da Cultura, localizada na Rua José Linhares, Centro.

9h – Minitrio em Retirolândia. Concentração: Praça 27 de Julho/ Igreja Matriz, Centro.

10h – Minitrio em Conceição do Coité. Concentração: Praça do Mercado, Centro.

11h – Minitrio em Serrinha. Concentração: Praça Centenário, Centro.

13h – Minitrio em Santa Bárbara. Concentração: Praça da Matriz, Centro.


   8. Até quem não tem balangandã foi hoje pela manhã ao Bonfim. A tradicional missa das sextas-feiras, a cargo do padre Edson Menezes, foi escolhida para ser o pontapé inicial da campanha do candidato ao governo do estado Zé Ronaldo, da Coligação Coragem para Mudar a Bahia (DEM, PSDB, PSC, PTB, PRB, PV, PPL e Solidariedade). 

   9. Acompanhado pelo prefeito ACM Neto e pelo candidato ao Senado Jutahy Magalhães, além de deputados e vereadores da Coligação, Zé Ronaldo ouviu o padre dizer, ao longo da missa, que todos candidatos deveriam ter um compromisso com a fidelidade e, portanto, cumprir promessas. O recado, segundo Zé Ronaldo, foi dirigido a Rui Costa.

   10. “Estamos aqui no Bonfim entregando a nossa campanha nas mãos do Senhor do Bonfim para que Ele conduza da melhor maneira, se Ele assim entender. Tenho fé inabalável em Deus. Ao longo de minha vida como homem público sempre cumpri todos os compromissos que assumi. É uma obrigação que deveria ser seguida por todos.

   11. Infelizmente, o candidato Rui Costa não pensa assim. Vai em uma cidade, dá ordem de serviço e a ordem de serviço evapora”, disse Zé Ronaldo, que citou vários outros compromissos não cumpridos pelo atual governador, como a estrada de Itabuna a Ilhéus, o trem de Feira de Santana para Salvador, o hospital geral de feira, o  hospital da região sisaleira, o hospital do extremo sul, o hospital do litoral norte. 

   12. “Tudo isso são promessas não cumpridas pelo governador. Se for fazer uma lista, a gente vai falar o dia inteiro e essa lista não termina”.

   13. Perguntado se Rui Costa teria fugido do debate, realizado na noite de ontem pela TV Bandeirantes, Zé Ronaldo foi incisivo: “Quando a gente falava de segurança pública, ele fugia rigorosamente; quando a gente falava de educação e saúde, fugia de novo. Sobre a questão da Segurança Pública ele chegou a dizer que era solidário aos policiais.

   14.  Ora, os policiais são os que mais reclamam, pois estão perdendo a vida. Não há segurança nem para os policiais. Isto é realmente fugir das suas responsabilidades”.

   15. A APLB-Sindicato realiza assembleia geral dos educadores da rede municipal de Salvador, na próxima terça-feira, dia 21 de agosto, às 9 h, no Ginásio dos Bancários. A assembleia vai discutir a seguinte pauta:

1- Informes da negociação com o prefeito;
2- Pagamento do salário integral deste mês e devolução dos valores cortados em julho.
3- Apresentação da proposta de parâmetros para reposição das aulas;
4- Propostas e encaminhamentos para o movimento.

   16.  A Bahia, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), recebeu esta semana visita técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, foi apresentado o projeto Simplifying Lives Through Digital Identity (Simplificando Vidas Através da Identidade Digital), cujo objetivo é avaliar as estratégias de governança de países da América Latina com foco em serviços baseados na identidade digital. A equipe do BID foi recepcionada por integrantes do Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), ligado à Saeb.

   17. Foi apresentado o projeto do BID, a metodologia a ser adotada e uma ferramenta de avaliação desenvolvida pela instituição, a fim de medir o nível de maturidade dos sistemas de identidade digital nos países escolhidos: Argentina, El Salvador e Brasil, no qual a experiência baiana foi selecionada. Também será avaliado o impacto financeiro para o cidadão quanto à disponibilidade destes serviços por meio digital. A entrega do resultado das análises está prevista para primeira quinzena de outubro.

   18. O Posto SAC de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, terá o seu horário de funcionamento alterado a partir desta segunda-feira (20). Os atendimentos, antes realizados das 7h às 13h, agora passa a acontecer das 7h às 15h30.

   19. A unidade fica localizada na Praça Irmã Dulce, Centro. Para mais informações, a Secretaria da Administração e a Rede SAC disponibilizam a Central de Relacionamento, através do 0800 071 53 53.

   20. Sessenta projetos voltados para a área de sustentabilidade foram inscritos na chamada temática Cidade Sustentável, a terceira dos editais de inovação da Prefeitura, promovidos por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Senai Cimatec. 

   21. O resultado da chamada, que também tem o apoio da Construtora Civil, será divulgado no dia 31 de agosto. Podem ser escolhidas dez equipes, que receberão aporte de até R$ 150 mil, que serão divididos entre a capacitação dos profissionais e a execução dos projetos.

   22. Micro e pequenas empresas, startups e microempreendedores individuais (MEIs) tiveram até o último domingo (12) para apresentação das propostas. As soluções inscritas têm como foco os desafios urbanos de Salvador na área da sustentabilidade em seis eixos: construções sustentáveis, urbanismo integrado, saneamento ambiental, monitoramento e licenciamento ambiental, energias renováveis e mobilidade urbana. O objetivo do edital é tornar a cidade uma referência em ações sustentáveis.

   23. Os projetos aprovados passarão pelas etapas de validação das ideias, prototipação e fase de testes. Na primeira, é verificada a relevância da proposta para o desafio que ela se propõe a solucionar. No estágio seguinte, uma versão mais simples do produto ou serviço a ser desenvolvido é feita. Por último, as medidas são submetidas a testes em ambientes relevantes. 

   24. Durante esse período de aceleração das propostas, que terá duração de 12 meses, as equipes irão passar por avaliações para acompanhar os resultados alcançados e o andamento dos projetos.

   25. Se ACM Neto não cortar os salários dos professores em greve como prometeu fica desmoralizado.