Política

Vereadores apresentam projetos de indicação para várias áreas em SSA

Lorena Brandão sugere mudanças no Plano Municipal de Educação
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 16/08/2018 às 19:17
Depois de passar pelas comissões, projetos irão a plenário
Foto: Valdemiro Lopes

Em ano eleitoral, as votações na Câmara de Salvador seguem em ritmo lento, mas os vereadores continuam apresentando propostas. Como a criação do Conselho Municipal do Artesanato, reativação do Projeto Viver, homenagem a Mário Cravo Jr., mudanças no Plano Municipal de Educação, ciclovia na Av. Luis Eduardo Magalhães e instituição do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Na área do artesanato, Felipe Lucas (MDB) sugere um órgão encarregado de planejar e orientar a criação de políticas públicas no fomento à economia gerada pela atividade na capital baiana. Para o emedebista, o apoio às ações de capacitação, comercialização e fomento à atividade dos artesãos deve compor ainda o programa do município na promoção do turismo.

“São setores que caminham juntos. Salvador como cidade turística tem um enorme potencial a ser explorado, tanto para gerar renda por meio do artesanato quanto para fazer a memória cultural da cidade se perpetuar nas lembranças adquiridas por cada visitante”, diz ele.

Projeto Viver e Mário Cravo

Igor Kannário (PHS) pede ao governador Rui Costa (PT) que retome o Projeto Viver, rede de proteção a mulheres vítimas de violência sexual, para fomentar políticas públicas de proteção às pessoas vítimas de abuso sexual na Bahia.

“Com o término do contrato de profissionais ligados ao Projeto Viver, foi interrompido o atendimento de vítimas de violência sexual no estado. As pessoas que eram atendidas estão desassistidas, isso provoca o agravamento do quadro de sofrimento”, afirma o edil.

Também é do humanista, a ideia de batizar um espaço público da cidade com o nome de Mário Cravo Jr., artista plástico baiano, falecido no último dia 1º, aos 95 anos. Além disso, ele sugere a elaboração de estudos para a implantação de um busto do escultor na Ribeira, local onde o homenageado morou.

Plano de Educação

Lorena Brandão (PSC) está propondo ao prefeito ACM Neto alterações no Plano Municipal de Educação, incluindo o ensino de educação ambiental, financeira, ética e política, além do da religião, de livre opção dos educandos.

“Essa emenda busca assegurar, no âmbito educativo e do desenvolvimento, a sustentabilidade ambiental – ecológica, social, ética, cultural, econômica, tecnológica, espacial e política”, afirma a socialista cristã. Ela explica que o objetivo é conseguir o envolvimento e a participação social na proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e de qualidade de vida da metrópole.

N. S. Aparecida

Euvaldo Jorge (PPS) apresentou Projeto de Lei instituindo no calendário turístico-religioso da cidade o Dia Municipal de Nossa Senhora Aparecida, com celebração no dia 12 de outubro, data nacional dedicada às homenagens à santa.

“Todos os anos, pedimos e agradecemos pelas graças alcançadas na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Imbuí, no dia 12 de outubro. Na ocasião, milhares de fiéis comparecem ao templo sagrado”, afirmou o parlamentar, destacando que a iniciativa vai ampliar as homenagens.

A seu ver, a festa em Salvador contribuirá para o incremento da economia da cidade, incluindo elevação na taxa de ocupação da rede hoteleira e em estabelecimentos da área gastronômica da cidade.

Ciclovia na LEM

Já o comunista Hélio Ferreira solicitou às administrações do Estado e do Município estudos de viabilidade técnica para criação de ciclovia na Avenida Luís Eduardo Magalhães. Ele destaca a importância da via, que registra grande fluxo e facilita o acesso ao Centro Administrativo (CAB) e a outras regiões da cidade.

O pecebista citou também, em sua a indicação a ocorrência de acidentes envolvendo ciclistas nos últimos meses: “Tivemos um atropelo fatal no dia 24 de junho. João Evangelista Alves dos Santos, de 67 anos, pedalava na avenida quando foi atingido por um veículo de passeio”.