Política

Esclerose múltipla é tema de audiência pública na Câmara de Salvador

Iniciativa do debate é do vereador Hilton Coelho
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 16/08/2018 às 18:24
Hilton Coelho: audiência sobre saúde
Foto: Valdemiro Lopes

“Agosto: mês de conscientização da esclerose múltipla”, é o tema da audiência pública que a Câmara de Salvador vai realizar no próximo dia 28, às 8 horas, numa iniciativa do vereador Hilton Coelho (Psol). O local será o auditório do Edifício Bahia Center. O dia nacional de conscientização sobre a doença é 30 de agosto (Lei Federal nº 11.303/2006).

De acordo com o psolista, a ideia é “contribuir com a ampliação do conhecimento da população sobre essa patologia que atinge o sistema nervoso central, principalmente de jovens adultos. É fundamental discutir ações de saúde pública, pois, assim, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem trazer resultados eficazes e permitir melhor qualidade de vida aos pacientes”. A cor laranja, escolhida para esses 30 dias, explica ele, remete à alegria e à vitalidade.

De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem), a doença é neurológica, crônica e autoimune - as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares.

Embora a causa ainda seja desconhecida, a esclerose múltipla tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que possibilita evolução na qualidade de vida dos pacientes, segundo a associação. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.