Política

CMS programa sessões especiais e homenagens para os próximos dias

Duas personalisdades receberão também as medalhas Maria Quitéria e Thomé de Souza
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 15/08/2018 às 19:51
CMS agendou vários eventos públicos
Foto: LB

Vários eventos públicos estão previstos na programação da Câmara de Salvador nos próximos dias. Nesta sexta-feira, 17, às 17h30min, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) homenageará os 100 anos da Associação de Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), em parceria com a entidade.

De acordo com a comunista, a Afpeb, “tem uma história riquíssima e foi de grande importância para as lutas dos movimentos trabalhistas na Bahia”. Fundada em 1918, atravessou longos períodos de dificuldades, incluindo a Ditadura Militar, quando abrigou em sua sede diversos movimentos de trabalhadores perseguidos pelo regime.

Para ela, a organização “permanece ativa mesmo diante da atual conjuntura política adversa no país, sem nunca se distanciar de seu objetivo maior: apoiar os funcionários públicos e, acima de tudo, a luta dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Dia do Maçom

Já no dia 20, às 19 horas, será a vez de Alfredo Mangueira (MDB), promover a comemoração do Dia Municipal do Maçom, data também nacionalmente em 20 de outubro. A efeméride em Salvador existe desde 2006, quando foi instituída através de projeto de lei do próprio emedebista.

Segundo ele, foi nesse dia que ocorreu “uma reunião presidida por Gonçalves Ledo, no Rio de Janeiro, em 1822, com o apoio de José Bonifácio de Andrada e Silva e outros maçons que atuavam junto ao poder imperial português e defendiam a independência do Brasil”.

Também integrante da maçonaria, o edil ressalta “que sempre estivemos preocupados em zelar pelos princípios de igualdade e fraternidade”. Ele salienta que “a entidade teve participações importantes em fatos históricos”. Atualmente, na capital baiana, a instituição desenvolve ações de filantropia.

Medalha Maria Quitéria

No dia 21, às 19 horas, a corregedora-geral do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ/BA), desembargadora Lisbeth Maria Teixeira Almeida César Santos, será condecorada com a Medalha Maria Quitéria, por iniciativa do presidente da CMS, Leo Prates (DEM). Natural de Senhor do Bonfim, a magistrada formou-se em Direito em 1981 e cursou pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e em Direito Público.

Ela homenageada ingressou na magistratura em 1988, atuando nas comarcas de Santa Terezinha, Castro Alves e Feira de Santana. Entre 1993 e 2013, foi titular da 7ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Salvador. Em 2013, foi promovida ao cargo de desembargadora. Atualmente, integra a 2ª Câmara Cível, a Seção de Direito Público e as Câmaras Cíveis Reunidas. Além disso, é presidente da Comissão de Reforma do Tribunal de Justiça.

Medalha Thomé de Souza

Nesta quinta-feira, 16, o major da Polícia Militar Elsimar de Oliveira Leão receberá a Medalha Thomé de Souza das mãos de José Trindade (PSL), às 19 horas, no Plenário Cosme de Farias. De acordo com o pesselista, “sua dedicação ao longo de mais de 25 anos de serviço rendeu-lhe reconhecimento sendo agraciado com muitos prêmios, tais como a Medalha General Dionísio Cerqueira, a Medalha do Mérito Marechal Argolo, a Medalha Amigo da Marinha e o Bastão de Comando em Prata”.

Comandante da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), do bairro de Paripe e entorno, o major Elsimar iniciou sua carreira militar no ano de 1990 por meio do Curso para Formação de Oficiais, concluído em 1993. Possui especialização em Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia e Engenharia e Gestão de Conhecimento: Inteligência, pela Universidade Federal da Bahia.