Política

LULA usa mesmo método de ACM mas petistas não falam que Haddad é poste

O tempo passa na política mas os métodos são os mesmos e ainda tem gente que acha que toda população não tem memória
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/08/2018 às 18:22
Chapa como no tempo de ACM
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Houve uma época na Bahia quando ACM era o político todo poderoso que a chapa majoritária a governador do Estado do seu partido tinha que ter na propaganda a sua fotografia assim como citações e mais delongas nos programas de rádio e televisão. Os partidos de esqurda, em especial o PT, criticavam duramente o candidato propriamente dito chamando-se de "pau mandado", "poste", "sem personalidade" e outras coisitas más. O candidato, de fato, não dava bolas porque ACM era o grande eleitor.

   2. Neste pleito presidente surgiu a chapa triplex - Lula, Fernando Haddad e Manuela D'Ávila - com o ex-presidente inelegível, preso condenado a 12 anos e meses de reclusão, mas, em sendo o grande eleitor aparece como na época de ACM. 

   3. O que é sintomático e curioso são o mutirmo dos esquerdistas e dos petistas em relação a esse fato, já colocaram até Haddad segurando uma máscara de Lula em frente ao seu rosto, mas não dizem nada, acham normal e não usam a mesma adjetivação que usavam contra Paulo Souto e César Borges, só para lembrar dois nomes que foram apoiados por ACM e venceram as respectivas eleições para governadores.

   4. Tem-se a impressão de que os petistas e os comunistas acham que todo mundo não tem memória e que Haddad e Manuela têm personalidades próprias, não são os tais "postes" e se eleitos vão fazer um governo sem interferência de Lula.

   5. Evidente que tanto Haddad; quanto Manuela têm personalidades próprias, mas, se Lula é quem manda e desmanda no PT - agora mesmo retirou a candidatura de neta de Arraes em Pernambuco, como candidata a governadora - ele dará fortes pitacos nesse pessoal. Assim era também com ACM. Sua chapa ganhava e ele indicava secretários e muitas ações dos governos passaram por ele.

   6. Como vemos, os métodos são os mesmos.
                                                                          ***** 
   7.  O deputado federal Jutahy Magalhães Jr (PSDB), candidato ao Senado, diz que recebeu importantes apoios durante sua viagem ao Oeste da Bahia iniciada nesta última quinta-feira (9). Acompanhado do candidato ao governo José Ronaldo (DEM), além de vereadores, deputados estaduais e federais, Jutahy percorreu nesses últimos três dias seis municípios: Barreiras, Santa Maria da Vitória, Santana, Ibotirama, Buritirama e Cocos.

   8. “Retorno depois de três dias de viagem para o Oeste da Bahia muito satisfeito e fortalecido pelos apoios que recebi à minha candidatura ao Senado e os que já tinha nos seis municípios que visitei. Em Barreiras, recebi o importante apoio do prefeito Zito e dos ex-prefeitos Paulo Braga e Saulo Pedrosa. Em Santa Maria, recebi o apoio do ex-prefeito Padre Amário e Alfredinho Magalhães, prefeito de Sítio do Mato. 

   9. - Em Santana, tive do ex-prefeito Chicão e, em Ibotirama, dos ex-prefeitos Roberval e Edson Quinteiro. Em Buritirama, dos ex-prefeitos Arival e Oslindo, além do ex-prefeito dr. Alex em Cocos”, comemorou Jutahy, ressaltando ainda o suporte à sua campanha ao Senado dos ex-prefeitos Ezequiel (Correntina), Davi (Mansidão) e Amenaide (Paratinga).

   10. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reuniu-se com o coordenador da Liga do Trauma da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Irany Salomão, para definir os termos de um convênio que possibilite a inserção dos estagiários dos cursos de saúde da instituição nas unidades da rede de atendimento do município. Participaram do encontro, os secretários de Saúde, Geraldo Magela e de Governo, Gil Gomes, e o procurador geral, Jefferson Domingues.

   11. Para o prefeito, esse convênio reforça os avanços da atual gestão na estrutura da rede pública de saúde de Ilhéus. “Pela primeira vez, a administração municipal abre espaço para os alunos da Uesc treinarem, atenderem e compartilharem o atendimento com os nossos profissionais de saúde. Há muito tempo eles têm buscado isso, por isso provoquei e agora iniciaremos a parceria, o que nos deixa muito felizes”. 

   12. Destacou os benefícios para “a comunidade tão sofrida, que por tantos anos teve atendimento precário na saúde”, e destacou os investimentos para a ampliação da atenção básica, a fim de qualificar e melhorar o atendimento, tanto para a população quanto os profissionais.

   13. O médico Irany Salomão enfatizou que a criação da Liga do Trauma preencheu  uma lacuna identificada na Uesc, a partir das ocorrências médicas registradas nessa área. “Temos um alto índice de jovens morrendo em acidentes de carro, violência civil e afogamento, por isso criamos esse núcleo, para formar líderes que possam levar conhecimento com relação a esse assunto”. 

   14. O projeto já dura 15 anos, em parceria com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais, e envolve cerca de 60 alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

   15. O volume de vendas no comércio varejista baiano registrou no mês de junho uma variação positiva 1,0%, quando comparado a igual mês do ano de 2017. Em contrapartida, o varejo nacional registrou crescimento de 1,5%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano registrou taxa positiva de 1,4%. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio, analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

   16. O crescimento no volume de vendas registrado em junho pode ser atribuído a comemoração do São João tradição do nordeste brasileiro. Embora a perda de confiança dos consumidores quanto ao desempenho da economia nos últimos meses seja evidente. De acordo com o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas houve um recuo de 4,8 pontos em junho, ao passar de 86,9 para 82,1 pontos, sendo considerado o menor nível deste agosto de 2017 (81,4 pontos).

   17. Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a junho de 2017, revelam que seis dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: 

   18. Outros artigos de uso pessoal e doméstico (18,8%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,1%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (15,9%); Móveis e eletrodomésticos (13,0%); Livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,9%). 

  19. Quanto aos demais apresentaram comportamento negativo, são eles: Combustíveis e lubrificantes (-21,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (-9,7%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variações positivas os subgrupos de Móveis, Eletrodomésticos, e Hipermercados e supermercado, com taxas de 5,1%, 17,4% e 5,1% respectivamente.

   20. Quanto aos segmentos que mais influenciaram, em junho, o comportamento positivo das vendas na Bahia tem-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosmético; e Móveis e eletrodomésticos. Em contrapartida ao comportamento negativo de Combustíveis e lubrificantes.

   21. Pelo segundo ano consecutivo, o programa de estágio desenvolvido pelo Terminal de Contêineres do Porto de Salvador ganha o Prêmio IEL de Estágio na edição local e se classifica para a etapa nacional. Para Fernanda Lago, supervisora de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Tecon Salvador, a nova conquista é um estímulo a mais para que a empresa continue se empenhando em melhorar cada vez mais as suas práticas de estágio. 

   22. “Esses jovens têm um perfil de constante transformação, e isso traz para a organização um ambiente bom de renovação e troca de conhecimentos. É importante estarmos atentos a esses novos talentos, acompanhando suas ideias e somando para seu futuro profissional”, avalia Lago.

   23. Entre as ações do programa de estágio do Tecon Salvador que contribuíram para essa conquista existe o projeto Porto de Talentos, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento e as habilidades dos estudantes e jovens aprendizes. 

   24. Ao final de um ciclo, eles apresentam um projeto voltado para a área onde estão trabalhando e é realizada uma premiação. Como resultado deste programa, desde 2016, 11 estagiários já foram efetivados ao final do curso.

   25. Além de cobrar melhorias para a área de segurança pública, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. destacou  a necessidade de mais investimentos em educação e esporte pelo governo do estado para as crianças e jovens baianos. 

   26. A preocupação do deputado foi revelada após verificar o resultado do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018, que colocou a Bahia no topo do número de homicídios, no país. Segundo a pesquisa, a Bahia sozinha, concentrou 11% de homicídios com intenção de matar (homicídio doloso), assaltos à mão armada (latrocínios) e lesões corporais seguidas de morte. No ano passado, 6.247 baianos foram assassinados, dentro de ocorrências como essas, conhecidas como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). O número de homicídios da Bahia supera os de São Paulo e Rio de Janeiro, estados maiores.

   27. “Essa triste realidade, infelizmente é uma consequência dos baixos investimentos do governo do estado, ao longo dos últimos anos, em áreas muito importantes, como a própria segurança pública, onde os policiais trabalham com baixos salários e estrutura ainda precária, principalmente no interior e também da educação, com escolas tradicionais sendo fechadas. Além disso, faltam estímulos para outras áreas, como os programas de incentivo ao esporte”, lamentou.

  28. A segunda edição do projeto itinerante da Defensoria Pública da União (DPU) – Defensoria para Todos, em Ilhéus, atendeu as comunidades dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Teotônio Vilela. Servidores do órgão esclareceram dúvidas da população sobre benefícios previdenciários e assistenciais e assuntos ligados às atribuições e capacitação dos funcionários das secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

   29. A moradora do bairro Teotônio Vilela, Maria de Jesus Silva, que participou da palestra realizada na associação de moradores local, disse que a oportunidade foi importante para esclarecer suas dúvidas sobre uma aposentadoria que tinha na época do Plano Collor. “Agora sei que tenho direito, então vou procurar um advogado para resolver essa situação”.

   30. Trabalhando o tema “Defensoria Pública da União e sua atuação na perspectiva da seguridade social”, o projeto consiste na prestação de palestras, orientações jurídicas e esclarecimentos à população quanto à atuação da DPU, os tipos de benefícios previdenciários e assistências, prazos e documentação.