quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Política

AGRESSÕES mútuas e históricas na greve de professores sempre acontecem

PMS não dialoga com a APLB e diz que só senta a mesa quando acabar a greve que só atinge 5% do alunado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/08/2018 às 18:44
Guarda Municipal protege prédio da Secretaria Municipal de Educação
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A queda de braço entre a Prefeitura de Salvador e a greve da APLB dos professores municipais que atinge apenas 5% dos alunos da rede, mas, faz grande marola, uma vez que o sindicato é controlado pelo PCdoB há anos, à frente o professor Rui, teve hoje mais um desfecho com sindicalistas tentando impedir o acesso de servidores a Secretaria de Educação e Guarda Municipal garantindo o direito de quem desejava trabalhar. 

   2. As duas partes dizem que houve agressões e é provável que tenha acontecido isso mesmo. Os sindicalistas bloqueadndo o aceso e GM reagiu com bombas de gás e empurrões. Isso é histórico de quem agrediu quem.

  3. A greve vai completar 30 dias na quarta-feira e a PMS aguarda essa data para requerer a Justiça a ilegalidade do movimento que, sob seu ponto de vista, é politica pura, e até comenta porque o mesmo não acontece no Estado com 4 anos sem reajuste salarial a professores. 

   4. A APLB diz que a greve é um direito dos trabalhadores e trata-se apenas da campanha salarial. A PMS já disse que vai cortar o ponto dos grevistas. Agora, é esperar para ve.

  5. Diante de outra paralisação, mais ampla dos servidores, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) realiza, nesta quarta-feira (08), uma nova rodada de negociações com representantes do Sindicatos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Salvador (Sindseps), caso a assembleia da categoria, marcada para 9h desta quarta, não tenha como decisão o fim do movimento. 

   6. Nesta terça (07), o secretário Thiago Dantas recebeu representantes do Sindseps para manter o diálogo a fim de encontrar uma solução para o fim da paralisação.

   7. A proposta apresentada aos servidores municipais contempla aumentos salariais reais que podem ser de 11%, 5,5% e 2,5%, a depender da categoria e da condição individual cada trabalhador, observada a legislação aplicável. Esta mesma proposta foi apresentada e aceita a outras entidades representativas (Agentes de Trânsito e Transporte/ Engenheiros e Arquitetos/Agentes de Saúde e Combate a Endemias). Os efeitos financeiros do acordo firmado já foram implantados na última folha paga no dia 31 de julho.

   8. A proposta, ainda, atende à pauta de reivindicação apresentada em diversos outros itens, a exemplo de equacionar o pagamento de diferenças relativas a parcelas retroativas de progressões e enquadramento já concedidos; prorrogar o abono dos agentes de copa e cozinha e regularizar os benefícios pagos aos aposentados e pensionistas.
                                                                    *****
  9. Opiniões: “Antidemocrático é impedir o direito de ir e vir, assim como cercear a liberdade dos servidores que querem trabalhar”, afirmou o vereador Kiki Bispo (PTB), ao comentar o confronto entre sindicalistas da APLB e a Guarda Municipal, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed), na Avenida Garibaldi, na manhã desta terça-feira (7).

   10. De acordo com o vereador, serviços públicos essenciais à população não devem ser suspensos por conta da militância partidária e político-eleitoral de uma minoria. “A Guarda Municipal foi acionada para garantir o acesso e a segurança dos servidores, mas os sindicalistas são intransigentes e precipitaram o conflito”, assinalou Kiki Bispo.

   11. A prefeitura, segundo Kiki Bispo, tem optado pelo diálogo, ao contrário dos militantes da APLB. “Eles rejeitaram a proposta de reajuste apresentada pela gestão municipal e escolheram o caminho da radicalização, evidenciando a falta de compromisso com a categoria que esses sindicalistas dizem representar”, destacou.

   12. (Nota da APLB) Os professores da Rede Municipal de Salvador, liderados pela APLB-Sindicato, legítima representante dos trabalhadores em Educação, foram surpreendidos com uma reação violenta e covarde da Guarda Municipal durante um protesto pacífico, na manhã desta terça-feira (7), em frente da Secretaria Municipal de Educação (SMED), na Avenida Garibaldi. 

  13. A Guarda Municipal utilizou spray de pimenta e gás lacrimogêneo contra os professores, e força física com truculência desmedida. O objetivo dos covardes guardas municipais, a mando da gestão de Salvador, foi dispersar os professores, que completam hoje 28 dias em greve, e que cumpriam uma agenda de greve aprovada em assembleia pela categoria.

   14. Antes da ação, os professores exibiam faixas, cartazes, apitos, e entoavam músicas de protesto, ocupando a área externa da Secretaria de Educação Municipal. Os vídeos e fotos revelam cenas de autoritarismo, covardia e violência contra uma categoria que merece respeito e valorização.

   15. O deputado federal Bacelar (Podemos) repudiou, nesta terça-feira (7), os abusos cometidos por agentes da Guarda Municipal de Salvador, que agiram com truculência contra professores em greve há 27 dias. “O grupo formado em sua maioria por professoras se concentrava na porta da Secretaria Municipal de Educação e foi agredido por agentes, que apontaram armas e usaram spray de pimenta e gás lacrimogênio, em uma sequência de empurrões. 

   16. As imagens são chocantes, lembram os tempos da ditadura”, reagiu Bacelar, que está em Brasília para a reabertura dos trabalhos na Câmara dos Deputados.

   17. Bacelar acusou a prefeitura de não saber dialogar com a categoria. “ Não é com violência que o impasse será resolvido. A prefeitura mostra insensibilidade em não negociar e partiu para essa reação que ultrapassou todos os limites. Quando fui secretário de Educação, valorizamos os professores e não tivemos um dia de paralisação”, provocou.
                                            ****
   18. A produção de petróleo no Brasil foi de 2,6 milhões de barris por dia em 2017, um crescimento de 4,2% em relação ao ano anterior. A maior parte do montante produzido veio do pré-sal. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para debater os desafios, oportunidades, caminhos, investimentos e avanços do setor petrolífero brasileiro, acontece em Salvador de 08 a 10 de agosto, no Centro de Convenções Othon Palace, o III Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (CONEPETRO) e o V Workshop de Engenharia de Petróleo (WEPETRO).

  19. “O petróleo é um dos principais ativos da nossa economia e estamos vivendo um momento crucial no país de discussão de novas estratégias, realização de leilões pela ANP para abertura de novos poços, captação de investimentos e expansão de mercado”, destaca o professor Diniz Alves, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Unifacs, que é uma das instituições organizadoras do evento em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBA)  e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

  20. A partir desta quarta-feira (8), a população baiana passará a contar com o Terminal de Ônibus Aeroporto, um novo equipamento integrado ao metrô que vai garantir mais segurança e comodidade aos usuários do transporte público. O terminal vai facilitar ainda mais o deslocamento de quem circula pela capital e região metropolitana. A inauguração do terminal será às 9h, e terá a participação de secretários de Estado e representantes da CCR Metrô Bahia. 

   21. Com 11.700 metros quadrados de área total, o Terminal de Ônibus Aeroporto tem capacidade para receber mais de 100 mil passageiros por dia, e foi construído em seis meses, com a participação de 300 colaboradores. O espaço possui 13 baias para ônibus e três plataformas para embarque e desembarque de passageiros, podendo receber até 91 coletivos por hora.

  22. A Rede SAC volta a emitir, nesta quarta-feira (8), o documento de identidade, na capital e interior do Estado. O serviço estava suspenso devido à intervenção técnica no sistema do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), órgão responsável pela emissão do documento. 

   23. A interrupção na confecção do RG havia se estendido por toda a Rede SAC na Bahia, exceto nos 29 Pontos SAC e nas três unidades do SAC Móvel. Atualmente a Rede SAC possui 64 postos, sendo 10 na capital, quatro na Região Metropolitana de Salvador (RMS), 21 em municípios do interior e 29 Pontos SAC, além das três unidades móveis. 

   24. No dia 10 de agosto, a cidade de Salvador irá receber o Seminário de Prestação de Contas Eleitorais - Eleições 2018 - Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas, numa iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia - CRCBA, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral - TSE. 

   25. As inscrições podem ser realizadas no site www.crcba.org.br/eventos e os participantes deverão contribuir com 02 latas de leite em pó, que serão doadas a instituições beneficentes. Além da participação presencial, o CRCBA também irá oferecer a transmissão online do Seminário ao vivo, com direito a certificado. As inscrições para a modalidade a distância são gratuitas e deverão ser realizadas no site www.crcba.elore.com.br.

   26. O advogado Marcelo Junqueira Ayres Filho, ex-Juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, , Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-Bahia, fará apresentação a atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições 2018, com foco nas Fake News. O seminário contará também com painel sobre prestação de contas eleitorais, financiamento de campanha, fundo especial, dentre outros pontos relacionados à atuação do profissional da Contabilidade no processo. Este painel será apresentado pelo vice-presidente de Controle Interno do CRCBA, o contador Evaldo Pereira de Souza, e pelo presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia (SINDICONTA-BA), o contador Marco Aurélio dos Santos de Moura.