Política

PARA LIVRAR-SE de faltas, NEYMAR precisa aprender a jogar como CR-7

Neymar Jr é um grande jogador mas ainda não entendeu que o futebol é um esporte coletivo de passes rápidos e de primeira com algumas jogadas individuais
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/06/2018 às 19:19
Falta em Neymar e cartão amarelo para Behrami, Suiça
Foto: DIV
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Supõe-se que NeymarJr a maior estrela do futebol brasileiro tenha assistido vídeos de atuações de Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid) considerados os melhores jogadores atacantes do mundo do futebol. Aliás, sobre a performance de Messi nem precisa disso pois Neymar atuou ao seu lado numa temporada do Barcelona. 

   2. Comento isso porque esses dois craques dificilmente são contundidos, trocam passes rápidos com seus companheiros e só arricam dribles quando vêem a possibilidade de fazerem um gol. E, diante dessas posturas jogam mais livremente.

   3. São justamente por essas atitudes que não levam tantas faltas nas partidas e fazem muitos gols. Cristiano Ronaldo, de quebra, é um grande goleador também com a cabeça. Tem um impulso do corpo enorme que lembra o Dadá Maravilha e marca muitos tentos assim. 

   4. Hoje, a imprensa brasileira deu destaque a quantidade de faltas recebidas por Neymar no jogo contra a Suiça incluindo um portfólio dessas fotos com até o meião rasgado. Foram 10 faltas e numa delas, a mais ciolenta, poderia até deixá-lo de fora da Copa.

   5. E por que Neymar toma tantas faltas? Porque não utiliza as mesmas atitudes de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, isto é, de só dribrar adversários quando têm chances de fazer o gol. Hoje, Neymar dribla em qualquer parte do campo, chama faltas para sí, e isso não representa uma produtivdade para a seleção. 
  
   6. Neymar tem que aprender a dar toques de primeira como fazem Messi e Cristiano e só dar arrancadas na boca da área adversária. Sem esses atributos vai continuar apanhando com riscos de se machucar.

   7. O Brasil empatou a Suiça e sua situação na Copa deixou de ser de tranquilidade para preocupante isso porque a Sérvia venceu a Costa Rica e fez 3 pontos e seu próximo jogo será contra a Suiça. Se vencer a Suiça estará praticamente classificada. Se empatar vai a 4 pontos e encara o Brasil no terceiro jogo. Se a Suiça vencer a Sérvia vai a 4 pontos e encara a Costa Rica no terceiro jogo. E o Brasil tem que vencer a Costa Rica e vencer a Sérvia ou pelo menos empatar. Se perder para Costa Rica volta pra casa.

   8. Vê-se, pois, como é complicada a situação da seleção que ficou abalada com o empate diante da Suiça, o técnico Tite tenso e o melhor jogador da seleção sem fazer uma boa partida jogando de forma individualizada. O futebol é um jogo coletivo. Se Neymar incorporar essa máxima do futebol teremos salvação. Caso contrário será muito dificil.

   10. Outros detalhes: Se Firmino está jogando melhor do que Gabriel de Jesus quem deve sair jogando é Firmino; e se Fernandinho é mais firme do que Casemiro, idem idem. E que tal dar uma chance a Geromel? Daria vai segurança na defesa.
                                                              *****
   11.  A Prefeitura de Salvador sustenta que o Projeto de Lei Complementar nº 1/18, em apreciação pela Câmara de Vereadores, visa suprimir da legislação municipal mecanismos que propiciam o crescimento vegetativo das despesas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que já dispõe, entre as principais capitais brasileiras, dos mais competitivos salários de profissionais da área, desde agentes de saúde a médicos.

  12. De acordo com a atual legislação que disciplina o Plano de Cargos e Salários do Grupo Saúde, as progressões são automáticas, sem avaliação de desempenho e independentemente de qualquer consideração a respeito das condições financeiras da Prefeitura ou do trabalho dos servidores, o que resulta em comprometimento da própria gestão da área.

   13. A existência desses gatilhos para despesas cria uma situação de desequilíbrio, causando, na prática, o aumento do custo da saúde municipal sem qualquer expansão da rede para melhor atendimento da população. A medida proposta evita o crescimento vegetativo das despesas. Permite, assim, que esses recursos sejam direcionados para ampliar a cobertura de serviços de saúde em benefício dos munícipes.
 
   14. Para ilustrar a situação, deve ser observado que a folha da SMS apresenta crescimento vegetativo bienal de 8,5% (5,5% da progressão + 3% de adicional por tempo de serviço), afora as negociações relativas à data-base. Isso comprime a margem para tomada de decisões voltadas a uma prestação de serviços de saúde mais inclusiva e abrangente.

   15. Esses são os últimos dias da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Salvador. A dose do imunobiológico segue disponível até a próxima quinta-feira (21) para as mais de 70 mil pessoas residentes na capital baiana que ainda não procuraram os postos de saúde para se proteger contra a doença.

   16. Até o momento, aproximadamente 470 mil pessoas foram vacinadas no município, número que corresponde a 87% do público alvo residente no município. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar pelo menos 90% das 541 mil pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade que residem na capital baiana

   17. Um grupo formado por 25 proprietários de casas lotéricas se encontrou com a senadora Lídice da Mata, nesta segunda-feira (18), em Salvador, para pedir uma intermediação junto ao governador Rui Costa para que haja um reforço de policiamento nas áreas que possuem os estabelecimentos. Segundo eles, os locais se tornaram alvos de constantes assaltos em diversas regiões do Estado. 

   18. Os pequenos empresários também pediram à parlamentar um apoio para solucionar um impasse entre a Coelba e a Caixa Econômica Federal para que eles voltem a receber os pagamentos das contas de luz. De acordo com o presidente do Sindicato de Lotéricos do Estado da Bahia, Ronaldo Mateone, a Coelba alega que a CEF interrompeu um contrato que era vigente até 2019 para efetuar um reajuste de 54%, o que fez com que a concessionária de energia recusasse o prosseguimento da prestação de serviço. 

   19. A senadora Lídice da Mata afirmou que dará encaminhamento às solicitações com um pedido de audiência com o secretário da Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa. “Com relação ao impasse entre a Coelba e a Caixa, vamos entrar em contato com o presidente do banco e também encaminhar um requerimento à Comissão de Direitos do Consumidor no Senado para que possamos fazer uma audiência pública com representantes da Coelba, Aneel, lotéricos e Caixa. Não é possível que este impasse entre uma empresa pública e uma privada que detém o monopólio da energia elétrica prejudique o consumidor baiano”, finalizou.

   20. O Senai-Cimatec, em Piatã, sedia amanhã, terça-feira, dia 19 de junho, a partir das 8h30, um evento para discutir sobre a necessidade de manutenção periódica de aparelhos de ar condicionados por parte de estabelecimentos de uso público e coletivo, como escolas, hospitais, clínicas, hotéis, supermercados, shoppings center etc. 

   21. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA/BA) e é intitulado “Respirar com Segurança – Lei PMOC”. A entrada é franca. Informações: 3371-1986.

    22. Pela nova legislação, é necessária a execução periódica de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de equipamentos e sistemas de ar condicionado por parte dos estabelecimentos comerciais, industriais, hospitalares, educacionais, com o objetivo de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes. A legislação atende aos parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    23. “Quem descumprir as normas atuais, estará sujeito a multas entre RS 2 mil e R$ 1,5 milhão”, segundo informa o engenheiro mecânico Mauricio Lopes de Faria, recentemente eleito diretor da regional da ABRAVA-Ba, e que é também diretor do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar (SIDRATAR/BA).

   24. Com o objetivo de defender a soberania nacional contra o desmonte de setores estratégicos realizado pelo Governo Temer, acontece nesta terça-feira, 19, às 9h30, a audiência pública “Defesa da soberania nacional: contra as privatizações do governo Temer”. O evento será realizado na Sala de Comissão Herculano Menezes da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e é promovido pela Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da ALBA (CEDUrb), presidida pela deputada estadual Maria del Carmen.

    25. “O Governo Temer apresenta, de forma sistemática e contínua, medidas de privatização de empresas, serviços e sistemas públicos que durante décadas garantiram ao Brasil a sua soberania”, afirma Maria del Carmen. Entre as tentativas de desmonte do patrimônio nacional, já ocorreram anúncios de privatização de bancos públicos como a CAIXA, importante órgão na promoção e garantia das políticas sociais, do Sistema de Saneamento Ambiental, da Eletrobras e da Petrobras.

    26. “Todas essas ameaças de privatização estão alinhadas a uma estratégia de desmonte de setores importantes como a engenharia nacional. Não podemos entregar setores estratégicos a empresas privadas, sobretudo estrangeiras”, completa Maria del Carmen.