Política

A COPA DO MUNDO E AS REDES SOCIAIS: População mais esclarecida (TF)

Aquele amor a seleção brasileira, o ufanismo cego acabou de uma vez por todas e as redes sociais contribuem para novos esclarecimentos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/06/2018 às 19:23
Brasil dividido em Cabrália meio a meio: Brasil e Alemanha
Foto: PMSC
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Copa da Rússia é a primeira que a seleção brasileira enfrenta os comentários das r4edes sociais via web e circulam informações de alerta à sociedade brasileira sobre CBF e a equipe brasileira de futebol como nunca antes ocorrerá. O "endeusamento" de Neymar Jr, hoje, é completamente diferente do de Pelé de tempos idos. Garrincha, que já faleceu há muitos anos, continua insubstituível.

   2. Nas redes sociais circula um samba cantando por uma garota e ancorado por um famoso sambista Neguinho da Beija Flor em que ela diz: "Eu quero essa copa pra mim/ Mas isso não basta pra mim/ Quero meu time jogando no campo e na escola/ um craque dando olé na segurança e na bola/ Sou brasileiro feliz explode meu coração/ Quero ver goleada na corrupção/ É tão bonito a galera gritando é gol/ a criançada estudando e sendo feliz.

   3. Numa outra publicação um internauta explica porque não está pintando a sua rua e colocando bandeirolsas, por não fazer churrasco nos seus jogos, por não decorar 'jingles' das TVs e nem mesmo saber a escalação do time. E explica: Sabe o que acontece? Estamos desempregados, sem escolas decentes, sem hospitais, com gasolina R$5,00 e a bandidagem tomando conta da Nação, com ameaças de mais greves, com políticos nos roubando 24 horas por dia e com o Judiciário comprometido com os outros poderes.

   4. Nas redes sociais são muitas as mensagens sobre a seleção de jogadores milionários que não dão a mínima para o país, não participam de nada e vivem noutro mundo. 

   5. Isso significa dizer que se o Brasil ganhar a Copa, tudo bem, teremos algumas festas; e se o Brasil perder não vai hav er a mínima comoção. Há uma desconfiança generalizada da população, um desamor com a seleção. Hoje, vi pela web alguns publicações de Zagreb, capital da Croácia, e a vitória do time da Croácia sobre a Nigéria, um entusiasmo nas ruas impressionante. 

   6. Isso já aconteceu no Brasil, mas acabou. Salvo os apelos que misturam sentimento esportivo com marketing cervejeiro como acontece no Farol da Barra, uma espécie de carnaval, sem sentido, sem espontaneidade. 
                                                           *****
   7. Agora, veja o acontece na cidade de Santa Cruz Cabrália, no Extremo Sul baiano, que foi sede do Centro de Treinamento da delegação alemã, equipe campeã da Copa de 2014, e que volta a entrar no clima do maior evento esportivo do mundo. 

   8. Diz a nota da Prefeitura: "Tudo começou quando, contrariando todas as expectativas, Cabrália conquistou o direito de ser o CTS – Centro de Treinamento de Seleções – da Alemanha e, naquele momento, nascia um caso de amor entre um país e uma cidade. Os moradores da bucólica vila de Santo André, encantaram os alemães de tal forma que, até hoje, aquele país lembra com carinho do que seus atletas e comissão técnica viveram em solo cabraliense, a ponto da mídia alemã estar, com frequência, fazendo matérias sobre a Terra Mãe do Brasil". 

   9. Como a recíproca também é verdadeira, a cidade se veste com as cores do Campeão da Copa de 14 para torcer durante o mundial de 2018. “Claro que a torcida é sempre pelo Brasil, mas nosso segundo time sempre vai ser a Alemanha”, diz Marcus Vinícius, morador de Santo André. 

   10. Para o Mundial de 2018, a cidade já se enfeitou de verde e amarelo, mas não deixou de lado o preto, vermelho e amarelo, cores dos hóspedes ilustres. Em cada canto que se olha, há uma referência aos atuais campeões mundiais, provando que o caso de amor citado lá no início da matéria, é do tipo mais puro e verdadeiro. Restaurantes, hotéis, espaços públicos e residências, tudo faz lembrar os melhores momentos do romance entre a Alemanha e Cabrália. 

   11. Até o letreiro, ponto turístico da cidade, ganhou as cores das duas seleções. Em Santo André, 50 bandeiras de cada uma das seleções foram colocadas nos postes.

   12. É o Brasil dividido entre o Brézil e a Alemanha.
                                                                                  *****
   13. Em clima das festas juninas e de Copa do Mundo, alunos da Escola Municipal São Francisco Xavier, localizada nas Granjas Rurais Presidente Vargas, aproveitaram o momento para celebrar os dois eventos com atividades lúdicas e comidas típicas do período, dentre elas bolo, amendoim e paçoca. As ações envolveram futebol de lençol, vôlei adaptado e outras modalidades que permitiram a adesão de alunos com deficiência, para proporcionar a inclusão social.

    14. O esporte permitiu que Kaique Santana, 11 anos e cadeirante, também participasse das competições. “Sou apaixonado por futebol. Em minha casa fico brincando sozinho e, agora, tenho a oportunidade de me juntar com meus amigos e professores para poder brincar e comemorar a chegada da Copa”, disse.

    15. A mãe de Kaique, a dona de casa Márcia Santana, 38 anos, afirmou que esta é mais uma oportunidade de ver a criança realizar um sonho. “Meu filho é apaixonado por futebol. Sempre quando ele pode, está brincando com a bola dentro de casa. Me sinto muito orgulhosa ao ver o meu filho participando junto com as outras crianças. Mostra que, apesar das limitações, somos todos iguais”, comemorou.

    16. Para promover a integração entre os alunos, além de incentivar a torcida pelo hexa da seleção brasileira, a professora de Educação Física, Viviane Caribé, propôs um desafio aos alunos: pesquisar na Internet o nome de todas as mascotes da Copa do Mundo desde a edição de 1966, disputada na Inglaterra, e citar fatos importantes ocorridos nas diversas edições do torneio, por meio de uma linha do tempo. 

    17. Para comemorar a confecção do material, a docente propôs uma competição de futebol de lençol, com direito a torcida organizada.
                                                               *****
   18. (SEM CRISE) O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), estará em todo o estado comemorando os festejos juninos. Ao todo, mais de 160 cidades, distribuídas por diferentes zonas, recebem o apoio do governo estadual. 

   19. Em Salvador, a festa começou no dia 14 com o campeonato de quadrilha, em Periperi, e segue até o dia 24 no Centro Histórico e em Paripe, com 85 atrações. Um receptivo também foi preparado na Estação Rodoviária e no Aeroporto Internacional de Salvador para receber os turistas.

   20. Nomes como Trio Nordestino, Geraldo Azevedo, Cicinho de Assis, Targino Gondim, Del Feliz, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Lucy Alves, Zé de Tonha, Jó Miranda, Forrozão, Felipe Araújo, Marilia Mendonça e Devinho Novaes já estão confirmados na festa da capital, que acontece nos dias 23 e 24 de junho. A programação contempla o Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho, Tereza Batista, Quincas Berros D´Água, Pedro Arcanjo e Cruzeiro de São Francisco, no Centro Histórico, e a Praça João Martins, em Paripe.

   21. A tradição dos 60 anos do Trio Nordestino abre a programação do palco principal (Terreiro de Jesus), no dia 23 (sábado). A 5ª geração da atração, que nasceu em 1958, se apresenta a partir das 17h. Na sequência, será a vez do mago do forró, Val Macambira, apresentar um repertório recheado de ritmos nordestinos. Grande atração da noite, Geraldo Azevedo apresenta canções como 'Táxi Lunar', 'Bicho de Sete Cabeças', 'Veneza Americana', 'Semente de Adão', 'Caravana', 'Dia Branco' e 'Moça Bonita'. A noite ainda segue com Cicinho de Assis e Genard.

    22. Mesmo com temperaturas não tão severas, o inverno baiano tem dias e noites mais frias, além de concentrar a maior parte das chuvas do ano. Para proporcionar mais conforto para os moradores de rua nesta época do ano, a Polícia Militar da Bahia promove a terceira edição da Campanha do Agasalho. 

   23. Quem quiser contribuir com roupas ou cobertores pode entregar a doação até o próximo dia 12 de julho, em qualquer unidade policial, seja base comunitária de segurança, quartel ou companhia independente. Se for uma quantidade grande, o doador pode ligar para o número (71) 3115-9305 que a Polícia Militar vai buscar no local. 

   24. Segundo a comandante da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Calabar, capitã Aline Muniz, a unidade já tem um bom número de cobertores e agasalhos recolhidos e continua recebendo novos itens. “Para receber as doações, as pessoas não precisam se cadastrar em lugar nenhum. Nós já sabemos os pontos onde existem moradores de rua em maior quantidade e fazemos a distribuição”, afirma. 

   25. A quarta Feira Estadual da Reforma Agrária segue com programação até este hoje (16) em Salvador. Mas foi nesta sexta-feira que teve seu ápice com seminários que marcaram as posições políticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na defesa da democracia, pela libertação do ex-presidente Lula e pela punição aos assassinos da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) – morta brutalmente neste ano. 

   26. Em seminário sobre ‘Questão Racial e Luta de Classe’, a advogada e mãe de Marielle, Marinete Silva defendeu o legado da filha e disse que a família e amigos travam uma luta constante para que o crime não fique impune. “Estamos na luta e resistindo, pois era isso que minha filha fazia. Ela foi assassinada por defender as classes sociais”, salienta Silva.