Política

ARTIGO: Oscip lança SOS Rio Joanes para revitalizar bacia hidrográfica

Precisamos nos unir e fortalecer formando elos, para que a Carta do Rio Joanes seja uma realidade.
Paulo Câmara , da redação em Salvador | 15/06/2018 às 17:16
Paulo Câmara: em defesa do Joanes
Foto: Antonio Queirós

A sigla SOS, que se tornou um pedido de socorro reconhecido internacionalmente, foi a forma de comunicação criada pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Rio Limpo para buscar os caminhos da revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Joanes e se constituiu em tema de sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, no último dia 6.

A bacia está inserida na APA Joanes-Ipitanga, respondendo pelo abastecimento de 40% da água de três dos sete municípios da Região Metropolitana. A situação do Rio Joanes é similar a muitos casos no Brasil. Ampliando a visão pela Bahia, encontramos a Bacia do Rio Salitre, afluente do Rio São Francisco que banha nove cidades, e a Bacia do Rio Almada, no Sul do estado, abrangendo oito municípios também em estado de degradação.

Como secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, cargo ocupado até março deste ano, pude coordenar a Conferência de Autoridades Locais e Regionais no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília. Na ocasião, conheci o Programa Cultivando Água Boa, premiado internacionalmente, que, com o apoio da Itaipu Binacional, atuou na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná com 29 municípios e a população em torno de um milhão. Empregaram o Triple Bottom Line, que significa o tripé de sustentabilidade com aspectos sociais, ambientais e econômicos.

Às margens dos rios ficavam cultivos de soja, suinocultura, avicultura e outros, que contaminavam os rios por agrotóxicos e esgotos. Hoje, a bacia encontra-se recuperada. Esse programa uniu, além do esforço das políticas públicas e da participação da sociedade civil organizada, a comunidade local que foi congregada a entender que o seu envolvimento e comprometimento seriam fundamentais. Um dos fatores de sucesso foi a aplicação da educação ambiental como item mobilizador para a ação.

Cito esse exemplo replicado em outras localidades para dizer que o movimento SOS Rio Joanes caminha numa trilha promissora e traz esperança de dias melhores para a Região Metropolitana. A Carta do Rio Joanes produzida no seminário do dia 5 de abril deste ano, realizada pela Oscip Rio Limpo e com a curadoria do secretário de Planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, se apresenta como estrutura facilitadora para o alcance dos objetivos. Como vereador de quatro mandatos, sempre estive preocupado com as questões do meio ambiente, apresentando o projeto IPTU Verde, já em funcionamento, cuja intenção é mudar o padrão das construções de Salvador na busca de economizar água e energia.

A ONU aponta que até 2050 existe a possibilidade de que 70% da população esteja vivendo nos centros urbanos, aumentando em 50% a demanda de água e outros serviços. Se hoje caminhamos para um estado de falência do ecossistema, o que faremos em 30 anos com o aumento da demanda dos serviços hídricos? O início da solução para resolver essa equação se encontra hoje e somos todos responsáveis. Precisamos nos unir e fortalecer formando elos, para que a Carta do Rio Joanes não seja apenas um documento, mas uma realidade.

Paulo Câmara é vereador pelo PSDB na Câmara de Salvador