Política

ARTIGO: Artesanato - para além da arte e do belo

Usar as mãos para dar formosidade ao mundo é uma dádiva inigualável: é isso que faz um artesão
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/06/2018 às 17:24
Felipe Lucas: artesanato é arte inigualável
Foto: Valdemiro Lopes

Já imaginou o que seria do mundo sem a arte? O trânsito estressante, a fumaça escura da poluição, os desagradáveis barulhos urbanos das buzinas e dos carros de sons, os pescoços curvos cutucando celulares ou os muitos afazeres diários que nos roubam o tempo de apreciar um pôr do sol não podem nos deixar passar pela vida sem que tiremos um tempo para apreciarmos e valorizarmos as boas coisas que nos cercam e trazem conforto ao cotidiano.

Usar as mãos para dar formosidade ao mundo é uma dádiva inigualável: é isso que faz um artesão. Fazer artesanato é ter o dom de transformar um velho jornal, um filtro de papel usado, uma palha de bananeira ou uma vasilha plástica descartada em obras tão deslumbrantes que nos encantam pela beleza e nos impressionam pela matéria-prima utilizada. Ser artesão é isso, é imprimir arte àquilo que o resto da humanidade vê como “material dispensável”.

Cada obra é única, autêntica e carrega o espírito daquele que a modelou. O artesão precisa reconhecer sua própria história em suas peças, porque o artesanato traz em si um significado social, uma manifestação antropológica. Fazer artesanato é perpetuar a identidade de um povo na arte, é expressar crenças, valores e costumes de uma gente numa obra que parece estática, mas conta toda uma história.

Por isso, um artesão é mais do que um artista capaz de nos fazer esquecer o feio do cotidiano. É também um cuidador e preservador do meio ambiente, já que fazer artesanato requer, por si, consciência da necessidade de preservação e cuidado com a natureza... O artesanato é a arte popular mais completa e original que existe.

Velemos para que as novas e futuras gerações não deixem cessar o ofício do artesanato. Cada vez que um artesão pega sua matéria-prima para modelar, ele apaga das nossas vistas a feia fumaça, os barulhos desagradáveis e tudo aquilo que nos pesa o dia, porque, na sua arte, o artesão nos mostra que o mundo pode, sim, ser muito bonito e que o artesanato está além do belo.

Felipe Lucas (MDB) é vereador de Salvador e Membro da Comissão de Cultura da Câmara Municipal