Política

NA BAHIA há poucas medidas efetivas para por fim a greve caminhoneiros

Governo Michel Temer é tardio em tomar medidas e fala-se muito em Brasília, mas, acontece de efetivo quase nada
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/05/2018 às 19:03
A cidade do Salvador está sem combustíveis desde ontem
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:
  
   1. O governo federal é lento nas medidas para colocar o Brasil na normalidade diante da greve dos caminhoneiros que já dura 6 dias com desabastecimento de combustíveis, gêneros alimentícios, medicamentos e outtros, e os prejuizos contabilizadosd até agora para milhares de setores são bilionários. Na Bahia, parece que há uma aposta do quanto pior melhor. Hoje, o governador Rui Costa foi para o Norte do Estado entregar uma farmácia e anunciar obras em Chorrochó. A Oposição critica o governador por omissão diante da grave crise que acontece no país.
   
  2. Segundo a Secom BA, o governador Rui Costa se posicionou sobre a greve nacional dos caminhoneiros, por meio das redes sociais, na manhã deste sábado (26). No vídeo publicado integralmente no Facebook, Rui declarou apoio a manifestações por um Brasil melhor, mas pediu a cooperação de todos para que a oferta de serviços essenciais à população não sejam interrompidos.

   3. “Como cidadão brasileiro, eu respeito, apoio e me solidarizo como todos os que se manifestam, legitimamente, por um país melhor. No entanto, como governador da Bahia, eu tenho que garantir que não haja um colapso dos serviços públicos. É meu dever garantir a segurança da população e outros serviços essenciais à vida”, afirmou Rui Costa. Assista ao vídeo na íntegra: https://bit.ly/2GRkAMF
  
   4. O presidente Michel Temer editou neste sábado (26) um decreto que permite ao governo assumir o controle de caminhões para desobstruir as rodovias. A medida, chamada de requisição de bens, já havia sido anunciada pelo governo nesta sexta (25) e, segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, só seria tomada se houvesse necessidade.

   5.  “O governador Rui Costa ficou omisso a semana toda e vem agora com conversa fiada, sem nenhuma medida prática para aliviar o sofrimento dos baianos decorrente do movimento dos caminhoneiros”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). Em viagem pelo interior do estado, o parlamentar constata pessoalmente a situação de abandono em que se encontra a população baiana.

    6. “Por que Rui do PT não segue o exemplo do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que já adotou medidas duras e eficientes para garantir os serviços essenciais em seu estado. Não. Ele prefere o proselitismo”, observa Aleluia. Para o líder democrata, o governante baiano não quer descer do palanque e cumprir sua obrigação de garantir a lei e a ordem na Bahia.

   7. Aleluia lembra que o governo do PT aumentou a carga tributária dos combustíveis na Bahia e contribuiu decisivamente para que a situação baiana seja a mais grave do país.  

   8. “A nossa alíquota de ICMS sobre combustíveis é a maior do Brasil. Chega a 32%. E é esse mesmo governador que cinicamente fica agora citando a ex-premiê inglesa Margaret Thatcher, que defendia a redução de impostos e a mínima participação do estado na economia. Rui do PT quer enganar quem?”. 
    
   9. O governador Rui Costa assinou, neste sábado (26), a “Carta Aberta dos Governadores Integrantes da Sudene”, junto com os chefes do Poder Executivo do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Minas Gerais. O documento elenca 11 pontos sobre a greve nacional dos caminhoneiros e a grave crise de desabastecimento de combustíveis que está afetando o país.(Veja nota completa na Editoria de Politica)

   10. O decreto tardio de Temer estabelece: "Fica autorizada a requisição, pelas autoridades envolvidas nas ações de desobstrução de vias públicas determinadas pelo Decreto nº 9.382, de 25 de maio de 2018, dos veículos particulares necessários ao transporte rodoviário de cargas consideradas essenciais."

   11. A requisição de bens é amparada no artigo 5º da Constituição, inciso XXV, que prevê que "no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano".
   
    12. A Vitalmed, empresa que presta serviço de emergências e urgências médicas, informa que a falta de combustível que está afetando os postos do estado, devido à greve nacional dos caminhoneiros, também atinge a prestação de seus serviços. Por isso, devido ao cenário atual, a empresa está atendendo os seus associados com frota reduzida e prestando atendimento, exclusivamente, para situações de emergências e urgências, casos onde há riscos à vida. 

   13. A Vitalmed, empresa que atua há mais de duas décadas no estado, reforça o compromisso em atender com qualidade e eficiência todas as solicitações, conforme os critérios de assistência, previstos no Atendimento Pré-Hospitalar.

    14. “Não adianta estar no mercado e não saber gerir, ainda mais no atual cenário econômico do país que é de total instabilidade e insegurança para os que querem avançar e crescer no seu próprio negócio”, declarou a empresária Marli Souza durante uma das oficinas da Semana de Capacitações para o Microempreendedor Individual, encerrada nesta sexta-feira (25), em Lauro de Freitas. 

   15. A ação, uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL) teve início nesta segunda-feira (21) e abordou noções básicas sobre conceitos de gestão e empreendedorismo. Cerca de 300 MEI aproveitaram as oficinas.

   16. De acordo com a gestora do Sebrae em Lauro de Freitas, Shirlei Santos, a iniciativa foi “uma ótima oportunidade para o empreendedor direcionar melhor o seu negócio e saber quais são suas reais necessidades para uma capacitação mais aprofundada. 

   17. “É uma ação voltada para o público cadastrado no MEI (Micro Empreendedor Individual), mas não fica restrita, ou seja, qualquer pessoa que almeja se tornar gestor ou que já é pode participar”, contou ela lembrando que durante todo o ano ocorrem oficinas, palestras e cursos e os interessados podem se cadastrar através do portal lojavirtual.ba.sebrae.com.br ou pelo telefone 3378-9836.
    
   18. A Guarda Municipal de Salvador assegurou, na madrugada de hoje, o transporte de 15 mil litros de combustível que irão manter os serviços essenciais da Prefeitura pelo menos até a próxima quarta-feira (30). A prioridade no abastecimento será para as ambulâncias do SAMU e outros veículos que prestam serviços na área da saúde. O combustível foi adquirido via acordo da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) junto a postos conveniados.

   19. Coube à Guarda, com o apoio da Transalvador, fazer a escolta para que o combustível chegasse ao posto contratado, uma vez que estão ocorrendo bloqueios na estrada CIA-Aeroporto, impedindo a passagem de caminhões. "A Guarda se orgulha muito de poder contribuir de forma significativa para manter os serviços essenciais da Prefeitura ao povo da cidade", afirmou o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Prefeitura, Maurício Lima.

  20. Dando prosseguimento a sua agenda de viagens, o pré-candidato ao governo do estado, João Santana, esteve nesta sexta-feira, 25, em Vitória da Conquista, onde participou, ao lado do prefeito Herzem Gusmão, da abertura da Feira de Imóveis da Caixa Econômica Federal, no Centro Cultural Glauber Rocha.

   21. Recepcionado pelo vereador e pré-candidato a deputado estadual, Gilmar Ferraz, João Santana foi bastante solicitado pela imprensa local e conversou com diversos meios de comunicação. O presidente estadual do MDB também deu entrevistas nas Rádio Brasil FM e na Rádio Clube FM, com jornalista Humberto Pinheiro.

   22. O emedebista, que estava acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Coronel  Guimarães, ainda encontrou diversas lideranças políticas da região, como o ex-deputado federal Elkson Soares, a presidente do MDB municipal, Geane Oliveira, Dr. Armênio Santos, Beto Gonçalves, Lucas da Saúde, Alcime Barros, e o secretário do Gabinete Civil, Marcos Ferreira, entre outros.