Política

Coronel e esposa são agraciados com medalha Liga Bahiana Contra Câncer

Título de honra ao mérito se deve ao trabalho do casal em prol do Aristides Maltez, através do Instituto Assembleia de Carinho, da Alba.
Da Redação , Salvador | 21/05/2018 às 19:01
Angelo e Eleusa. Solenidade acontece na terça-feira
Foto:


Instituição com 81 anos de existência, a Liga Bahiana Contra Câncer(LBCC), dirigida pelo médico Aristides Maltez Filho, concede a medalha no Grau de Comendador ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Angelo Coronel (PSD). Na mesma sessão solene da Ordem do Mérito, a LBCC outorga à presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Eleusa Coronel, a medalha no Grau de Cavaleiro.

A solenidade acontece amanhã - terça-feira 22 -, às 19 horas, no auditório do Hospital Aristides Maltez (HAM), na Avenida D. João VI, em Brotas. A LBCC foi criada pelo médico Aristides Maltez, juntamente com outros 52 colegas de profissão, no Hospital Santa Izabel, em 13 de dezembro de 1936, como forma de mitigar o sofrimento de mulheres acometidas de tumor maligno, notadamente de colo de útero.

Ao assumir a presidência da Alba, em fevereiro do ano passado, Angelo Coronel retomou o convênio do Legislativo baiano com o Hospital Aristides Maltez – 20 anos depois da última parceria firmada entre as duas instituições, na então presidência do senador Otto Alencar. A iniciativa deu-se através do Instituto Assembleia de Carinho – braço social da Alba -, coordenado por Eleusa Coronel, esposa do presidente da Casa.

O Assembleia de Carinho foi além em suas ações em benefício do HAM. Em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), o instituto capitaneou o trabalho junto aos prefeitos baianos, no sentido de os Executivos municipais também firmarem convênios com o primeiro hospital especializado em oncologia do Brasil. Em apenas um ano de existência do Assembleia de Carinho, mais de 120 Prefeituras baianas já assinaram convênio com o HAM.